Regras a seguir

Regras do Forum para uma boa utilização do mesmo
appcmast
Site Admin
Mensagens:19
Registado:fevereiro 4, 2011, 5:56 pm
Regras a seguir

Mensagem por appcmast » fevereiro 10, 2011, 9:16 pm

1. Princípios gerais

1.1. Ninguém é obrigado a registar-se no Forum. Quem se regista e participa fá-lo de livre vontade e sujeita-se às regras aqui descritas. A regra principal é o respeito mútuo, o civismo e a boa educação. A participação neste fórum é uma oportunidade de discutir e de aprender com os outros e devemos encarar isso de ânimo leve. Quem não se identificar com o espírito do Forum e com as regras aqui descritas deve abster-se de participar.

1.2. O Forum não tem fins lucrativos ou comerciais. A equipa que mantém o funcionamento do fórum actua em regime de voluntariado e não recebe por isso qualquer contrapartida em dinheiro ou de qualquer outro tipo.

1.3. A língua oficial do fórum é o português. Qualquer mensagem deve ser colocada de forma a poder ser entendida por todos os utilizadores, pelo que se deve evitar o uso de abreviaturas.


2. Conhecimento, aceitação das regras e participação

2.1. A participação no fórum implica o conhecimento e aceitação das regras aqui descritas. O moderador partirá sempre do princípio que cada utilizador registado tomou conhecimento e aceitou as regras aqui descritas antes de começar a sua participação no fórum e não o contrário.


3. Responsabilização dos utilizadores quanto ao conteúdo das suas mensagens

3.1. O autor de uma mensagem é responsável pelo conteúdo da mesma, sendo que todas as informações disponibilizadas por um utilizador (dados pessoais, excertos ou cópias integrais de textos, imagens/fotografias ou outros materiais), seja de forma pública (através de uma mensagem colocada no fórum) ou de forma privada (através de mensagem privada), são da sua inteira responsabilidade.


4. Actuação dos utilizadores e procedimentos na colocação de mensagens

4.1. Não são permitidas atitudes discriminatórias de qualquer tipo (idade, proveniência geográfica ou social, condições económicas ou religião).

4.2. Este fórum destina-se a discutir assuntos sobre jardinagem diversa, plantas carnívoras ,cactos e suculentas e não problemas pessoais, sociais ou qualquer outro tema.

4.3. Quaisquer comentários, reclamações ou queixas pessoais sobre a actuação de outros utilizadores do fórum devem ser dirigidas aos visados por mensagem privada. Quando colocadas de forma pública no fórum o moderador/administrador reserva-se o direito de editar ou remover estas mensagens. A moderação pode (mas não é obrigada) informar o seu autor do sucedido.

4.4. Os utilizadores não podem usar o fórum para, sob qualquer forma: transmitir informações ilegais ou erróneas; veicular acusações anónimas ou de fonte não identificada; apelar à violência ou ao crime; difamar ou acusar terceiros publicamente; difundir conteúdos para adultos; invadir a privacidade de terceiros; desrespeitar registos de patentes, marcas ou direitos de autor.

4.5. Os utilizadores não podem usar um nome de utilizador que, segundo os critérios do moderador, seja violento, ofensivo, obsceno, provocatório ou difamatório. A administração reserva-se o direito de alterar o nome de utilizador, enviando por e-mail o novo nome de utilizador associado ao registo. Caso o utilizador não tenha fornecido um e-mail válido ou não consulte a caixa de correio electrónico associada a esse endereço de e-mail a moderação não é obrigada a fazer qualquer esforço adicional de contacto.

4.6. As mensagens de teor difamatório ou acusatório que tenham por objecto, implícito ou explícito, qualquer pessoa, produto ou entidade pública ou privada (mesmo que essa informação seja de conhecimento público) serão removidas.

4.7. Cada utilizador deve ter em mente que há muitos utilizadores que participam no fórum para aprender. Ao responder a uma mensagem o utilizador deve ser educado, não menosprezando o outro só por que ele sabe menos ou está a dizer alguma coisa errada.

