Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Algumas coisas a não esquecer ao ter as plantas na rua
Avatar do Utilizador
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:153
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm
Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por Rafael Félix » junho 14, 2011, 7:20 pm

No princípio da Primavera decidi começar os transplantes e divisões, e como é natural, as Sarracenia spp. e as Dionaea muscipula são aquelas que se dividem mais! Decidi também experimentar a cultivá-las na rua, já que estas plantas gostam do clima português externo e não estavam a fazer nada num ambiente de estufa!

Como tal, coloquei-as relativamente protegidas do vento, para não haverem acidentes com os vasos, onde apanham sol directo e chuva.

Várias plantas podem ser cultivadas na rua (a maioria, até), mas pessoalmente estas são as que privilegio na rua, já que as Droseras e Nepenthes tenho na estufa - graças à humidade -, e as Utricularia e Pinguicula dentro de casa, já que são plantas pequenas que prefiro manter "controladas" (para além disso na rua há sempre sol, e estas prefiro cultivar com luz indirecta). Há outras espécies que se dão bem na rua, como Cephalotus follicularis ou Drosophyllum lusitanicum.

O cuidado mais importante a ter na rua, especialmente no Verão, é com as regas. Dentro de casa ou na estufa, a humidade aérea é razoável e dificilmente a água se evapora a um ritmo muito elevado, mas na rua, num dia de grande calor, o substrato pode secar completamente e a planta desidratar, morrendo mesmo em 1/2 dias. É imperativo que se se vai cultivar na rua, se tenha o cuidado de verificar regularmente o substrato, regando sempre que necessário!

Pessoalmente, uso garrafões cortados à medida da altura do vaso como "bandeja", de modo a poupar o máximo de água e mantê-la no vaso o máximo de tempo possível, como se vê abaixo:

Imagem

Como o volume é "apertado", com pouca água consegue-se um nível alto, e como não está totalmente aberto como num tabuleiro, a evaporação é muito mais lenta!

Bom cultivo!

Rafael Félix
Avatar do Utilizador
EMFC
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:73
Registado:fevereiro 23, 2011, 8:03 pm

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por EMFC » junho 20, 2011, 6:27 pm

por acaso acho que as plantas que tive e as que tenho agora, se dão melhor em estufa com ambientes de humidade mais elevados. n quer dizer que n se adaptam bem a ambiente externo, mas tenho ideia que se desenvolvem mais rapidamente em estufa/terrário. O ambiente fechado e humido tb ajuda a poupar mt água.
Avatar do Utilizador
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:153
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por Rafael Félix » junho 20, 2011, 7:50 pm

Sim aos dois! Poupa-se água e até acho que ficam mais bonitas! Mas, precisava de espaço na estufa, e estas são as que se adaptariam melhor à rua.. :)
Avatar do Utilizador
EMFC
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:73
Registado:fevereiro 23, 2011, 8:03 pm

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por EMFC » junho 21, 2011, 11:58 am

recentemente tirei foi uma ping que estava no terrário e estava relactivamente bem, mas acho que se adaptou mt melhor cá fora.
as plantas que se nota mais a diferença ao estarem na estufa, para mim são sem duvida as droseras. ficam logo com outras cores e uma mucilagem de aspecto mt saudavel.
Avatar do Utilizador
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:153
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por Rafael Félix » junho 21, 2011, 1:01 pm

Sim, as droseras e as nepenthes são excepcionais em estufa!
Avatar do Utilizador
EMFC
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:73
Registado:fevereiro 23, 2011, 8:03 pm

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por EMFC » junho 21, 2011, 2:15 pm

por acaso nunca experimentei as nepenthes em estufa, apesar de as manter dentro de casa.

a propósito, as minhas nepenthes têm dado mta folha e nenhuma armadilha. qual será a causa?
Avatar do Utilizador
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:153
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por Rafael Félix » junho 21, 2011, 2:35 pm

a falta de humidade é a causa geral.. qualquer factor que stresse a planta (temperatura, luminosidade, humidade) etc afecta a produção de armadilhas. Mas por cá o problema é geralmente a humidade. Assim que começas a borrifá-la (ou, lá está, que metes numa estufa), passadas umas 2 ou três folhas (mês e meio, sensivelmente, e de acordo com o crescimento da espécie), já vês a ponta da folha crescer, alongar-se e desenvolver armadilha..
Avatar do Utilizador
Vartax
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:515
Registado:fevereiro 4, 2011, 7:42 pm
Localização:Caldas da Rainha
Contacto:

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por Vartax » junho 21, 2011, 8:02 pm

A única coisa k não concordo com o k aki foi escrito é a rega.
Estamos a poupar agua é verdade mas as plantas vão apreciar a humidade criada pela evaporação, eu já tive a rega assim individualmente nos vasos e as droseras por exemplo nunca tiveram muito contentes, mas assim que passei para a rega no tabuleiro onde estão vários vasos tenho droseras tão ou mais bonitas do k as k estão na estufa.

Falando de outra coisa alguém falou que elas não crescem tão bem na rua, a verdade é que crescem mas ficam sempre mais pekenas devido ao sol
muito sol = folha pekena = menor percas por desidratação.

Depois vou meter aki uns exemplos de droseras criadas dentro da estufa a meia luz e na rua a sol directo o dia todo.
Plantas ezotikas em http://www.ezotiknature.com
Avatar do Utilizador
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:153
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por Rafael Félix » junho 21, 2011, 8:52 pm

É a "regra nas carnívoras": folhas grandes mas verdes à luz indirecta; folhas pequenas mas vermelhíssimas, ao sol directo.

Quanto à rega, eu uso assim porque as plantas que tenho na rua não requerem tanto a humidade atmosférica (Sarracenia e Dionaea), mas aquilo que dizes é uma grande verdade para plantas como as Nepenthes e Drosera! ;) Há inclusive malta que usa uma espécie (sei que tu tens, mas não sei o nome) aquática nos tabuleiros, que aumenta a humidade em volta (e embelece os tabuleiros) :)

Já agora, o Vartax também me alertou para outro assunto: como "enche" muito depressa (tem pouco volume para ocupar) é preciso ter mais ateneção p não desaparecer de repente, já que na realidade é menos água.. Não escrevi isso acima e é importante ;)
Avatar do Utilizador
EMFC
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:73
Registado:fevereiro 23, 2011, 8:03 pm

Re: Cultivo de Plantas Carnívoras ao Ar Livre

Mensagem por EMFC » junho 22, 2011, 12:54 pm

eu as minhas que tenho em terrário, mantenho-as sempre com água em baixo. isso ajuda-me a niveis de humidade altos e a terra está smepre humida. passa tb grande parte do dia ao sol directo, na rua. esotu a usar um aquario antigo, que envolvi em rede fina branca para cortar o excesso de sol e evitar o sobre aquecimento.
Responder