Temperatura -> 36º sol directo

Informação genérica sobre as plantas
Responder
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm
Temperatura -> 36º sol directo

Mensagem por xanubi » junho 3, 2015, 6:30 pm

Amigos, hoje estão 36º por aqui, ontem 35º.
Ter as drosera e dioneia ao sol directo com esta temperatura, grande parte do dia (apanham entre as 10h e as 18h), mas com agua suficiente por baixo nos pratos, é viável ou vou ter de por alguma protecção? :oops:
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Temperatura -> 36º sol directo

Mensagem por cp_produtos » junho 3, 2015, 10:03 pm

desde que não falte água não há problema se já estiverem aclimatizadas á rua, se forem plantas acabadas de comprar e não estejam habituadas ao clima exterior devem ser protegidas de temperaturas extremas.

Agora uma nota a nunca esquecer, com calor , se a água desaparecer as plantas morrem em questão de horas.

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Temperatura -> 36º sol directo

Mensagem por xanubi » junho 3, 2015, 10:28 pm

cp_produtos Escreveu:desde que não falte água não há problema se já estiverem aclimatizadas á rua, se forem plantas acabadas de comprar e não estejam habituadas ao clima exterior devem ser protegidas de temperaturas extremas.

Agora uma nota a nunca esquecer, com calor , se a água desaparecer as plantas morrem em questão de horas.

.
Já estão nas minhas mãos há quase 3 semanas, foi uma oferta (está na minha apresentação). Tenho-as toda durante esse tempo na rua, mas nos vasos que vinham, e que diziam Ikea. Água destilada, têm sempre com fartura, e várias vezes ao dia vou verificar sempre se está tudo ok. Elas estão debaixo de um toldo de sombra, mas apanham algumas horas de sol directo, e as outras o toldo protege bastante (daqueles verdes de sombra).
A minha ideia é se deveria expo-las mais ao sol ou não, no caso das Drosera Capensis, porque a Dioneia da-se lindamente onde está.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Temperatura -> 36º sol directo

Mensagem por CSofia » junho 4, 2015, 11:59 pm

Eu acho que há uma questão muito importante que tem de ser cada vez mais tida em conta. Não existe uma formula mágica... Do que se sabe as Droseras capensis dão se bem todo o dia ao sol mesmo quando temos dias de máximas de 40 graus, por isso em princípio não há medo em habitua-las a isso, vantagens vão ganhar mais pigmentação em termos de aproveitamento de energia não sei se quanto mais é sempre melhor. Desvantagens vão gastar mais água e se houver algum problema pode piorar as consequências. No entanto desde que tenham a quantidade de sol saudável o resto é um pouco opcional se têm local ao sol, se não têm problemas em gastar mais água e ter de regar mais vezes... Porque não...
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Temperatura -> 36º sol directo

Mensagem por xanubi » junho 5, 2015, 12:57 am

CSofia Escreveu:Eu acho que há uma questão muito importante que tem de ser cada vez mais tida em conta. Não existe uma formula mágica... Do que se sabe as Droseras capensis dão se bem todo o dia ao sol mesmo quando temos dias de máximas de 40 graus, por isso em princípio não há medo em habitua-las a isso, vantagens vão ganhar mais pigmentação em termos de aproveitamento de energia não sei se quanto mais é sempre melhor. Desvantagens vão gastar mais água e se houver algum problema pode piorar as consequências. No entanto desde que tenham a quantidade de sol saudável o resto é um pouco opcional se têm local ao sol, se não têm problemas em gastar mais água e ter de regar mais vezes... Porque não...
É o que estou a fazer, vão continuar ao solzinho e logo se vê. A Doneia, pelo que vejo parece estar a adorar, as presas por dentro estão a ficar todos vermelhinhas, espero meter fotos brevemente. Mas tirando a primeiro Drosera (supostamente capensis alba), mais nenhuma ainda mudou de vaso para um vaso mais "decente" e com solo como deve ser.
Mas pelo que já vi isto vai lá com o tempo, há muita muita informação, mas não encontro tutoriais mesmo do tipo passo a passo para maioria das coisas. Fazer a mistura da turfa loira com a perlite, foi engraçado, e penso que não deva estar mal feito, mas lá está, o tempo o dirá.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Temperatura -> 36º sol directo

Mensagem por CSofia » junho 5, 2015, 11:19 pm

Percebo o que dizes... E eu gosto de escrever essas descrições simples passo a passo mas normalmente faço-o para as revistas da associação onde tento dar o melhor para retribuir o apoio dos associados, não é que não tenha a mesma dedicação a tentar ajudar toda a gente que aqui aparece no fórum e/ou me contacta directamente acho que é evidente que o faço mas "logisticamente" também o tempo não dá para tudo...
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Temperatura -> 36º sol directo

Mensagem por xanubi » junho 6, 2015, 12:21 am

Era interessante uns manuais passo a passo, que pudessem ser adquiridos.
Em inglês há muita coisa, mas o que me dá a sensação e não é só nesta área, é que assim que alguém domina algo, fica renitente em passar alguma informação. Mas percebo perfeitamente, há coisas na minha área profissional que descobri e fiz sozinho que muito custou, e não quer partilhar assim sem mais nem menos.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Responder