Em busca de um substituto da Turfa....

Informação genérica sobre as plantas
PSilva
Membro Casual
Membro Casual
Registado:fevereiro 13, 2013, 1:35 am
Em busca de um substituto da Turfa....

Mensagem por PSilva » fevereiro 27, 2013, 11:34 pm

Numa pesquisa pela Internet, mais concretamente através da leitura de tópicos dos fóruns dos nossos amigos ingleses, deparei-me com algumas experiencias sobre a tentativa de arranjar um substituto da turfa ácida, como meio de cultivo.
Pelos vistos, existem algumas tentativas no uso de agulhas de pinheiro + areia de silica como substrato para Dioneas. Quando se iniciar a época de transplantes vou dar inicio a uma experiência com esse tipo de mistura e observar a evolução :roll: . Se der resultado é muito bom, pois habito numa zona onde agulhas de pinheiro são aos pontapés! :lol:
O que pensam desta ideia? Já alguém fez experiências deste género?

Cumprimentos.
SalsAmorim
Sócio APPC
Sócio APPC
Registado:fevereiro 10, 2011, 12:15 am

Re: Em busca de um substituto da Turfa....

Mensagem por SalsAmorim » fevereiro 28, 2013, 10:35 pm

Não conheço essa mistura para as Dionaeas e nem sei se funcionaria ou não. Já à muitos anos que ando à procura de um substituto viável para a turfa visto ela vir directamente do habitat. Encontrei algo, que não pode ser chamado de substituto pois é turfa na mesma, mas é turfa filtrada de agua antes ir para a distribuição de agua potável. Esta acaba por ficar muito cara porque a quantidade produzida é muito inferior à extraída.

Existem muitas outras receitas de diversas pessoas, nomeadamente do Brasil onde é raro encontrar-se turfa embalada, entre as quais fibra de coco e algumas madeiras moídas. Infelizmente mesmo esse não tem a durabilidade da turfa.

Algo que é necessário é que o solo seja acido. Para evitar que o solo se decomponha e aumente assim os nutrientes presentes nele. É dai que os solos com turfa são obrigatoriamente pobres pois não ocorre decomposição lá e assim não aumenta os nutrientes no solo.

Uma maneira que eu uso é tentar "lavar" o máximo os nutrientes que se acumulem nos meus vasos e esperar ate não dar mais para mudar as plantas mas isso só rentabiliza mais a turfa que já estou a usar e não me arranja um substituto.
PSilva
Membro Casual
Membro Casual

Mensagem por PSilva » fevereiro 28, 2013, 11:13 pm

Penso que os factores mais problemáticos serão mesmo a decomposição do material compositor do substrato e a capacidade de retenção de água suficiente para as PCs. A nível de PH penso que este será ácido. O que penso fazer para resolver esses factores será:

- O transplante anual, evitando que as agulhas se decomponham e envenenem as plantas, através das substâncias oriundas da decomposição;
- Corte das agulhas em fragmentos mais pequenos e o uso de perlite em vez de areia de silica, sempre ajudará a reter mais humidade.

Para já, apenas comecei a recolher agulhas secas de pinheiro que serão lavadas abundantemente com água destilada, antes de serem usadas nos vasos de cultivo, de maneira a remover a maior parte de substancias (resinas, nutrientes, etc...). Quando entrar a época dos transplantes colocarei novidades e fotos.
Façam figas para que corra bem... :roll:

Vejam esta imagem do user mobile do fórum flytrapcare.com de quem obtive a inspiração para a minha experiência:

Imagem

Cumprimentos.
Rikass
Sócio APPC
Sócio APPC
Registado:setembro 7, 2012, 12:19 am

Mensagem por Rikass » março 1, 2013, 1:22 am

Como na minha zona também tenho em grande quantidade a chamada caruma, vou também fazer a experiência. Desejo sorte ;)
Imagem
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Contacto:

Mensagem por cp_produtos » março 1, 2013, 11:08 am

my 2 cents
Para já, apenas comecei a recolher agulhas secas de pinheiro que serão lavadas abundantemente com água destilada, antes de serem usadas nos vasos de cultivo, de maneira a remover a maior parte de substancias (resinas, nutrientes, etc...).
não vale a pena fazer esta lavagem com água destilada, poupa turfa e passa a gastar mais água, esse objectivo pode ser cumprido deixando a caruma á chuva num recipiente com furos , a chuva tratará de fazer a lavagem.
Vejam esta imagem do user mobile do fórum flytrapcare.com de quem obtive a inspiração para a minha experiência:
Esta experiencia tem quanto tempo ?

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
PSilva
Membro Casual
Membro Casual

Mensagem por PSilva » março 1, 2013, 10:29 pm

A duração da experiência, no meu caso, ainda está na estaca zero, estou à espera que a temperatura aumente mais. No que diz respeito à experiência do user mobile do fórum transcrito acima, penso que tem alguns meses, também este vai informando acerca da evolução do projeto no respetivo fórum e parece-me que está a obter resultados satisfatórios.

Vou experimentar com uma planta e comparar os resultados com os obtidos em vasos de controlo, com substrato indicado (turfa + perlite).
PSilva
Membro Casual
Membro Casual

Mensagem por PSilva » março 1, 2013, 10:32 pm

Rikass Escreveu:Como na minha zona também tenho em grande quantidade a chamada caruma, vou também fazer a experiência. Desejo sorte ;)
Experimentar não faz mal, sempre a bem da ciência :P , as Turfeiras agradecem...

Digo isso com a conciência de se por acaso verificar que as plantas não se estão a adaptar ao novo substrato as irei mudar imediatamente para o correto.
AndreLima
Membro Intermedio
Membro Intermedio
Registado:agosto 5, 2012, 10:12 pm
Contacto:

Mensagem por AndreLima » março 1, 2013, 11:20 pm

.
Última edição por AndreLima em fevereiro 29, 2016, 4:11 pm, editado 1 vez no total.
PSilva
Membro Casual
Membro Casual

Mensagem por PSilva » março 1, 2013, 11:42 pm

Para os interessados aqui fica o tópico que falei:

http://www.flytrapcare.com/phpBB3/vft-g ... 12841.html
AndreLima
Membro Intermedio
Membro Intermedio
Registado:agosto 5, 2012, 10:12 pm
Contacto:

Mensagem por AndreLima » março 13, 2013, 6:49 pm

.
Última edição por AndreLima em fevereiro 29, 2016, 4:09 pm, editado 1 vez no total.
Responder