A minha coleção

Aqui pode colocar fotos das suas plantas, Growlist e Wishlist
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm
Re: A minha coleção

Mensagem por Nuno38 » fevereiro 23, 2016, 10:27 pm

A estufa quando a comprei chegava facilmente aos 50ºC no verão... Depois com o tempo (e claro que ainda não tinha lá plantas nenhumas) fui arranjando formas de baixar a temperatura interior. Pus umas placas isolantes térmicas de esferovite (aquelas azuis grandes, nada de muito caro) por dentro, na frente e no telhado do lado direito que eram os lados que apanhavam mais sol. Isto baixou logo imenso a temperatura para uns 30/35ºC quando o sol bate diretamente na estufa. De verão e na primavera ponho um shade cloth (é uma rede com buraquinhos muito pequenos, também muito comum, que faz sombra) para impedir que o sol danifique as plantas mais sensíveis e ao mesmo tempo baixar mais a temperatura para uns 35ºC no verão com sol direto. Fica no telhado do lado esquerdo. É raro passar dessa temperatura no verão. Adicionalmente, tenho uma ventoinha no lado de trás da estufa que empurra o ar quente para fora da estufa e puxa ar mais frio de fora pela parte de baixo. Tenho também um humidificador que ligo no verão e nos dias de maior calor e que está ligado a um relógio digital que funciona como temporizador e que o liga nas horas piores.
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: A minha coleção

Mensagem por GUNNER » fevereiro 24, 2016, 1:18 am

Tudo bonito, mas responder às questões ninguem se adianta ... -.-

Droseras do grupo "petiolaris complex" tenho a "falconeri" e a "paradoxa" e ando a pensar adquirir mais algumas. Quais tens? Não sei se tens fotos ali no link porque ta a custar carregar as imagens todas no meu computador, mas se pudesse meter aqui fotos agradecia :)

Em termos de condições, penso que tens as ideais ... sempre acima de 20ºC. Se elas estão bem, se eu fosse a ti não as tirava do sitio ... senao ainda acabam por apanhar frio de mais no inverno e humidade a menos no verão ...

As minhas por enquanto vão lutando pela vida na marquise ... meti umas fotos no meu topico ontem, se quiseres podes ver (não estao famosas mas é o que se arranja) ... acabam por rapar um bocado de frio porque no inverno à noite na marquise aquilo vai pros 15ºC ou menos ... acho que o que ainda as vai safando é que durante o dia estufam.

Já agora, falando em lowland ... tens alguma nepenthes madagascariensis?
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
Avatar do Utilizador
Berni Lam
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:63
Registado:junho 17, 2015, 1:51 pm
Localização:Setúbal /Amadora

Re: A minha coleção

Mensagem por Berni Lam » fevereiro 24, 2016, 2:14 am

Boa colecção!! Essas Nepenthes tão com um optimo aspecto :D Como desces a temperatura os supostos 10ºC a noite no Verão para as neps highlands? É impressão minha ou tens ai uma N. rhombicaulis ?
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: A minha coleção

Mensagem por Nuno38 » fevereiro 24, 2016, 10:55 am

Como desces a temperatura os supostos 10ºC a noite no Verão para as neps highlands?
Uma coisa boa da estufa é que como não há vento lá dentro consigo ter um grande leque de temperaturas consoante a altura. Por exemplo, junto ao telhado de dia chega aos 40ºC, mas mais junto ao chão nunca passa dos 25ºC. À noite é o contrário, ou seja, junto ao telhado a temperatura é quase a mesma que no exterior, mas junto ao chão é mais quente (cerca de 15ºC, 20ºC no máximo). Para ajudar a baixar a temperatura tenho um humidificador que se liga automaticamente nas horas de maior calor e à noite no verão para ajudar a baixar a temperatura. Fora isso não tenho muitas highland. Fui experimentando comprar a ver se se davam, mas só as mais resistentes sobreviveram. Na estufa tenho (além das mais comuns) uma nepenthes aristolochioides x spectabilis, uma maxima x trusmadiensis, uma fusca e uma burkei. Estou a experimentar agora ter na rua a minha veitchii e a minha nepenthes spathulata x talangensis que até agora se estão a dar bem e melhor que na estufa. Penso que as verdadeiras highland não se devem dar bem no verão, precisamente porque é difícil ter todos os dias os 10/15ºC de noite, por isso aposto mais em intermédias e híbridos, que são as mais resistentes.
É impressão minha ou tens ai uma N. rhombicaulis ?
Já agora, falando em lowland ... tens alguma nepenthes madagascariensis?
Nope :) Tenho uma northiana e uma ampullaria harlequin (penso eu), além das que já referi.
Quais tens?
Tenho uma falconeri e uma derbyensis. O problema é que elas no terrário não têm crescido nada. Estão completamente paradas...

