Iniciante em Carnivoras

Informação genérica sobre as plantas
Responder
TLou
Novato
Mensagens:1
Registado:dezembro 20, 2017, 1:37 pm
Iniciante em Carnivoras

Mensagem por TLou » dezembro 20, 2017, 1:47 pm

Boa tarde,

Depois de uma pesquisa intensa fiquei interessado em experimentar plantar ou pelo menos cuidar de uma planta carnivora.
Posso começar com sementes ou uma planta já nascida ou adulta é preferível (as sementes interessam mais para ver o desenvolvimento todo)? Qual será a melhor planta para começar? Estava a pensar em Drosera Capensis.
Que material preciso para além de um vaso e um prato? Que tipo de substrato? Posso ter as plantas dentro de casa?

Tenho alguma noção de plantação e cuidado de plantas (nomeadamente bonsai e algumas outras no quintal de casa).

Obrigado desde já.
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Iniciante em Carnivoras

Mensagem por werds » dezembro 20, 2017, 4:40 pm

Bem-vindo à nossa associação!

Eu aconselho sempre a começar com uma planta já adulta, pois a maioria das carnívoras só atinge a sua maturidade ao fim de 3-4 anos desde semente, mas isso fica ao critério de cada um pois também é muito interessante acompanhar todo o crescimento, em caso de decisão opta-se pelas 2 ( plantas e sementes) :)

Sim, a Drosera capensis é das plantas mais fáceis para iniciantes, são resistentes, crescem muito rápido e dão milhares de sementes.

Por serem plantas carnívoras precisam de um solo de pH ácido, sem fertilizantes e com componentes inertes, na generalidade utiliza-se turfa loira de pH ácido e sem fertilizantes + perlite.

As plantas que se pode ter dentro de casa são as que não têm período de dormência, no caso da Drosera capensis é possível ter dentro de casa desde que tenha condições adequadas... sol direto, boa circulação de ar do local, rega com água adequada (da chuva, destilada ou de osmose inversa).


Espero que tenha ajudado, qualquer coisa é só perguntares, neste fórum encontras muita informação, se procuras plantas eu e outros membros de certeza que teremos o que procuras ;)
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Responder