Iluminação

Truques e conselhos para o cultivo de plantas dentro de Terrários
Avatar do Utilizador
Berni Lam
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:63
Registado:junho 17, 2015, 1:51 pm
Localização:Setúbal /Amadora
Iluminação

Mensagem por Berni Lam » dezembro 16, 2015, 1:05 am

Boas pessoal !!
Dentro de uma semana vou começar a construir o meu terrário para Nepenthes highland e tenho dúvidas quanto à iluminação. As medidas do terrário são 120 cm comp x 60 cm larg x 100 cm altura. Tou indeciso entre usar lampadas fluorescentes tubulares, fita led ou lampadas leds tubulares como iluminação, quais as melhores para as plantas visto que o terrario tem 1 metro de altura ?

Cumprimentos ;)
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Iluminação

Mensagem por xanubi » dezembro 16, 2015, 11:19 am

Da minha experiência, já usei tubos fluorescentes T8 e T5 e por fim LEDs.
Com Fluorescentes, tens de ter atenção que criam calor, com LEDs não tens esse problema.

Se pretendes que o calor da luz te aqueça o terrário, então de todos os que testei, T5HO, foi o que mais luz deu, mas lá está depende muito depois das plantas que lá meteres. Com 1mt de altura, mesmo descontando a altura do solo mais altura das plantas, quem vai dar mais luz á partida é sem dúvida T5HO.

Se não precisares que a luz dê calor, vai para LEDs, mas com essa altura toda, se fores para fitas, tem de ter um poder de penetração bom, depende muito dos leds que tiveres nas fitas. Podes aumentar o poder da luz, metendo reflectores (papel de aluminio.

Eu actualmente uso já quase só LEDs. Esta é a minha experiência, e que posso partilhar.

No entanto outros podem ter experiência totalmente diferentes das minhas, e deves aguardar por quem tenha terrários há mais tempo que eu, por exemplo o Werds tem um com lampadas T8, há bastante mais tempo que eu.

O CP, penso que também tem um terrário, e se for o que está no post dele de há uns anos atrás, é o maior que já viste até hoje.

O Gunner, acabou de fazer um com fitas LED.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
Devilloc
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:113
Registado:junho 26, 2015, 9:07 pm
Localização:Lisboa

Re: Iluminação

Mensagem por Devilloc » dezembro 16, 2015, 11:31 am

xanubi Escreveu:tem de ter um poder de penetração bom
Imagem
As minhas bébés: viewtopic.php?f=25&t=6151
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: Iluminação

Mensagem por GUNNER » dezembro 16, 2015, 12:26 pm

xanubi Escreveu:
O Gunner, acabou de fazer um com fitas LED.
Acabou nada ...

A coisa ficou a meio em stand-by pq entretanto "encomendaram-me" outro projeto p estar pronto ate ao Natal e a noite não dá p tudo :P
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Iluminação

Mensagem por xanubi » dezembro 16, 2015, 12:27 pm

GUNNER Escreveu:
xanubi Escreveu:
O Gunner, acabou de fazer um com fitas LED.
Acabou nada ...

A coisa ficou a meio em stand-by pq entretanto "encomendaram-me" outro projeto p estar pronto ate ao Natal e a noite não dá p tudo :P
Mas tu já tinhas aquilo a acender e tudo, pensei que estivesse terminado :)
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
Berni Lam
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:63
Registado:junho 17, 2015, 1:51 pm
Localização:Setúbal /Amadora

Re: Iluminação

Mensagem por Berni Lam » dezembro 16, 2015, 10:48 pm

xanubi Escreveu:Da minha experiência, já usei tubos fluorescentes T8 e T5 e por fim LEDs.
Com Fluorescentes, tens de ter atenção que criam calor, com LEDs não tens esse problema.

Se pretendes que o calor da luz te aqueça o terrário, então de todos os que testei, T5HO, foi o que mais luz deu, mas lá está depende muito depois das plantas que lá meteres. Com 1mt de altura, mesmo descontando a altura do solo mais altura das plantas, quem vai dar mais luz á partida é sem dúvida T5HO.

Se não precisares que a luz dê calor, vai para LEDs, mas com essa altura toda, se fores para fitas, tem de ter um poder de penetração bom, depende muito dos leds que tiveres nas fitas. Podes aumentar o poder da luz, metendo reflectores (papel de aluminio.

Eu actualmente uso já quase só LEDs. Esta é a minha experiência, e que posso partilhar.

