Principiante - Ajuda em vários pontos com sarracénia e dionaea

Informação genérica sobre as plantas
Responder
Tânia
Novato
Mensagens:1
Registado:dezembro 12, 2016, 2:23 am
Principiante - Ajuda em vários pontos com sarracénia e dionaea

Mensagem por Tânia » dezembro 12, 2016, 2:57 am

Olá a todos.

A semana passada comprei duas plantas carnívoras numa loja/estufa. Perguntei os cuidados à senhora, e se seria difícil de manter, o que me respondeu que não, e para apenas não a expôr à luz solar directa. Como sou curiosa, cheguei a casa à procura do nome das espécies que tinha procurado, e descubro que o que a senhora me disse não é totalmente correcto...

Com tudo isto tenho algumas dúvidas e espero que me possam ajudar, pois as minhas pesquisas não me satisfizeram completamente.

Como disse, comprei as plantas a semana passada e encontravam-se assim:
Imagem
Imagem

E hoje estão assim:
Imagem
Imagem


As minhas dúvidas são:

- Aquelas folhas que estão a morrer é por alguma razão em específico? é a fase de hibernação ou de renovação das armadilhas?
- A planta não deveria estar já a hibernar? Não deveria estar toda preta?
- Segundo li, devo deixar sempre o prato por baixo com água. Mas toda a água que ponho parece que é rapidamente absorvida, e o solo fica encharcado e até é visível água à superfície. Isto é normal? Não vou "apodrecer" a planta?
- Parto do princípio que o solo de ambas as plantas não seja adequado. Devo trocar já? Espero pela primavera? Se sim, como o troco, onde compro, e como o faço?


Tenho deixado as plantas no meu haul de entrada. recebem luz solar todo o dia, mas não directamente. Já as deixei umas horas a receber luz solar através de uma janela normal, e outra janela com os vidros "foscos", mas tive medo de estar a fazer algo de errado, porque a planta começou a ficar com uma armadilha preta, que depois acabei por cortar.
A água que uso, é a do desumidificador.


Desculpem, e agradeço o vosso tempo dispensado em responder-me. Obrigada.
Avatar do Utilizador
dreamfalcon
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:484
Registado:março 7, 2011, 9:18 pm
Localização:Lisboa
Contacto:

Re: Principiante - Ajuda em vários pontos com sarracénia e dionaea

Mensagem por dreamfalcon » dezembro 13, 2016, 12:02 pm

Olá,
Ambas as plantas são de exterior, precisam de frio para hibernar e muito sol. É normal que comecem a secar, ainda estão muito verdes da estufa.
No inverno enche o prato de agua e deixa que a agua desapareça totalmente antes de voltar a adicionar mais. Quanto começar a aquecer precisam constantemente de agua e um prato maior ou mais fundo. Não apodrecem se estiverem na rua.
O solo deve ser trocado, mas apenas quando o tempo começar a aquecer e elas começarem novamente a rebentar. Procura no aki/leroy por Siro 100 e perlite. Se procurares há por ai tópicos sobre isso.
Associação Lusitana de Bonsai www.albonsai.pt
Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras http://www.appcarnivoras.org
Responder