4.8. Os tópicos criados em lugar incorrecto serão movidos pelo moderador para o local mais adequado.

4.9. As mensagens colocadas devem ser claras e concisas. Cada utilizador deve ser moderado quanto ao volume de informação colocada em cada mensagem, seja sob a forma de texto, imagens ou outros suportes. O moderador pode tomar as medidas sempre que considere que um utilizador está a ultrapassar os limites aceitáveis de volume de informação.

4.10. Só é permitida a colocação de mensagens com conteúdos (texto, imagens ou outro suporte) retirados de outros sites ou fóruns, ou com ligações para outros sites ou fóruns, se devidamente identificada a fonte.

4.11. Só é autorizada a cópia de mensagens colocadas neste fórum para outros locais, desde que colocada a fonte de proveniência da mesma.

4.12. Sempre que um utilizador reparar alguma das regras aqui descritas está a ser desrespeitada deve enviar uma mensagem privada ao moderador/administrador reportando essa situação.


5. Links, assinaturas, avatares

5.1. Os utilizadores podem colocar nas suas assinaturas e avatares: frases ou imagens de sua autoria; frases de autoria de outras pessoas desde que identificados os autor ou presumíveis autores, ligações ou imagens com ligações que tenham como origem ou destino conteúdos disponibilizados no fórum, ou noutros sítios, desde que autorizados pela equipa que gere o forum.

5.2. Os utilizadores não podem colocar assinaturas e avatares que, segundo os critérios do moderador, sejam consideradas(os) ofensivas(os) para a maioria dos utilizadores ou de proporções exageradas. O moderador reserva-se o direito de remover assinaturas e avatares deste tipo.


6. Actuação do Moderador/Administrador

6.1. Este fórum é 100% moderado.

6.2. A actuação do moderador e administrador baseia-se nas regras aqui descritas e não é objecto de discussão pública neste fórum.

6.3. Os utilizadores que necessitem de esclarecimentos sobre a actuação de um moderador/administrador devem fazê-lo por mensagem privada dirigida ao próprio. Quando o fizerem de forma pública com a colocação de uma mensagem no fórum, o moderador reserva-se o direito de editar ou remover essa mensagens .

6.4. Qualquer mensagem colocada com a intenção de desautorizar a actuação do moderador será removida.

6.5. É função do moderador acompanhar o andamento das discussões nos tópicos, evitar conflitos, desentendimentos e atitudes que representem desrespeito pelas regras do fórum. O moderador não tem necessariamente de ter conhecimentos sobre os temas em debate no forúm.. O moderador têm permissão para editar, apagar, bloquear, mover ou remover mensagens ou tópicos inteiros como medidas de moderação.

6.6. É função do moderador acompanhar a criação dos tópicos, evitando que sejam criados tópicos que falem de assuntos já existentes ou que possam estar num tópico mais apropriado. Devem mover o tópico para o local apropriado sempre que for caso disso.

6.7. O moderador não têm a obrigação de participar directa e activamente em todas as discussões. A sua função é, em primeira e última análise, manter a ordem no fórum. Devem exprimir as suas opiniões e não precisam de concordar com tudo o que se diz, mas devem saber discordar educadamente e ser os primeiros a dar o exemplo.

6.8. É prioridade do administrador ter sempre em conta o bem-estar dos utilizadores e o bom ambiente do fórum.


7. Publicidade, Flooding, Flaming, e Spamming

7.1. Os utilizadores só podem colocar mensagens com carácter promocional, publicitário ou comercial, na zona do forum expressamente dedicada a esse efeito. A zona está denominada "Classificados". Apenas são permitidas referencias a plantas ou produtos relacionados.
Não é permitido iniciar tópicos na zona "Vendas" a utilizadores com mensagens inferiores a 15 posts, para além disso a administração pode eliminar qualquer post de utilizadores que estejam a tentar contornar visivelmente a regra do numero de mensagens.
A administração do forum não beneficia das vendas/compras/trocas que se efectuam no forum e declina qualquer responsabilidade pelas mesmas.

