Exposição Jardim Botânico da Ajuda - Abril 2017

Aqui aparecem as novidades sobre o Forum e sobre a Associação.
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm
Re: Exposição Jardim Botânico da Ajuda - Abril 2017

Mensagem por Nuno38 » maio 7, 2017, 3:57 pm

Muito obrigado pela parte que me toca, Daniel! Todos tentamos dar o nosso melhor e os nossos momentos altos da exposição são precisamente os em que conhecemos outros colecionadores e trocamos impressões!

Quanto às dicas ficam apontadas e para o ano vamos tentar melhorar os aspetos que referiu. Nós não pomos etiquetas com os nomes das plantas porque os tais stickers são extremamente difíceis de colar nos vasos e caem com muita facilidade lol Tínhamos que pensar noutra alternativa para isso. Aceitam-se sugestões! Hahaha

Acho a ideia do panfleto com instruções de cultivo muito boa e para o ano vamos tentar ter lá alguns para distribuir!

Muito obrigado mais uma vez pelo feedback!
Avatar do Utilizador
dreamfalcon
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:484
Registado:março 7, 2011, 9:18 pm
Localização:Lisboa
Contacto:

Re: Exposição Jardim Botânico da Ajuda - Abril 2017

Mensagem por dreamfalcon » maio 11, 2017, 11:36 pm

Associação Lusitana de Bonsai www.albonsai.pt
Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras http://www.appcarnivoras.org
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Exposição Jardim Botânico da Ajuda - Abril 2017

Mensagem por CSofia » maio 17, 2017, 2:18 am

Daniel.Santos Escreveu:Primeira vez que lá fui e... estão todos de parabéns.

Passei lá no sábado buscar uma encomenda de plantas e claro não resisti a trazer mais qualquer coisa.

Aproveitei para conhecer pessoalmente algumas "figuras" do fórum e quando dei por mim, já tinha passado 1 hora de conversa.

Muito obrigado ao Nuno38, à Sofia ao cp e ao dreamfalcon... que foram os ilustres membros com os quais privei (acho que não me esqueci de nenhum).

O Nuno38 tem um jeito imenso para passar conhecimento, pude assistir inloco as explicações cuidadas que dava aos curiosos que se aproximavam da banca, incluindo eu próprio que também que fui ouvindo as preciosas informações que me foi passando.

A Sofia é uma simpatia (olha fiz um verso). E também me passou algumas dicas sobre algumas espécies que ainda pouco conheço.

O cp e o dream não falei tanto, mas creio que também houve oportunidade para trocar umas "histórias" de carnívoras.

E agora se me permitem as críticas!.. Na verdade é quase nada! :D

Até porque fica ressalva que não me esqueço de que estas iniciativas vivem muito do sacrifício dos elementos da associação, que se predispõem a abdicar um pouco do seu tempo para carregar com os potes para debaixo da tenda e estar ali uns dias a fazer "sala" a uns quantos curiosos, que muitas vezes não conseguem distinguir um cacto de uma pinguicula ou um espargo de uma drosera... Só por isso estão de parabéns!

Bom, mas então... fica uma crítica constructiva, ou melhor sugestão, e apenas uma, tudo o resto me pareceu óptimo!... Se me permitem creio que faltou identificar as peças.

Quer nas plantas em exposição, mas especialmente nas que estavam para venda teria sido bom estar ali uma etiqueta amarela com o nome da coisa.

Até para quem estava a vender, não é fácil identificar assim tudo de caras.

Noutro patamar (e já me estou a esticar) estou a imaginar que podiam também ser oferecidos (a quem compra) panfletos com instruções de cultivo ou em alternativa stickers colados nos vasos... Mas pronto aqui talvez seja já eu a inventar ;)

Provavelmente já se devem ter lembrado disso tudo e claro nestas alturas há sempre mais que fazer do que pensar nestes detalhes... Mas bom, fica ideia.

De resto, repito... Parabéns! Não só aos que pude conhecer, mas também a todos que participaram directa ou indirectamente.

Pró ano quem sabe, talvez também possa dar uma ajudinha com alguma coisa que tenha cá pela estufa.

Olá Daniel, desde já muito obrigada pela atenciosa opinião que deste! E obrigada pelo teu interesse no geral...

Só para ficares com uma ideia sobre o assunto que referiste, houve uma vez que cuidadosamente preparei umas etiquetas com género, espécie e cuidados que prendiam com um elástico a cada vaso, o que aconteceu foi que com a humidades todas em vasos, tabuleiros molhava-se tudo e foi uma confusão, muito menos pensar em etiquetas coladas isso era a desgraça total.
Quanto a etiquetas de plástico com pelo menos a identificação, falo por mim, já muitas vezes fica difícil comprar para identificar todas as nossas plantas quanto mais para as da venda que já ignoramos custo de vasos e solo para praticar preços minimamente convidativos.
Gostava de fazer flyers com as indicações de cultivo já comecei muitas vezes a fazer um esboço mas o problemas que encontro é que há as plantas com dormência umas de Verão outras de Inverno, as sem, há as que precisam muito sol, as que precisam quase sempre sombra... As indicações acabam por variar tanto que se for a generalizar vamos induzir as pessoas a erro e se vamos a cada caso não é um flyer é um para cada espécie(coisa que até já está feito para várias) mas mais uma vez é algo que traz custos a suportar.
Tenho andado a escrever um guia de cultivo com as espécies mais comuns para quem quiser comprar mas é também aquele poço sem fim há sempre mais e mais que faz falta.

Gostava de encontrar a solução ideal, infelizmente ainda não consegui logo o que vai funcionando é as explicações no momento, quem tem interesse escreve-se a identificação da planta num papel e há sempre para toda a gente levar os folhetos da associação onde estão site, email, facebook e fórum, logo quem quiser encontrar informação sobre as plantas que comprou não faltam fontes...

Espero ter ajudado! :)

Ah e parabéns!!! :P
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Responder