http://imgur.com/NjvqNnD

http://imgur.com/9hzcF6N
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: A minha coleção

Mensagem por CSofia » fevereiro 24, 2016, 12:45 pm

Adoro mesmo a derbyensis pena é que quem as tem tido cá nunca ficam com o aspecto das fotos que se vê pela net...
Nisso não tenho como te ajudar mesmo em relação à adelae, as minhas plantas ou se aguentam ao ar livre ou morrem pois nunca tive possibilidade de lhes trocar as condições. As adelae na estufa era suposto estarem contentes. Consegues associar se vinha a piorar com o frio ou se o problema começou quando vieram uns dias de sol mais forte?

Quanto às scorpioides só te posso dizer que com as minhas sempre me aconteceu exactamente o mesmo e nunca percebi porquê.

Agora a partir deste ano é uma nova etapa, tenho um terraço onde posso ter plantas full sun o ano todo, já se nota a diferença no comportamento das Sarras. Estou a tentar montar uma estufa para plantas sem dormência, orquídeas e suculentas, a estufa vai apanhar algumas horas de sol mas em princípio apenas incide pela parte de cima. E estou a experimentar também como se dão as carnívoras em interior numa janela soalheira. Tinha algumas coisas para te perguntar sobre a estufa mas já respondeste a algumas delas :) Daqui por mais uns tempos falo contigo!
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: A minha coleção

Mensagem por GUNNER » fevereiro 24, 2016, 2:47 pm

Derbyensis é uma das q constam na minha wishlist.
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: A minha coleção

Mensagem por Nuno38 » fevereiro 24, 2016, 6:33 pm

As adelae na estufa era suposto estarem contentes. Consegues associar se vinha a piorar com o frio ou se o problema começou quando vieram uns dias de sol mais forte?
Tenho ideia de que começou a piorar com o frio. Ela vai dando folhas, mas elas assim que se desenrolam morrem... Já esteve bem bonita, mas piorou de repente. Nunca tive muita sorte com elas...
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: A minha coleção

Mensagem por CSofia » fevereiro 24, 2016, 7:47 pm

Ya, estou a "ver" o problema. Elas demoram a estabilizar num ambiente. Podes deixá-la e tentar a sorte a ver se mantêm algo verde e/ou depois com o calor volta a rebentar ou proceder aqueles métodos de emergência e meter numa caixinha fechada transparente com bastante humidade, calor e luz (por exemplo com uma lâmpada forte por cima) a ver se forças a recuperação...
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: A minha coleção

Mensagem por Nuno38 » fevereiro 24, 2016, 7:59 pm

Vou experimentar isso então ;)
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: A minha coleção

Mensagem por Nuno38 » março 11, 2016, 7:16 pm

Aqui ficam mais umas fotos atuais das minhas plantas :) Foram tiradas há pouco

Um upper pitcher da minha nepenthes rebecca soper:
Imagem
Imagem

Um jardim de droseras scorpioides com mais ou menos um mês de idade:
Imagem

Um intermediate pitcher da minha nepenthes miranda:
Imagem

E, finalmente, o primeiro vaso que a minha nepenthes spectabilis x aristolochioides dá na minha estufa :D É três ou quatro vezes maior que o último de ela deu:
Imagem
Imagem
Responder