Turfa-parâmetros a ter em conta no ato da compra

Informação genérica sobre as plantas
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra
Turfa-parâmetros a ter em conta no ato da compra

Mensagem por werds » janeiro 19, 2018, 11:14 pm

Através deste tópico gostaria de apresentar e explicar,para mim, o que devemos ter em conta quando compramos turfa para as plantas carnívoras.
Para além do que já é óbvio, o facto de que não deve ter qualquer adição de fertilizantes, quando procuramos por uma turfa adequada devemos ter atenção a 3 parâmetros essenciais:

- pH
- Condutividade
- Decomposição (H1-H10)


Começando pelo pH, este deve ser sempre ácido e quanto mais ácido for melhor pois com o passar do tempo e com a perda de qualidade da turfa o pH tende a aumentar, geralmente o que se encontra em Portugal de turfa esta tem um pH por volta de 3.0-4.0.

Em relação à condutividade, é importante pois avalia se a turfa tem nutrientes ou não, quanto maior for a condutividade, maior a concentração de nutrientes.

Por fim e não menos importante, a escala de Von Post que mede a decomposição do solo, deixo aqui uma tabela com a descrição de cada patamar:


Imagem


Em relação à turfa quanto mais próximo do H1 for melhor, pois a decomposição desta é menor e vai levar mais tempo a decompor-se.


No minha experiência uso já há uns anos a turfa da marca Siro, Siro turfa 100, no entanto recentemente descobri uma turfa que apresenta melhor qualidade, pelo menos no que toca à decomposição da mesma, da marca Du Vitor, Linha Profissional.
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Responder