Carnifloricína em imagens...

Aqui pode colocar fotos das suas plantas, Growlist e Wishlist
Avatar do Utilizador
Daniel.Santos
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:124
Registado:abril 5, 2016, 9:21 pm
Contacto:
Carnifloricína em imagens...

Mensagem por Daniel.Santos » abril 12, 2016, 7:51 pm

A primeira, Drosera capensis alba.

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda no vaso de origem que é bem pequeno e não deverá ter o substracto adequado.
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por CSofia » abril 12, 2016, 8:03 pm

Não deve estar ainda muito mau o substrato pois a planta está com bom aspecto!
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
Daniel.Santos
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:124
Registado:abril 5, 2016, 9:21 pm
Contacto:

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por Daniel.Santos » abril 12, 2016, 9:48 pm

OK, agora as dúvidas :)

Pelo que percebi, a fazer o transplante teria de ser nesta altura?

Caso contrário será melhor aguardar até à próxima Primavera, é assim?

Nesse caso, será que a planta se aguenta?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Daniel.Santos
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:124
Registado:abril 5, 2016, 9:21 pm
Contacto:

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por Daniel.Santos » abril 12, 2016, 10:15 pm

De seguida, a Sarracenia leucophylla...

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
SamuelRodryg
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:622
Registado:abril 5, 2015, 7:34 pm
Localização:Lisboa

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por SamuelRodryg » abril 12, 2016, 10:16 pm

Líndissima :D
Fotografias excelentes!!!
The more I see, the less I know
Imagem
Avatar do Utilizador
Daniel.Santos
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:124
Registado:abril 5, 2016, 9:21 pm
Contacto:

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por Daniel.Santos » abril 12, 2016, 10:20 pm

A Dioneia muscipula

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vai para ali uma confusão naquele vaso...
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por CSofia » abril 13, 2016, 11:42 am

Fotos mesmo excelentes!!!

Olha as capensis estás à vontade para transplantar em qualquer altura desde que elas estejam em crescimento o que basicamente é dizer que só no Inverno se estiverem na rua ao frio é que mais vale deixá-las quietas, por isso são uma boa cobaia para deitares mãos à obra. Se fossemos a simplificar não lhes mexias agora, mas eu estou com aquele feeling que tu estás com vontade de as "apaparicar" portanto se é realmente isso que queres, nós vamos dar-te os instrumentos todos para o fazeres da melhor maneira!

Quanto a Sarracenias e Dionaeas, a questão do transplante na Primavera é que como foram plantas que estiveram em dormência, quando na Primavera começam a deitar as primeiras folhas e caules florais, é quando vêm com a força toda para crescer e por isso sabe-se à priori que podemos trocá-las e separar e que mesmo que fiquem uma semanita meias abananadas a seguir prosseguem o crescimento em força. A questão é que essas plantas compradas em lojas provavelmente nem vieram da dormência agora, por isso essa "regra" da Primavera nem se lhes aplica. Agora o que é que isto quer dizer? Quer dizer que é um bocado imprevisível como vão reagir, não que vão ficar em risco mas o problema é mais no sentido que compraste agora as planta estão bonitas para te deliciares agora a olhar para elas e a apanharem insectos e tal, e se as vais mudar agora elas podem demorar algum tempo mais a recuperar.

Depois para outras plantas mais sensíveis independentemente do facto de não terem dormência, esta altura é boa para a mudança pois o tempo ainda não está demasiado quente, o que em pleno calor no Verão, pode matar plantas acabadas de transplantar se nos dias seguintes forem deixadas ao sol.

A mim a olhar para esse vaso de Dioaeas está-me a dar uma vontade enorme de as mudar para terem mais espaço para crecser ahahahah.

E pronto penso que assim já tens mais ou menos um guia para decidires o que preferes fazer... Mais alguma dúvida é sempre bom esclareceres antes de começares o transplante :)
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
Daniel.Santos
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:124
Registado:abril 5, 2016, 9:21 pm
Contacto:

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por Daniel.Santos » abril 14, 2016, 9:17 am

Muito obrigado Sofia, pelas preciosas dicas!

