Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Informação genérica sobre as plantas
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm
Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por xanubi » julho 7, 2015, 12:18 am

werds Escreveu:Pela minha experiência prefiro por vezes usar areia de sílica do que perlite..
Mas isso já é substrato. Eu era mesmo o que indiquei em cima, meter só uma fina camada por cima do substrato da turfa loira+perlite, que é o que tenho em todos actualmente.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por werds » julho 7, 2015, 12:21 am

Só comentei porque vi que pelo que respondeste à Carla não te dá grande confiança a areia.
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por xanubi » julho 10, 2015, 12:11 am

werds Escreveu:Pela minha experiência prefiro por vezes usar areia de sílica do que perlite..
Tirando nephentes, podes usar a areia nas outras especies todas?

E que percentagem usas de areia em relação a turfa?

O André diz que tens uma planta toda em areia de silica, para isso regas por cima ou mantens um prato com nivel elevado de agua?
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por werds » julho 10, 2015, 12:40 am

Até nas nepenthes tenho algumas que também teem areia de silica.
As proporções depende das espécies, e também depende do que queres , experimentar várias proporções dá-te uma ideia de qual a melhor. Por exemplo tenho uma Dionaea em percentagem com 90% areia de sílica e 10% turfa mas lá está para esta proporção é preciso para além de ter quase sempre água no prato , ser também uma planta já robusta a meu ver, que já tenha muitas raízes. Depois na minha opinião pessoal consegue-se obter resultados muito mais positivos a cultivar utricularias com turfa + areia de silica do que turfa+perlite, pelo que vejo a perlite parece não permitir que a planta desenvolva-se tanto, de alguma maneira parece que a longo prazo compacta o solo. Depois tenho droseras tuberosas que essas precisam mesmo de um solo substancialmente composto por areia de sílica , o que não quer dizer que não é possível cultivá-las em substratos mais húmidos. Enfim o solo que se deve usar depende muito da experiência de pessoa para pessoa, o que resulta para mim pode não resultar contigo. Só para veres a variedade de solos que se pode usar já vi pessoal cultivar sarracenias com os seguintes componentes: fibra de coco + perlite, e até a utilizarem somente serradura. Portanto dá para ver que existe uma ampla possibilidade de substratos...
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por xanubi » julho 10, 2015, 12:43 am

werds Escreveu:Até nas nepenthes tenho algumas que também teem areia de silica.
As proporções depende das espécies, e também depende do que queres , experimentar várias proporções dá-te uma ideia de qual a melhor. Por exemplo tenho uma Dionaea em percentagem com 90% areia de sílica e 10% turfa mas lá está para esta proporção é preciso para além de ter quase sempre água no prato , ser também uma planta já robusta a meu ver, que já tenha muitas raízes. Depois na minha opinião pessoal consegue-se obter resultados muito mais positivos a cultivar utricularias com turfa + areia de silica do que turfa+perlite, pelo que vejo a perlite parece não permitir que a planta desenvolva-se tanto, de alguma maneira parece que a longo prazo compacta o solo. Depois tenho droseras tuberosas que essas precisam mesmo de um solo substancialmente composto por areia de sílica , o que não quer dizer que não é possível cultivá-las em substratos mais húmidos. Enfim o solo que se deve usar depende muito da experiência de pessoa para pessoa, o que resulta para mim pode não resultar contigo. Só para veres a variedade de solos que se pode usar já vi pessoal cultivar sarracenias com os seguintes componentes: fibra de coco + perlite, e até a utilizarem somente serradura. Portanto dá para ver que existe uma ampla possibilidade de substratos...
Quando lavas e ferves a areia, como é que a secas? (eu e mais alguém, estamos com esse problema, demora imenso a secar...) alguma dica?

A perlite tenho notado, no meu caso e local, mais facilidade de algas.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por werds » julho 10, 2015, 12:47 am

Simples...não seco, lavas depois de ferver com água adequada e metes logo a areia com o resto dos componentes que queres adicionar para o solo...
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
AndreLima
Membro Intermedio
Membro Intermedio
Mensagens:1086
Registado:agosto 5, 2012, 10:12 pm
Contacto:

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por AndreLima » julho 10, 2015, 12:48 am

.
Última edição por AndreLima em fevereiro 29, 2016, 3:23 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
AndreLima
Membro Intermedio
Membro Intermedio
Mensagens:1086
Registado:agosto 5, 2012, 10:12 pm
Contacto:

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por AndreLima » julho 10, 2015, 12:49 am

.
Última edição por AndreLima em fevereiro 29, 2016, 3:23 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por xanubi » julho 10, 2015, 12:50 am

werds Escreveu:Simples...não seco, lavas depois de ferver com água adequada e metes logo a areia com o resto dos componentes que queres adicionar para o solo...
E se quiseres só meter uma camadinha no topo para evitar algas, tambem usas dessa fervida e molhada, ou metes a areia directa sem molher e ferver?
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Camada de Areia de Silica ou Quartzo

Mensagem por werds » julho 10, 2015, 12:52 am

Ya André fica quase sempre porcaria é normal.
Xanubi até podias fazer isso de por a camada sem ferver mas há sempre a possibilidade de haver lá alguma organismo.
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Responder