7.2. São proibidos banners comerciais de qualquer tipo, incluindo os que são gerados por serviços de troca de banners; banners com links para sites cuja visita resulte numa contrapartida em dinheiro ou de qualquer outro tipo; referências a marcas, empresas ou produtos comerciais, a não ser que essa informação tenha apenas carácter informativo e não apareça referida de forma abusiva e repetida.

7.3. Os utilizadores não podem fazer ‘flooding’, ou seja, colocar mensagens que interfiram ou perturbem o curso normal da discussão como a interpelação repetida com questões fora do âmbito da conversa. As mensagens deste tipo podem ser apagadas pelo moderador.

7.4. Os utilizadores não podem fazer ‘flaming’, ou seja, intervir numa discussão com o intuito de provocar ou reacender um conflito. As mensagens deste tipo podem ser apagadas pelo moderador. O moderador pode (mas não é obrigado) a informar o seu autor do sucedido.

7.5. Os utilizadores não podem fazer 'spamming', ou seja, colocar a mesma mensagem em diferentes fóruns quando esta não tenha uma relação intrínseca com o tema do fórum. As mensagens deste tipo podem ser apagadas pelo moderador.


8. Incumprimento de regras e interdição de acesso ao fórum

8.1. A moderação reserva-se o direito de editar ou remover qualquer mensagem que viole as regras.

8.2. A moderação pode (mas não é obrigada) a avisar um utilizador que não está a cumprir as regras aqui descritas.

8.2. A moderação reserva-se o direito de impedir o acesso ao fórum por utilizadores que violem as regras aqui descritas.

8.4. A moderação pode (mas não é obrigada) a fazer um aviso prévio aos utilizadores que violem as regras antes de interditar o seu acesso ao fórum

8.5. Os avisos, se tiverem lugar, serão feitos internamente através do sistema do próprio fórum de forma pública (através de uma mensagem colocada no fórum) ou através de uma mensagem privada. Caso o utilizador não consulte a sua caixa de entrada de mensagens privadas a moderação não é obrigada a fazer qualquer esforço adicional de contacto.

8.6. Após a colocação/envio da primeira mensagem de aviso alertando para o incumprimento das regras, a moderação considera que esse utilizador foi, para todos os efeitos, avisado.

8.7. Dependerá da gravidade da situação e do critério do moderador o número de avisos colocados/enviados a um utilizador alertando para a necessidade de cumprir as regras aqui descritas.

8.8. Ignorar deliberadamente os avisos do moderador e o incumprimento repetido de uma ou mais regras é razão suficiente para a interdição de acesso ao fórum.

8.9. Todas as mensagens colocadas neste fórum, desde que não sejam cópias de outros locais sem indicação da fonte, fazem parte do contributo de cada um para a dinâmica do fórum. Sempre que algum utilizador resolver abandonar o Fórum ou for impedido de a ele aceder, as suas mensagens não serão apagadas.


9. Alterações, interrupções ou suspensão do fórum

9.1. A moderação reserva-se a liberdade de, em qualquer altura, alterar, interromper ou suspender (temporária ou permanentemente) o fórum, com ou sem aviso prévio aos utilizadores.


10. Edição/remoção de conteúdos e suspensão dos registos de utilizador

10.1. Qualquer conteúdo que seja incompatível com o estipulado nestas regras, ou que seja inconsistente com o espírito de bem-estar geral pondo em causa a saudável convivência entre a maioria dos utilizadores do fórum pode ser editado ou removido pelo moderador.

10.2. A moderação , de acordo com as regras aqui descritas pode, a qualquer momento, com ou sem aviso prévio, desactivar o registo de um utilizador impedindo o seu acesso ao fórum.

Nota: As regras aqui descritas foram elaboradas com base em regras de participação disponíveis noutros fóruns portugueses.
A sua aplicabilidade e conteúdos são da inteira responsabilidade da moderação.

A Administração
Responder