O meu terrário de quente

Truques e conselhos para o cultivo de plantas dentro de Terrários
Responder
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm
O meu terrário de quente

Mensagem por Nuno38 » janeiro 10, 2017, 7:26 pm

Aqui ficam fotos do meu terrário:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tem 3 lâmpadas fluorescentes de 1000 e poucos lms em cada canto: 2 de 6500K e a outra de 6000K. Na tampa tem 2 lâmpadas LED de 1000 lm e 6000K. Tem uma ventoinha pequena, sempre apontada para a tampa para evitar secar rapidamente o solo dos vasos, e para fazer circular o ar, que lá dentro a humidade relativa do ar ronda sempre os 90 e muitos por cento. Tem um termómetro na parte de fora, mas com o sensor exterior dentro do terrário, ao mesmo nível que as plantas. Tem 2 faces com espelhos (na outra ainda não pus por falta de dinheiro lol e porque pretendo fazer outro mais bonito). Tem cerca de 10 cm de água no fundo com um termostato de aquário programado para 30ºC. No verão a temperatura lá dentro devo rondar os 32ºC e no inverno os 28º/29ºC. De noite fica à temperatura ambiente. Tenho 6 vasos invertidos a apoiarem uma rede onde tenho outros vasos, também invertidos, onde, então, assentam os vasos com as plantas, para ficarem mais perto da luz por ainda serem plantas pequenas. Nas nepenthes que bebem mais água pus recentemente um prato pequeno com água para não ter que as regar tão frequentemente.

Agora tem funcionado bem, mas demorou bastante até perceber quais as exigências das plantas... Tive uma truncata lowland, uma veitchii lowland e uma belli, mas todas morreram por falta de luz (imagine-se...). Entretanto como estavam todas a morrer nessa altura decidi pôr os espelhos e as duas lâmpadas LED na tampa. Parece que resultou, mas vou atualizando ;) Qualquer dúvida comentem o tópico!
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: O meu terrário de quente

Mensagem por werds » janeiro 11, 2017, 2:04 am

truncata"Lowland form" ?
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: O meu terrário de quente

Mensagem por Nuno38 » janeiro 11, 2017, 11:49 am

Sim, há truncata lowland e highland. Achavas que eram todas lowland? Por exemplo a pasian é highland e ainda há outras...
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: O meu terrário de quente

Mensagem por werds » janeiro 12, 2017, 2:05 am

Eu sei que existem truncatas que se encontram a diferentes altitudes, agora se se devem tratar de diferente forma... isso é um bocado subjetivo.

Tenho as minhas "Lowland form" na estufa exterior com temperaturas de noite abaixo de 5ºC...
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: O meu terrário de quente

Mensagem por Nuno38 » janeiro 12, 2017, 1:18 pm

Pois elas devem ser super resistentes. As lowland normalmente são! Se calhar a próxima lowland que tiver experimento pô-la na estufa. Já li muitas pessoas dizerem que as têm só perto de uma janela e que elas ficam lindas
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: O meu terrário de quente

Mensagem por cp_produtos » janeiro 16, 2017, 11:36 pm

a ideia está boa, mas isso assim não vai durar muito o material eléctrico que ai tens, as lâmpadas não deviam estar do lado de dentro junto com as plantas, a humidade elevada vai danificar tudo o que for eléctrico, fios, suportes, lâmpadas, devias ponderar alterar isso para uma tampa de vidro e as lâmpadas todas do lado de fora do vidro.

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Responder