Drosera capensis típica, alba e red
- CSofia
- Moderador do Forum

- Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
São as mesmas suspeitas que já se falaram vezes sem conta mas ao certo é difícil afirmar o que seja.
Agora como organizar o que se deve fazer? Muito simples...
Planta está ao sol e começa a dar sinais de problemas. Primeira coisa tirar a planta de condições extremas, colocar num local quente e iluminado, protegido de chuvas, vento e sol fortes. Isto deve ser ajustado à extensão dos danos da planta ou seja se estiver mesmo mal deixar totalmente protegida de sol directo.
Segunda coisa, se é conhecimento geral que um transplante numa planta pode debilitá-la então ao desconfiar de pragas em vez de remexer nas raízes, aplicar primeiramente um produto seguro para erradicar as pragas mais comuns. Também se pode tentar verificar se não haverá algum problema com a água da rega ou do solo em uso.
Se o mais óbvio não estiver a resultar ou não tiver como verificar as questões acima, então proceder ao transplante, limpar bem as raízes e ser carinhoso para a planta nos próximos tempos lol
Até onde vai o meu conhecimento é o melhor conselho que consigo dar, por isso quem não estiver satisfeito peça o livro de reclamações!
Agora como organizar o que se deve fazer? Muito simples...
Planta está ao sol e começa a dar sinais de problemas. Primeira coisa tirar a planta de condições extremas, colocar num local quente e iluminado, protegido de chuvas, vento e sol fortes. Isto deve ser ajustado à extensão dos danos da planta ou seja se estiver mesmo mal deixar totalmente protegida de sol directo.
Segunda coisa, se é conhecimento geral que um transplante numa planta pode debilitá-la então ao desconfiar de pragas em vez de remexer nas raízes, aplicar primeiramente um produto seguro para erradicar as pragas mais comuns. Também se pode tentar verificar se não haverá algum problema com a água da rega ou do solo em uso.
Se o mais óbvio não estiver a resultar ou não tiver como verificar as questões acima, então proceder ao transplante, limpar bem as raízes e ser carinhoso para a planta nos próximos tempos lol
Até onde vai o meu conhecimento é o melhor conselho que consigo dar, por isso quem não estiver satisfeito peça o livro de reclamações!
Os melhores cumprimentos,
Sofia Silva
Sofia Silva
Re: Drosera capensis típica, alba e red
Ou então deixá-la quieta e ver o resultado. Nas minhas aparenta ter parado e no entanto nada fiz de diferente. Go figure... 
Luís Gomes
-
BrunoAraújo
- Membro Casual

- Registado:outubro 18, 2014, 2:40 am
Pois eu acho mesmo estranho..
De essas causas que enumeraste, possívelmente só a das larvas se possa aplicar à minha situação. O meu vaso é bastante grande, apesar de ter várias Droseras no mesmo. Já pensei em retira-las e separa-las em diferentes vasos, mas estou a aguardar para ver a resposta que dão.
Quanto ao substrato esgotado.. o meu substracto tem pouco mais de 7 meses, penso que não seja por aí.
Mas já foi uma grande ajuda sem dúvida!
De essas causas que enumeraste, possívelmente só a das larvas se possa aplicar à minha situação. O meu vaso é bastante grande, apesar de ter várias Droseras no mesmo. Já pensei em retira-las e separa-las em diferentes vasos, mas estou a aguardar para ver a resposta que dão.
Quanto ao substrato esgotado.. o meu substracto tem pouco mais de 7 meses, penso que não seja por aí.
Bruno, eu como já contei mudei um vaso pequeno de uma das minhas, que afinal tinha lá 4. Mudei para um vaso de 25cm de diametro, e aquilo é um BOG. No vaso pequeno estava muito "foleira" a Drosera (é capensis alba), mas desde que a separei em 4 (pois como disse eram 4) e meti á vontade nesse vaso, já apanhou alguns dias de calor bem violento, apesar de ter sombrite (uma especie de tela verde para filtra o sol), está a dar-se lindamente, a todas elas estao a nascer folhas novas. Parece-me que ter mudado para o vaso bog, e com o substracto certo (turfa loira e perlite), elas gostaram, mesmo levando com a calorama toda.BrunoAraújo Escreveu:Pois eu acho mesmo estranho..
Mas pronto passaram-se ainda dias, vamos ver os proximos tempos.
Nao será que as tuas estejam demasiado encavalitadas umas nas outras, ou o solo não esteja a deixar as raizes respirar, ou ainda a água a molhar as raizes durante muito tempo? É como digo sou novato, só posso fazer suposições destas e basear-me no que tenho visto das minhas.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
- CSofia
- Moderador do Forum

- Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Como eu referi é ajustar à extensão dos danos, se for apenas umas pontinhas queimadas em 2 ou 3 folhas ya também não considero problema. Mas este ano estou a ter problemas muito superiores a isso, a minha capensis Broad Leaf já não tem uma única folha bem desenvolvida. Coloquei em local maioritariamente à sombra e apliquei insecticida no solo. Vamos ver se recupera...
Os melhores cumprimentos,
Sofia Silva
Sofia Silva
Boa sorte Sofia, espero que consigas resolver esse problema.CSofia Escreveu:Como eu referi é ajustar à extensão dos danos, se for apenas umas pontinhas queimadas em 2 ou 3 folhas ya também não considero problema. Mas este ano estou a ter problemas muito superiores a isso, a minha capensis Broad Leaf já não tem uma única folha bem desenvolvida. Coloquei em local maioritariamente à sombra e apliquei insecticida no solo. Vamos ver se recupera...
-
BrunoAraújo
- Membro Casual

Bruno, eu como já contei mudei um vaso pequeno de uma das minhas, que afinal tinha lá 4. Mudei para um vaso de 25cm de diametro, e aquilo é um BOG. No vaso pequeno estava muito "foleira" a Drosera (é capensis alba), mas desde que a separei em 4 (pois como disse eram 4) e meti á vontade nesse vaso, já apanhou alguns dias de calor bem violento, apesar de ter sombrite (uma especie de tela verde para filtra o sol), está a dar-se lindamente, a todas elas estao a nascer folhas novas. Parece-me que ter mudado para o vaso bog, e com o substracto certo (turfa loira e perlite), elas gostaram, mesmo levando com a calorama toda.
Mas pronto passaram-se ainda dias, vamos ver os proximos tempos.
Nao será que as tuas estejam demasiado encavalitadas umas nas outras, ou o solo não esteja a deixar as raizes respirar, ou ainda a água a molhar as raizes durante muito tempo? É como digo sou novato, só posso fazer suposições destas e basear-me no que tenho visto das minhas.
xanubi, sinceramente não consigo diagnosticar o problema. Estava tudo bem com elas e de repente começaram a ficar castanhas, folhas secas, não chega a dar flor, não entendo.. Sei que tenho umas 9 Droseras no mesmo vaso (e ele é grande) mas acho estranho ser disso. Recolhi-as para dentro de casa uns dias e estou a pensar separa-las todas este fim de semana.
BrunoAraújo Escreveu: xanubi, sinceramente não consigo diagnosticar o problema. Estava tudo bem com elas e de repente começaram a ficar castanhas, folhas secas, não chega a dar flor, não entendo.. Sei que tenho umas 9 Droseras no mesmo vaso (e ele é grande) mas acho estranho ser disso. Recolhi-as para dentro de casa uns dias e estou a pensar separa-las todas este fim de semana.
E então Bruno, sempre separas-te as Droseras? E se sim, notas-te algum resultado?
Este fim de semana, separei uma Alba em seis, nunca imaginei que desse para tantas
-
BrunoAraújo
- Membro Casual

Então olha, ontem tivemos a fazer o mesmo xD! Separei a minha em 15! Mas só aproveitei 10.E então Bruno, sempre separas-te as Droseras? E se sim, notas-te algum resultado?
Este fim de semana, separei uma Alba em seis, nunca imaginei que desse para tantas. Separei ontem ao final da tarde, hoje de manhã, e isto parece exagero, mas é real, algumas delas, estavam já com algumas folhas com um aspecto como eu nunca tinha visto. Juro que não sei que aconteceu durante esta noite, isto parece aqueles pescadores que dizem que pescaram um peixe de 6m
, mas é mesmo real. Só gostava de saber é o porquê.
Eu depois vou por fotos. Agora é aguardar por resultados..