Bricolage - Tabuleiro

Algumas coisas a não esquecer ao ter as plantas na rua
Responder
Avatar do Utilizador
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:153
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm
Bricolage - Tabuleiro

Mensagem por Rafael Félix » abril 1, 2012, 10:36 pm

Boas!

Já há algum tempo que estava sem máquina fotográfica e por isso nunca mais postei nada...mas hoje voltou para as minhas mãos, e apesar de ser uma compacta chega para documentar as minhas plantas. :)

Bem, eu cultivava as minhas plantas carnívoras todas numa estufa de varanda que tenho... Com o aumento do número de plantas, senti a necessidade de começar a deixar a estufa só para aquelas que precisavam mesmo, e pensei em colocar as Sarracenias e Dionaeas na rua, ao ar livre...
Para tal, como só tenho uma varanda com Sol direto e já lá está uma caturra e um estendal de roupa (hehe), tinha de aproveitar um canto, pelo que desenhei um tabuleiro com a forma de um trapézio e as medidas exatas para aproveitar ao máximo o espaço...

Comprei contraplacado (5€), e com um tictic recortei a base e as bordas, as quais prendi à base com pregos.
Feito o tabuleiro, comprei plástico e forrei-o, prendendo o plástico ao tabuleiro com agrafos.

Algumas fotos do resultado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Gosto imenso deste tipo de trabalhos porque consigo um produto personalizado por pouco dinheiro e que satisfaz as minhas necessidades, para além de me divertir imenso com a planificação e execução. Evidentemente este era muito simples... :)

Mãos ao trabalho para aproveitar cada cantinho da casa para as Carnívoras ;)

PS: As plantas estão todas a acordar de dormência, cá por casa, pelo que estão com esse aspeto terrível... Como são jovens, a maioria das folhas foi-se e, como tal, estão pequeninas... Mas já se vêm pontos de crescimento prontos a brotar nestes meses que se avizinham :D
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Bricolage - Tabuleiro

Mensagem por CSofia » abril 2, 2012, 1:08 am

Assim gosto de ver! O people a meter mãos a obra... Foi uma boa maneira de aproveitar o cantinho, é uma boa ideia.
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
Vartax
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:515
Registado:fevereiro 4, 2011, 7:42 pm
Localização:Caldas da Rainha
Contacto:

Re: Bricolage - Tabuleiro

Mensagem por Vartax » abril 2, 2012, 2:50 pm

Muito fixe rafa :) fizestes aquilo que a seculos estava a pensar fazer aki na varanda :)
Plantas ezotikas em http://www.ezotiknature.com
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Bricolage - Tabuleiro

Mensagem por cp_produtos » abril 3, 2012, 3:54 pm

o aproveitamento do espaço está fixe, mas nao beneficiava de ficar uns cm mais alto para apanhar mais luz ?

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Avatar do Utilizador
SalsAmorim
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:554
Registado:fevereiro 10, 2011, 12:15 am
Localização:Coimbra

Re: Bricolage - Tabuleiro

Mensagem por SalsAmorim » abril 6, 2012, 1:16 pm

Também estava a pensar no que o Cp disse. A parede da varanda impede que elas apanhem o máximo de luz possível. Talvez com umas caixas de plastico ou mesmo uns tijolos por baixo para subir a estrutura toda funcione melhor.

Esta brutal. Ainda ontem fiz uma coisa parecida lá fora e até tirai fotos para colocar aqui no fórum. Mas nada assim tão complexo. Só mesmo tijolos à volta e plástico. O plástico nem está fixo. :D
Avatar do Utilizador
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:153
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm

Re: Bricolage - Tabuleiro

Mensagem por Rafael Félix » abril 7, 2012, 12:24 pm

Boas.

Obrigado ;)

Cp e Sérgio, compreendo o que dizem, mesmo por uma questão de exposição à luz uniforme de todos os lados... Contudo, como a luz solar vem se Sul e a varanda é virada para Oeste, do modo que está elas apanham o Sol todo, quando o há. mas sim, um tijolo por baixo, só a aumentar a exposição de luz indireta também não é mal pensado :)
Responder