Este fim-de-semana já vou à cata de substracto e vasos, já vi por aqui no fórum também o que é preciso em termos de solo.

As Dioneias de facto metem pena de estar ali naquele estado todas amontoadas, parece-me que são as mais necessitadas e acho que vou ariscar e fazer o transplante e distribuição.

Correndo bem, segue-se a Drosera, que será então a mais "rija" de todas.

A Sarracenia vou deixar ficar para já. Tenho ali alguns "trompetes" a ficar acastanhados que me parecem estão a secar, deve ser normal não? Isto porque vejo ali outros a crescer.

Já agora outra dúvida, estas armadilhas murchas devem ser cortadas e retiradas das Sarracenia? Igual nas Dioneias? Ou deixa-se ficar?

E mais outra questão... Estas Dioneias ao contrário das fotos que tenho visto têm o tom vermelho muito pouco pronunciado no interior das armadilhas.

É suposto ser assim? Ou será alguma variante da espécie?

Obrigado!
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por CSofia » abril 14, 2016, 11:41 am

Em qualquer uma delas é normal as folhas mais antigas começarem a secar, isso pode-se tornar mais evidente depois de uma mudança de ambiente, desde que as novas folhas estejam a aparecer e desenvolver está tudo bem!

Só um conselho em relação às Sarracenias nas fotos não é totalmente evidente mas se vires que esse musgo está muito em cima das zonas de crescimento era bom o limpares para que ele não impeça o sol de chegar facilmente à zona onde surgem as novas folhas, pode até em termos de aspecto dar um efeito giro mas esse musgo não é benéfico para as plantas.

Sobre cortar as armadilhas secas é sempre bom nem que seja para evitar o aparecimento de fungos, tudo o que esteja castanho pode ser cortado, o que ainda estiver verde possivelmente a planta ainda consegue absorver algo da folha... Fica mas limpinho e bonito!

Quanto às Dionaeas, existem muitas variantes e as que aparecem por aí à venda sem estarem identificadas podem ser misturas que já nem lembra a ninguém e a identificação é impossível. No entanto as do IKEA até tenho a ideia contrária, costumam dar em armadilhas bastante coloridas, agora depende também da quantidade de sol. Eu não reparei se falaste quando compraste e a quantas horas de sol a planta tem estado exposta até agora, por isso o que te posso dizer é, depois de a teres adaptada a estar um dia inteiro à torreira do sol e começarem a nascer novas armadilhas nessas condições é que podes ter a noção da máxima coloração que a tua planta consegue atingir. Porque até da mesma planta, apanhando praticamente as mesmas horas de sol pode variar a coloração conforme o local...
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
Daniel.Santos
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:124
Registado:abril 5, 2016, 9:21 pm
Contacto:

Re: Carnifloricína em imagens...

Mensagem por Daniel.Santos » abril 14, 2016, 9:47 pm

Muito obrigado pelos esclarecimentos Sofia.

A Sarracenia e a Drosera de facto não estavam más, parece-me que a origem é da Carniflora. Mesmo assim acho que sofreram um bocado no local onde estavam guardadas onde chegava Sol directo. Mas percebi, o musgo é para saltar fora ou pelo menos para desafogar na zona de rebentos.

As Dioneias vou ter definitivamente de desemaranha-las dali.

Falta colocar aqui uma foto da Pinguicula Tina que também trouxe que me parece gostou da mudança pois parece que está a crescer uma flor.

Acho que para já estou esclarecido, muito obrigado pelas dicas.

A minha vontade neste momento é comprar mais outras, estou a ficar viciado :)

Mas o certo, é começar a tratar destas e aprender qualquer coisa, e com estas quatro parece-me que já tenho um bom start-up para começar!

E o fórum tem sido também uma boa fonte de informação para não fazer asneira!
Responder