Nepenthes e Sol

Tropical Pitcher Plant
Responder
Avatar do Utilizador
JGPCoelho
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:159
Registado:janeiro 6, 2012, 11:00 pm
Localização:Setúbal
Nepenthes e Sol

Mensagem por JGPCoelho » setembro 8, 2015, 10:03 am

Bom Dia Caríssimos colegas e aficionados desta louca paixão que são as plantas carnívoras.

Pergunta: Podem as Nepenthes estarem expostas ao sol directo durante muitas horas? (Entenda-se muitas horas, mais de 5 horas de sol por dia)

Pergunto isto porque a minha nepenthes ventrata, quando a comprei fiz-lhe o periodo de habituação ao sol e ela pareceu-me estar a dar-se bem, quando a meti definitivamente ao sol dentro da "piscina", passado dois dias começou a apresentar as pontas das folhas secas e castanhas.

Já a meti num local de menos sol, dentro de uma caixa com água e saco por cima para criar humidade (já vi alguem no forum fazer isto para "hospital de carnívoras")
-------------------------------------------------------
Atenciosamente,

João Coelho :P
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Nepenthes e Sol

Mensagem por werds » setembro 8, 2015, 10:22 am

5h é demais. O ter apresentado folhas secas e castanhas é mesmo indicativo disso. O que normalmente é indicado é ter as nepenthes num local com sol indirecto forte, mas na minha opinião e por experiência própria se ambientares a nepenthes aos poucos podem estar pelo menos 2h a sol directo( falo de nepenthes mais resistentes e das que são mais comercializadas em Portugal tipo Nepenthes "ventrata" e Nepenthes " Rebecca soper".
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
JGPCoelho
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:159
Registado:janeiro 6, 2012, 11:00 pm
Localização:Setúbal

Re: Nepenthes e Sol

Mensagem por JGPCoelho » setembro 8, 2015, 10:58 am

Pronto, eu já a meti num local que só tem sol indirecto, e tenho outras duas nepenthes que mais logo meto foto, que tenho num local onde apanham cerca de 2 horas de sol, mas já sei que nepenthes o melhor é sol indirecto sempre.

Mais logo meto fotos das plantas todos para verem o que acham
-------------------------------------------------------
Atenciosamente,

João Coelho :P
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Nepenthes e Sol

Mensagem por CSofia » setembro 9, 2015, 12:13 am

Pois é isso mesmo, eu já houve tempos em que as tinha muitas horas ao sol mas parece que ultimamente está demasiado forte... Um pouco de sol directo acho benéfico mas sem exageros.
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Responder