As minhas orquídeas

Plantas de flores magnificas
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm
As minhas orquídeas

Mensagem por Nuno38 » fevereiro 23, 2016, 5:10 pm

Aqui estão fotas da minha coleção de orquídeas :) Espero que gostem. Quando puder ponho aqui uma lista das espécies que tenho. À medida que forem dando flor vou atualizando o post.

http://imgur.com/a/ij231
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por CSofia » fevereiro 24, 2016, 1:10 pm

Nas orquídeas ainda sou muito tenrrinha, mas as flores são inegavelmente espectaculares! Pelo que vi tens tudo na estufa, isso deixa-me animada pois ainda não sabia se era um bom investimento para as minhas. Tens uma vanda ou é parecida? Não sei muito sobre elas mas estão no plano de aquisições :)
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por Nuno38 » fevereiro 24, 2016, 5:51 pm

As minhas orquídeas estão todas na estufa. Às vezes quando têm flor ponho-as em casa para as poder apreciar mais :) Mas tirando isso estão o ano todo lá. Dão-se muito bem todo o ano. As pessoas não costumam achar, mas para mim são das plantas mais resistentes que tenho, de longe mais resistentes que a maioria das carnívoras!

Não precisas de uma estufa para as ter! Antes de ter a estufa tinha-as numa janela que apanha sol indireto todo o dia e elas também se davam muito bem. Tive foi de as tirar à medida que a coleção foi crescendo, porque a minha mãe não gosta delas... Chama-lhes alfaces loool

É uma vanda sim! Comprei-a no MARL como te tinha dito há uns tempos. Custou uns 15/20 euros. Tirei-lhe o vaso em que ela vinha e plantei-a em casca de pinheiro e um pouco de turfa para não ter de a regar muito frequentemente. Tem-se dado bem, mas parti algumas raízes a tirá-la do vaso. Agora trato-a como uma orquídea normal. Elas gostam de calor e muita luz. Se quiseres quando ela tiver filhos dou-te um :D Tem flores vermelhas de tamanho médio.
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por CSofia » fevereiro 24, 2016, 9:21 pm

Ah ya, vê lá, já me tinha esquecido dessa conversa do MARL! Na altura contei logo à minha mãe mas com a falta de condições para as ter (já explico) ainda não fomos lá, mas há mais cenas para plantar no quintal que depois precisamos e eventualmente iremos lá depois de ter tudo ajeitado na casa nova(talvez para o fim de Abril).

Eu sei que não é precisa a estufa, tenho tido as orquídeas da minha mãe aqui na janela de minha casa (acabei de lhe levar hoje uma de volta já cheia de flores) mas em casa dela começa tudo a morrer pois lá fora é demasiado frio no Inverno e dentro de casa não há espaço nas janelas, são das janelas antigas de madeira e os parapeitos são demasiado curtos e só há uma janela que apanha ligeiramente mais luz de um dos lados da casa as outras são completamente sombrias, naquela casa é quase impossível ter plantas. Na casa nova já tem umas janelas óptimas para ter plantas mas por outro lado tem espaço de quintal para fazer outra casa lol por isso está mesmo a pedir uma estufa até porque é um bocado como pensa a tua mãe, a verdade é que o tempo todo que elas não estão em flor não tem grande piada olhar para elas por isso a ideia é como dizes, dentro de casa quando estiverem em flor para apreciar :)

Depois também temos é os Cymbidium essas então é uma maravilha na rua o ano todo. O resto são as Phalaenopsis e eu comprei uma vez online junto com umas carnívoras umas Disas que se propagam muito bem mas ultimamente parece que deixo morrer os rebentos todos e ainda não percebi o que ando a fazer mal(tirando a parte de ter abandonado as plantas todas em casa dos meus pais), hoje lá arranjei espaço para as trazer aqui para minha casa e ver se ainda consigo fazer algo delas. Ah trouxe também um Dendrobium. Já tenho uma confusão de plantas nas janelas, já dá mais trabalho desviar as plantas que estender a roupa na corda loool
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por Nuno38 » fevereiro 24, 2016, 11:51 pm

A melhor altura para ir ao MARL segundo me disseram é em finais de setembro e em outubro. É quando há mais variedade de orquídeas. Não se encontram à venda mais baratas do que lá. És capaz de encontrar phalaenopsis, cambrias e outras a 3/4 euros com flor.

O que é certo é que uma estufa sempre dá outro gozo e tens um sítio grande onde podes jardinar e admirar as plantas à vontade :D Além disso já percebi que sofres de um mal de que eu também sofro: tens um cão!! A minha uma vez destruiu-me a coleção toda de carnívoras! Vá lá que ainda tinha poucas! Mas agora com as plantas na estufa já não corro esse risco.

Não tenho nenhuma disa, mas elas são sem dúvida lindíssimas também!
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por CSofia » fevereiro 25, 2016, 12:24 am

Tenho de escrever isso num sítio qualquer para depois não me esquecer de lá ir.

Ya estou muito entusiasmada com a ideia embora que para ficar no cantinho que queria só pode ser de quadrada de 1,3m de lado. No entanto no terraço por cima da garagem vai ser outra espécie de estufa para Sarracenias e outras sem dormência para estarem o dia todo na torreira do sol.

Pois eu vi por aí algures numa foto uma branquinha se é essa... Ainda eu me queixo da minha que é pequena mas para fazer asneiras parece que cresce o dobro!

Vou ver se os rebentinhos da Disa resistem para depois separar um para ti. Pode ser que tenhas mais sorte que eu lol
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por Nuno38 » fevereiro 25, 2016, 12:30 pm

É ela mesma! A peste! Todos os dias faz uma qualquer... Mas acabo sempre por me matar a rir depois com o arzinho de culpa que eles fazem lol

Vou torcer então para que essas disas comecem a crescer!
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por Nuno38 » abril 30, 2016, 7:56 pm

Aqui ficam algumas fotos das últimas flores que as minhas orquídeas deram :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por CSofia » abril 30, 2016, 10:21 pm

Fantásticas... Como não podia deixar de ser!!!
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: As minhas orquídeas

Mensagem por Nuno38 » maio 1, 2016, 1:01 am

Fantásticas... Como não podia deixar de ser!!!
Obrigado, Sofia!!

São tratadas com muito amor e carinho :) Quando a tua estufa estiver pronta as tuas também vão estar sempre com flor!
Responder