Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Informação genérica sobre as plantas
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm
Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por xanubi » julho 6, 2015, 11:14 am

Pessoal, li e reli, procurei e tornei a procurar.

Há por aí um grande grupo de comentário e posts, onde fazem o normal substrato de turfa loira + perlite, e depois por cima disso já com a planta colocada, metem uma fina camada de areia de silica ou quartzo (do que li em todas excepto sarracenas). Dizem eles que protege, mantem na mesma a humidade, livra o substrato de algas e fungos.

Já alguém fez isso? Será realmente assim ?
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
chad
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:276
Registado:junho 7, 2015, 6:36 pm

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por chad » julho 6, 2015, 11:17 am

Creio que, ja vi ate usarem apenas areia como substrato em algumas plantas nomeadamente pinguiculas
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por xanubi » julho 6, 2015, 11:31 am

chad Escreveu:Creio que, ja vi ate usarem apenas areia como substrato em algumas plantas nomeadamente pinguiculas
Sim, isso no substrato é normal.

Mas o que eu dizia é usarmos o substrato normal (turfa loira + perlite), e isto seria só tipo uma camada fininha por cima do substrato para evitar algas e outros indesejaveis, foi o que li. Não era a areia que ia servir de substrato.

A minha dúvida está se alguém já fez assim desta maneira, e se tem algum inconveniente.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
chad
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:276
Registado:junho 7, 2015, 6:36 pm

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por chad » julho 6, 2015, 11:53 am

xanubi Escreveu:
chad Escreveu:Creio que, ja vi ate usarem apenas areia como substrato em algumas plantas nomeadamente pinguiculas
Sim, isso no substrato é normal.

Mas o que eu dizia é usarmos o substrato normal (turfa loira + perlite), e isto seria só tipo uma camada fininha por cima do substrato para evitar algas e outros indesejaveis, foi o que li. Não era a areia que ia servir de substrato.

A minha dúvida está se alguém já fez assim desta maneira, e se tem algum inconveniente.
então se é normal no substrato, qual seria o inconveniente de usares só uma pequena quantidade por cima dos vasos, que serve tambem para a estética e para nao aparecerem musgos? não percebi onde está o problema, pensei que não soubesses se podias utilizar, se sabes que muitas pessoas a usam como substrato claramente que não deve ter mal nenhum LOOOL mas pronto como nunca fiz, quem já experimento que se chegue a frente.
Avatar do Utilizador
AndreLima
Membro Intermedio
Membro Intermedio
Mensagens:1086
Registado:agosto 5, 2012, 10:12 pm
Contacto:

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por AndreLima » julho 6, 2015, 11:57 am

.
Última edição por AndreLima em fevereiro 29, 2016, 3:25 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por xanubi » julho 6, 2015, 12:32 pm

chad Escreveu:
xanubi Escreveu:
chad Escreveu:Creio que, ja vi ate usarem apenas areia como substrato em algumas plantas nomeadamente pinguiculas
Sim, isso no substrato é normal.

Mas o que eu dizia é usarmos o substrato normal (turfa loira + perlite), e isto seria só tipo uma camada fininha por cima do substrato para evitar algas e outros indesejaveis, foi o que li. Não era a areia que ia servir de substrato.

A minha dúvida está se alguém já fez assim desta maneira, e se tem algum inconveniente.
então se é normal no substrato, qual seria o inconveniente de usares só uma pequena quantidade por cima dos vasos, que serve tambem para a estética e para nao aparecerem musgos? não percebi onde está o problema, pensei que não soubesses se podias utilizar, se sabes que muitas pessoas a usam como substrato claramente que não deve ter mal nenhum LOOOL mas pronto como nunca fiz, quem já experimento que se chegue a frente.
Oh @chad, sei que usam, mas com esfagno, não com turfa loira + perlite. Isso de meter a areia por cima da turfa loira + perlite, foi o que li e que estou na duvida se realmente é assim, agora o usar areia e esfagno como substrato isso já vi usar ao vivo.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por CSofia » julho 6, 2015, 2:05 pm

Eu faço isso nas pinguiculas porque elas têm as raízes pequenitas e parece que agarram-se melhor na areia.

Quanto a algas ou musgos a diferença parece-me muito pouca. Já usei também como substrato nos cephalotus por causa de estarem sempre a apanhar fungos e não fez diferença absolutamente nenhuma. Nos drosos que semeei em areia de sílica, as sementes foram devoradas por larvas de fungus gnat.

Esteticamente durante uns tempos acho que fica engraçadito, agora tenho sérias dúvidas sobre vantagens que compensem a preocupação...
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por werds » julho 6, 2015, 11:49 pm

Fiz isso em alguns vasos e a meu ver parece ter resultados positivos na redução do denvolvimento de musgos e fungos, mas é claro que isto pode e provavelmente depende de outros factores.
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por xanubi » julho 7, 2015, 12:09 am

CSofia Escreveu:Eu faço isso nas pinguiculas porque elas têm as raízes pequenitas e parece que agarram-se melhor na areia.

Quanto a algas ou musgos a diferença parece-me muito pouca. Já usei também como substrato nos cephalotus por causa de estarem sempre a apanhar fungos e não fez diferença absolutamente nenhuma. Nos drosos que semeei em areia de sílica, as sementes foram devoradas por larvas de fungus gnat.

Esteticamente durante uns tempos acho que fica engraçadito, agora tenho sérias dúvidas sobre vantagens que compensem a preocupação...
Eu não queria usar como substrato, isso nem pensar, o "turfa loira+perlite" é sempre o preferido. Apenas seria uma pequena camada protectora por cima do substrato de "turfa loira+perlite", para ver se evitava as algas e afins. Como substrato, só mesmo se for preciso, mas não tenho ideias disso.

werds Escreveu:Fiz isso em alguns vasos e a meu ver parece ter resultados positivos na redução do denvolvimento de musgos e fungos, mas é claro que isto pode e provavelmente depende de outros factores.
É isso mesmo, é o que quero testar pelo menos numas, ainda bem que fizeste o mesmo werds, pelo menos já sei que alguém fez igual ao que imaginei e li lá fora e teve alguns resultados positivos.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por werds » julho 7, 2015, 12:16 am

Pela minha experiência prefiro por vezes usar areia de sílica do que perlite..
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Responder