Página 1 de 1

Hibernações

Enviado: novembro 8, 2011, 9:47 am
por AndreFC
Ora quanto às hibernações, eu tenho as minhas dúvidas e decidi espalhá-las aqui de forma generalizada para eventualmente tópico se tornar de fácil consulta com o tempo.
Tenho dúvidas quais sao as espécies ou os géneros que hibernam agora no Inverno.
Eu sei que as Nepenthes não querem nem ver o Inverno..lol por isso o mais que podem é crescer mais debvagar.
As droseras hibernam e a ideia que tenho é que gostam/precisam de hibernar para se porem mais bonitas no ano seguinte. Mas passa-se isso com todas as droseras? As capensis gostam do frio (a minha normal está ao temo e está a dar sinais, a alba está dentro de casa e linda como sempre...o que lhe devo fazer? Sujeitá-la ao frio?), mas e as nidiformis ou as madagascariensis por exemplo? Essas é melhor deixá-las abrigadas? Essas devo preocupar-me se estiverem a dar sinais de fraqueza?
As dionaeas? Elas hibernam ou gostam de hibernar? (não sei porque tenho a ideia de que sim...) Eu tenho -as no exterior há pouco tempo...pouco antes de começar a virem as chuvas e o frio. Deu tempo de se habituarem ao sol, (e mais ou menos da queda que sofreram de origem 'felina') mas começaram a vir as chuvas. Elas lá estão, mas não posso dizer que estejam pujantes...tb não estão com os centros a morrer.. só não mostram aquela vitalidade... se elas hibernarem, parecem estar nessa fase... será normal?
A Sarracenea pú-la lá fora na varanda... Tenho também a impressão que hiberna. Não está sujeita a grandes intempéries, mas ao frio e a alguma chuva..
A ideia deste post era esclarecerem-me, mas deixarem aqui tambem dúvidas sobre outros géneros e especies.. não só o dizer que/se hibernam, mas se gostam do frio e da chuva...se podemos 'despreocupar-nos' lol

Obrigracias a tutti... e arrumem-me o tópico noutro sub-fórum se acharem melhor ;)

Re: Hibernações

Enviado: novembro 8, 2011, 10:10 am
por cp_produtos
Falando apenas dos géneros mais comuns temos o seguinte:

Nepenthes : todas espécie sem dormência
Dionaea : com dormência
Sarracenia: todas as espécies com dormência

Pinguiculas: Depende da espécie
Droseras: Depende da espécie

Nas droseras temos por exemplo casos com dormencia: spatulata, filiformis
E sem dormencia: aliciae, capensis

Agora existe outro detalhe que é a resistência própria de cada espécie, ou seja uma coisa é a planta precisar de dormência no seu ciclo normal de vida, outra coisa são espécies que não precisam de dormência mas se forem sujeitas a frio conseguem sobreviver, como exemplo disso temos a capensis que pode "morrer" com o frio mas geralmente renasce das raízes quando as condições melhoram.

No ultimo numero da Flora Carnívora (a revista da associação) , saiu num artigo dedicado aos cuidados a ter agora que o inverno se aproxima, nesse artigo está incluida uma lista de plantas divididas por duas categorias, com dormência e sem dormência.

.

Re: Hibernações

Enviado: novembro 8, 2011, 12:46 pm
por Vartax
Ao falares das nidiformis e das madagascariensis lembrei-me logo dos problemas k tive no inicio em saber onde as meter, sendo ambas tropicais elas nao gostam muito do nosso verão seco e quente assim como do inverno frio e muito húmido.

As nidiformis só estão bonitas dentro da estufa, e as madagascariensis ainda ando a procura do local melhor para elas, já encontrei um onde pararam de estar sempre a secar e a renascer das raízes já não foi mau, agora e só procurar um onde elas realmente se sintam bem.

Mas nenhuma delas gosta do nosso inverno.

Re: Hibernações

Enviado: novembro 9, 2011, 10:59 am
por AndreFC
Obrigad's pelos esclarecimentos!! =)

É engraçado falares dessas duas, Paulo, porque são as que me são mais delicadas e nunca tinha visto a coisa por esse prisma.. Ainda um destes dias falei com a Carla e estava a pensar criar um post para as nidiformis..as minhas têm sempre um aspecto saudavel, mas nunca têm mais de 6 folhas...elas vão-se renovando e tal, mas sempre 6...estão sempre iguais...as fotos que lhe tirei ao longo do ano sao todas iguais..lol A Carla referiu o mesmo..(certo?)

Agora já fiquei a pensar melhor no assunto.. até já as mudei de sítio.. =)

Re: Hibernações

Enviado: novembro 9, 2011, 11:24 am
por CSofia
É verdade, e depois de falarmos fui contar as folhas da minha e são 6(+resto/-resto) tb... LOOOOOL
As madagascariensis bem uma delas no mm vaso que as outras teve um crescimento brutal no verão quando a mudei para full sun, mas outra da mesma origem pco cresceu o verão td... Sei que agora com o frio estavam a abrandar o crescimento,uma parecia tar a secar até, então trouxe-as para o solário cá dentro e arrebitaram logo... Se calhar vou fazer o mm com a nidiformis, a ver se noto alguma diferença...

Re: Hibernações

Enviado: novembro 9, 2011, 2:42 pm
por AndreFC
A minha madagascariensis ficou mais bonita (as in cresceu mais um bocadinho) quando a tive no estendal...lol.. e apanhava mais sol.. agora estabilizou outra vez.. mesmo assim nunca deixou de me preocupar.. Já as pus às duas na divisão mais quentinha da casa e com mais luz... e vão ter de esperar por dias mais de verão para começarem a crescer em exponencial..lol =))