CEPHALOTUS... "estufa exprimental"

Australian Pitcher Plant
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra
Re: CEPHALOTUS... "estufa exprimental"

Mensagem por werds » setembro 3, 2013, 11:45 pm

Se vires no que o cp diz, as plantas dele, até a água chega a congelar!
E devo dizer que conheço pessoal no estrangeiro nomeadamente em países mais frios como na Bélgica e não têm tido problema algum.
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
Rikass
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:556
Registado:setembro 7, 2012, 12:19 am
Localização:Almada

Re: CEPHALOTUS... "estufa exprimental"

Mensagem por Rikass » setembro 10, 2013, 12:16 am

Bom em relação a este assunto,
Primeiro de tudo, acho completamente desnecessário qualquer tipo de discussões, acusações, etc quando se fala de cultivo de uma certa espécie, e como já disseram, na net temos de ter muita atenção a uma coisa quando procuramos caresheets, é que o país/zona, etc pode ser completamente diferente do nosso, mudando as condições, e o sucesso no desenvolvimento da planta.

Não vou falar de caresheets nem nada do género, vou falar apenas da minha experiência.

Eu comprei o cephalotus também ao cp, mas lá está, mesmo sendo habituado e exterior, e mesmo tendo comprado no Inverno (mais humidade) o ceph ressentiu-se muito mesmo, perdeu a maioria das armadilhas, a maioria das folhas, ficou amarelado, portanto uma desgraça. Eu tinha posto água por baixo do prato, e eu também já tinha lido algo sobre as raízes apodrecerem facilmente... Mas na minha opinião isso acontece quando a planta foi submetida a uma mudança brusca, ou de temperaturas, ou de humidade, entre outros factores.

Também criei uma estufa com um garrafão, e o que fiz foi, para as raízes não correrem o risco de apodrecer, coloquei um prato virado ao contrario fazendo de base, e coloquei o vaso com a planta por cima, apenas com um pouco de musgo esfagno... A água ficava ao redor do prato, e não a tocar no vaso, portanto o vaso nunca entrou em contacto com a água...Para regar apenas borrifava o solo um pouco... A nível de sol apanhava sol directo duas horas. E tenho a dizer que resultou muito bem, ele recuperou e formou um rebento.

Depois fiz uma pequena adaptação, pois tirá-lo do ambiente da estufa logo directamente para outro ambiente podia causar danos na planta, porque é humidade que baixa, temperatura, etc.

Resultado, tenho-o numa janela a apanhar umas 5/6 horas de sol directo, não está no exterior, mas sim no interior da janela, tem muito musgo esfagno (que devido ao sol dica um pouco desgraçadinho lol), mas já dá armadilhas adultas e até são grandinhas... Muitos users aqui, que têm cephs há mais tempo que eu, e compraram com o mesmo tamanho, não conseguiram ainda ter um ceph a dar armadilhas grandes ou a desenvolver-se muito bem, isto prova realmente que depende de tudo, desde o solo, ás temperaturas, humidades, etc, e sinceramente a humidade num cephalotus é importante, mas basta uma boa camada de musgo para tratar disso, claro que em recuperação uma mini-estufa é uma boa opção, mas acho que sol é o que eles precisam mesmo.

Tenho-o neste momento sempre com água por baixo, o prato é raso, mas de qualquer maneira tem sempre... No Inverno vou deixar secar o prato para aplicar mais...

Uma dica, se têm realmente medo de apodrecimento de raízes devido a excesso de água, coloquem o ceph num vaso com mais altura, assim podem ter o prato com água todo o ano... Mas pronto existem casos como o do cp, que consegue ter o ceph dele no exterior num vaso de 9x9 (portanto até baixinho) sempre com água por baixo, que até chega a congelar.... Mas cada caso é um caso, temos de ver o que nos parece mais lógico e o que se adapta ás condições que temos, a verdade é essa.

Foto do Cephalotus actualmente:

Imagem
Imagem
fsilva80
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:69
Registado:julho 28, 2011, 11:19 pm
Localização:Campo de Besteiros, Tondela

Re: CEPHALOTUS... "estufa exprimental"

Mensagem por fsilva80 » setembro 10, 2013, 12:58 am

Aqui fica um pequeno contributo meu.

Tenho o meu dentro de uma mini estufa.
Basicamente é uma caixa plástica virada ao contrário na qual fiz alguns
furos no topo e coloquei um ventoinha de pc com um temporizador que liga durante 15 minutos de 5 em 5 horas de forma
a fazer circulação do ar dentro da estufa.

Para além do ceph tenho outras plantas lá dentro. As plantas estão dentro de tabuleiros com cerca de 2cm de água.
Sol apanha pouco e apenas na parte da manhã.

O vaso é de 9cm.

Fotos quando a planta chegou em 19/03/2013:
Imagem
Imagem


Fotos tiradas hoje:
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: CEPHALOTUS... "estufa exprimental"

Mensagem por werds » setembro 10, 2013, 9:13 am

Ricardo atenção ai ao musgo na superficie que está preto , eu tambem pensava que era seco ou queimado mas recentemente aprendi que isso é significado de minerais depositados, livra-te dessas partes. Musgo esfagno cozido, queimado, whatever fica branco/amarelado e não preto ;)
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: CEPHALOTUS... "estufa exprimental"

Mensagem por werds » setembro 10, 2013, 9:32 am

Já agora deixo aqui uma curiosidade para os mais cépticos, se fizerem uma pesquisa e virem fotos destas plantas no habitat natural , vão perceber que durante a estação de chuva a maioria das plantas fica parcialmente submergida por um curto período de tempo :)
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
Rikass
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:556
Registado:setembro 7, 2012, 12:19 am
Localização:Almada

Re: CEPHALOTUS... "estufa exprimental"

Mensagem por Rikass » setembro 10, 2013, 7:05 pm

Sim, mas não comparemos um vaso com o habitat natural, acho que se submergíssemos o vaso com o Cephalotus e ainda o colocássemos dentro de um garrafão provavelmente morreria de apodrecimento.
Obrigado pela dica do musgo, eu já tinha lido sobre isso, mas não pensei que fosse bem assim, já que eu só uso água de osmose.

fsilva, está a crescer bem, mas nota-se realmente a falta de sol, eu apostava num pouco mais de sol, mas se não quiseres tudo bem. O que vai acontecer é que o Cephalotus vai desenvolver armadilhas maiores e mais verdes, se tivesse ao sol originava armadilhas mais pequenas e vermelhas.
Imagem
Responder