No entanto outros podem ter experiência totalmente diferentes das minhas, e deves aguardar por quem tenha terrários há mais tempo que eu, por exemplo o Werds tem um com lampadas T8, há bastante mais tempo que eu.

O CP, penso que também tem um terrário, e se for o que está no post dele de há uns anos atrás, é o maior que já viste até hoje.

O Gunner, acabou de fazer um com fitas LED.
Boas,
Epah no inverno da jeito as lampadas aquecerem que assim consigo fazer a diferença dos 10ºC entre dia e noite mais facilmente, mas no verão ja deve fazer demasiado calor(suponho eu).
Quanto as fitas LEDS têm de se usar as vermelhas e azuis tambem ou posso usar só a brancas?

O que é que quer dizer o HO das t5 ? ( sou mesmo noob no que toca a iluminação para plantas, nunca usei xD)

E lampadas LEDs tubulares nunca ninguem usou? ou vão dar o mesmo resultado que as fluorescentes tubulares?
Hmm ok entao fico a espera que os outros membros pronunciem-se tambem :D
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Iluminação

Mensagem por cp_produtos » dezembro 17, 2015, 12:03 am

HO = High Output

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Avatar do Utilizador
Berni Lam
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:63
Registado:junho 17, 2015, 1:51 pm
Localização:Setúbal /Amadora

Re: Iluminação

Mensagem por Berni Lam » dezembro 17, 2015, 12:06 am

cp_produtos Escreveu:HO = High Output

.
Hm ok obrigado. e que aconselhas cp?
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Iluminação

Mensagem por xanubi » dezembro 18, 2015, 11:34 am

Berni Lam Escreveu: Boas,
Epah no inverno da jeito as lampadas aquecerem que assim consigo fazer a diferença dos 10ºC entre dia e noite mais facilmente, mas no verão ja deve fazer demasiado calor(suponho eu).
Quanto as fitas LEDS têm de se usar as vermelhas e azuis tambem ou posso usar só a brancas?

O que é que quer dizer o HO das t5 ? ( sou mesmo noob no que toca a iluminação para plantas, nunca usei xD)

E lampadas LEDs tubulares nunca ninguem usou? ou vão dar o mesmo resultado que as fluorescentes tubulares?
Hmm ok entao fico a espera que os outros membros pronunciem-se tambem :D
cp_produtos Escreveu:HO = High Output

Lampadas LEDs tubulares, quando tinha T8, os meus balastros davam para essas. Tentei comrprar supostamente as melhorzitas, que pareciam ser da OSRAM e da PHILIPS, tinha 4. Mas a intensidade da luz era muito baixa, e apesar de não ter aparelho para tal, o expectro não me parecia indicado, sinceramente tive receio e devolvi.

Fiquei-me pelos T5HO (que o CP já te disse o que era), misturados com LEDs grow light, mas tipo lampada E27- basicamente construí alguns candeeiros que têm 4 lampadas dessas no meio, e 1 T5HO de cada lado. Aquilo cobre uma área bem grande, e as plantas gostam. Tive umas que por asneira e porque andei a fazer testes que não devia (mas a melhor aprendizagem é o testar), e algumas plantas que tive nesse teste recentiram-se fortemente. Ao estarem com esta luz ajudou bastante, e hoje em dia estão recuperadas e muito mais fortes, posso-te dizer que uma Drosera Binata Multifida passou de folhas com o caule (nao sei o nome correcto) de cada folha que era fininho, para terem caules muito mas muito robustos.
Até o esfagno que comprei ao CP, e me sobrou um bocadinho, meti lá de baixo, mas só a um canto para não apanhar a força toda da luz, está a adorar e a crescer a olhos vistos.

É só o que te posso dizer, é esta a minha experiência. Como já te tinha dito, tens o CP e o Werds, que estão a anos luz nos terrários (sendo o CP o primeiro), pergunta-lhes nem que seja por PM, se eles puderem eles concerteza partilham e esclarecessem algumas das tuas dúvidas.

Ah vê o post da construção do terrário do Werds também, há lá muitas opiniões interessantes, do CP e outros.

Código: Selecionar todos

NOTA ADICIONAL: 
vê este artigo do CP --> http://www.carnivoras.org/new/node/105
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Iluminação

Mensagem por cp_produtos » dezembro 18, 2015, 11:13 pm

epá esse artigo tá muito fixe, já nem me lembrava de o ter feito :D

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Responder