Utilidades das Máquinas Fotográficas

Aqui podem de tudo o resto que fazem nos tempos livres
Responder
Avatar do Utilizador
SalsAmorim
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:554
Registado:fevereiro 10, 2011, 12:15 am
Localização:Coimbra
Utilidades das Máquinas Fotográficas

Mensagem por SalsAmorim » abril 2, 2011, 3:54 pm

Vou explicar aqui 4 pontos muito importantes em fotografia e que algumas máquinas permitem mudar manualmente para se modificar a fotografia como se entende. Também vou colocar algumas fotografias para irem acompanhando as alterações que cada um deles provoca nas fotografias.

Vou começar pela velocidade ISO. É sinónimo às ISOs dos antigos rolos fotográficos que se comprava. Na altura existia normalmente à venda ISO 100, 200 e 400. Agora com as maquinas fotográfica digitais podemos chegar aos milhares de ISO só carregando num botão. A isto chama-se sensibilidade do filme à luz. Se for um local muito iluminado o melhor é deixar mesmo pelos 100. Neste caso só temos que ter cuidado com uma coisa. Se a ISO for muito elevada nas maquinas digitais poderão começar a aparecer uns pixeis de cores aleatórias no meio da fotografia.

Imagem

Velocidade do Obturador.
De certeza que já se aperceberam que quando tiram uma fotografia existe uma parte na objetiva que se abre e fecha muitas vezes quase impercetível. A essa parte chama-se o obturador e serve para controlar a entrada de luz. Ao mudarmos isso na maquina estamos a permitir mais ou menos entrada de luz numa fotografia. Com isto podemos jogar para termos fotografias mais iluminadas ou mesmo com a ideia de movimento. Muito alto dá por exemplo para fotografar um carro de formula 1 a passar por nos sem que fique muito desfocado. Representado entre 30 (Segundos de abertura de obturador) até 1/8000 ou mais, ie, abre e fecha e 1/8000 de segundo. Ao aumentar o tempo de exposição à luz terá que se usar a maquina fixa pois qualquer movimento fica registado por uma imagem desfocada ou ao reduzir muito esse tempo e em ambientes mais escuros a imagem poderá mesmo sair totalmente negra e sem registar nada.

Imagem

Imagem

Profundidade de campo.
Para alem de se poder mudar a velocidade do obturador também se pode regular a sua abertura e assim a luz que passa pelo diafragma. Isto causa a periferia a ser mais focada quanto mais pequena seja a abertura. Com isto pode-se sobressair algum ponto mais importante a realçar (muitas vezes usada em macros para só se mostrar a flor ou a folha), ou fotografando uma paisagem, por exemplo, focar todo o que esteja a volta também. Normalmente é representada por um f nas máquinas.

Imagem com diferentes aberturas de obturador:
Imagem

Zoom.
O ultimo ponto é o zoom. Este não tenho que dizer muito. É o aumento ou redução do campo visual. Nas maquinas mais compactas altera-se normalmente com um botão. Enquanto nas maquinas com objetiva amovível tem que se regular manualmente diretamente na objetiva.

Espero que estas descrições auxiliem alguém a conseguir tirar fotografias ainda mais formidáveis.
Avatar do Utilizador
Vartax
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:515
Registado:fevereiro 4, 2011, 7:42 pm
Localização:Caldas da Rainha
Contacto:

Re: Utilidades das Máquinas Fotográficas

Mensagem por Vartax » abril 3, 2011, 12:22 am

Thanks, depois de muito ler o manual da minha maquina acho k intendi melhor como tu o dissestes do que naquelas paginas todas :):)
Plantas ezotikas em http://www.ezotiknature.com
Avatar do Utilizador
SalsAmorim
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:554
Registado:fevereiro 10, 2011, 12:15 am
Localização:Coimbra

Re: Utilidades das Máquinas Fotográficas

Mensagem por SalsAmorim » abril 3, 2011, 7:29 pm

Eles tem a tendência de complicar. Agora até os telemóveis tem manuais que parecem enciclopédias. :P
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: Utilidades das Máquinas Fotográficas

Mensagem por GUNNER » julho 18, 2012, 9:55 am

Bastante util isto. Obrigado pela explicação :)
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
Avatar do Utilizador
eduardo pinheiro
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:94
Registado:abril 11, 2012, 11:25 pm
Localização:Trofa, Porto

Re: Utilidades das Máquinas Fotográficas

Mensagem por eduardo pinheiro » julho 18, 2012, 11:29 am

Muito Bom...
Tópico muito interessante, e acho que a fotografia deveria ter um papel com maior relevo.
Parabéns pelo tópico...
Eduardo Pinheiro
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Utilidades das Máquinas Fotográficas

Mensagem por cp_produtos » julho 18, 2012, 11:50 am

e acho que a fotografia deveria ter um papel com maior relevo.
como assim ?

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Avatar do Utilizador
eduardo pinheiro
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:94
Registado:abril 11, 2012, 11:25 pm
Localização:Trofa, Porto

Re: Utilidades das Máquinas Fotográficas

Mensagem por eduardo pinheiro » julho 18, 2012, 3:58 pm

Da mesma forma que a fotografia esta para o mergulho com escafandro, tb deveria estar para o mundo das carnivoras.

A fotografia na minha forma de ver alavanca o prazer que temos neste hobby, para além de cuidar das nossas plantas e coleccionar também podemos registar e criar verdadeiras obras de "arte fotográfica" das nossas plantas.
Sou um perfeito amador de fotografia, mas interesso-me sobre o assunto, existe muita beleza nas plantas que só atraves de fotos macro e não só se regista e tira partido.
Gostaria de ver este assunto mais aprofundado, nomeadamente e a titulo de exemplo apenas, sobre as técnicas de fotos, criação de cenários, que por exemplo realcem a beleza das fotos, os materias mais adequados no mercado, acessórios, reparei e com muito agrado do concurso que se fez de fotografia.
Acho um tema/area muito interessante.
Responder