Iluminação

Truques e conselhos para o cultivo de plantas dentro de Terrários
antlou
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:84
Registado:setembro 4, 2015, 6:02 pm
Re: Iluminação

Mensagem por antlou » dezembro 19, 2015, 11:14 am

Xanubi, consegues colocar uma foto disto:

"....Fiquei-me pelos T5HO (que o CP já te disse o que era), misturados com LEDs grow light, mas tipo lampada E27- basicamente construí alguns candeeiros que têm 4 lampadas dessas no meio, e 1 T5HO de cada lado..."

TKs
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Iluminação

Mensagem por werds » dezembro 19, 2015, 2:06 pm

Eu só tenho lampadas tubulares fluorescentes,sinceramente já nem tenho a certeza da marca delas, mas originalmente tinha uma grolux, agora acho que são 2 aqua-glo e uma lampada tubular fluorescente normal.. nunca tive grandes problemas com as plantas.

Agora não te esqueças que queres meter no teu nepenthes highland.. gostam de temperaturas mais baixas mas no entanto precisam de luz, já para não falar que crescem muito em altura, e o 1m de altura pode-se tornar um problema passado um tempo( depende das espécies) , já para não falar que a esse metro tens de cortar a altura do solo/vasos e os aconselhados 20cm entre a fonte de luz e as plantas..
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Iluminação

Mensagem por xanubi » dezembro 20, 2015, 12:16 pm

werds Escreveu:Eu só tenho lampadas tubulares fluorescentes,sinceramente já nem tenho a certeza da marca delas, mas originalmente tinha uma grolux, agora acho que são 2 aqua-glo e uma lampada tubular fluorescente normal.. nunca tive grandes problemas com as plantas.

Agora não te esqueças que queres meter no teu nepenthes highland.. gostam de temperaturas mais baixas mas no entanto precisam de luz, já para não falar que crescem muito em altura, e o 1m de altura pode-se tornar um problema passado um tempo( depende das espécies) , já para não falar que a esse metro tens de cortar a altura do solo/vasos e os aconselhados 20cm entre a fonte de luz e as plantas..
antlou Escreveu:Xanubi, consegues colocar uma foto disto:

"....Fiquei-me pelos T5HO (que o CP já te disse o que era), misturados com LEDs grow light, mas tipo lampada E27- basicamente construí alguns candeeiros que têm 4 lampadas dessas no meio, e 1 T5HO de cada lado..."

TKs
Infelizmente de momento não, mas basicamente arranjar uma tábua de madeira larga e com comprimento da tua área, forras-a com Mylar ou com aqueles reflectores dos carros (nos chineses encontra isso bem barato). Compras 2 T5 com candeeiro, aquilo é uma barra de 55cm (portanto são 2). Prendes cada uma dessas barras a cada ponta da tábua. No meio metes 3 lampadas led grow light E27, montas 3 casquilhos separados pela mesma distancia (normalmente essas lampadas têm 12 cm, separas cada casquilo 10 cm do outro. E pronto. Depois se quiseres ser profissional, podes lixar os cantos, arredondar, proteger a madeira com tinta propria e ao mesmo tempo reflectora, etc. etc., fica à imaginação de cada um.

No entanto, esta solução era a pensar em algo maior, por isso te disse para falares com os mais experientes, como vês o werds apontou-te aí várias questões, que tornam a tua ideia de criar Neps no terrarium muito complicada. Só podes usar enquanto forem pequenas, depois disso puff.

E sendo Neps apenas, não precisas de tantas luzes, basta uns LEDs grow light (vê o artigo que te disse do CP ele tem umas luminarias que dão para o teu terrário).

Se tens espaço e podes investir algum dinheiro, podes comprar um kit tipo uma tenda de cultivo, há boas opções não muito caras, tens é de ter um compartimento só para isso, e aí tens espaço de sobra para as neps, essas tendas por dentro é material altamente reflector. claro que ainda podes poupar e se tiveres um compartimento, compras vários cobertores de sobrevivência em Mylar ( :D :D ), e forras as paredes.

Isto é preciso é imaginação, mas antes de qualquer coisa, tens de pensar muito bem o que é que vais plantar, e fala com os PROs ( vai ver o post que te disse do terrário do CP, o tamanho do terrário dele, dá e sobra para crescer Neps ).
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
Berni Lam
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:63
Registado:junho 17, 2015, 1:51 pm
Localização:Setúbal /Amadora

Re: Iluminação

Mensagem por Berni Lam » dezembro 30, 2015, 12:13 am

Boas pessoal !
Obrigado pelos vossos comentarios e conselhos, e depois de muita pesquisa e ver outros terrarios feitos para nepenthes pus mãos a obra mais o meu irmão e ja ta 90% completo, quando acabar depois posto fotos pra verem :D

Cumprimentos ;)
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Iluminação

Mensagem por werds » dezembro 30, 2015, 12:35 am

Ficamos a aguardar então :)
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
Berni Lam
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:63
Registado:junho 17, 2015, 1:51 pm
Localização:Setúbal /Amadora

Re: Iluminação

Mensagem por Berni Lam » fevereiro 3, 2016, 7:37 pm

Boas!!
Finalmente tenho o terrario acabado e ja com as plantas lá dentro :D
Aqui vão umas fotos

Imagem
Imagem


Cumprimentos
Última edição por Berni Lam em fevereiro 5, 2016, 6:38 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
SamuelRodryg
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:622
Registado:abril 5, 2015, 7:34 pm
Localização:Lisboa

Re: Iluminação

Mensagem por SamuelRodryg » fevereiro 3, 2016, 7:45 pm

Parece ser uma coisinha bem montada :D
Agora falta encher ahahahahaha
The more I see, the less I know
Imagem
Avatar do Utilizador
chad
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:276
Registado:junho 7, 2015, 6:36 pm

Re: Iluminação

Mensagem por chad » fevereiro 3, 2016, 7:46 pm

tá bala :D faltam mais plantas agora
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Iluminação

Mensagem por werds » fevereiro 3, 2016, 10:12 pm

Muito bem sim senhor, já estou a imaginar esse terrário cheio de neps e helis :)

Que iluminação estás a usar?
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
Berni Lam
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:63
Registado:junho 17, 2015, 1:51 pm
Localização:Setúbal /Amadora

Re: Iluminação

Mensagem por Berni Lam » fevereiro 4, 2016, 12:06 am

Obrigado pessoal :D Ya agora só quero ver isto cheio de neps e helis :D
werds Escreveu:Muito bem sim senhor, já estou a imaginar esse terrário cheio de neps e helis :)

Que iluminação estás a usar?
Tou a usar duas lampadas fluorescentes de 36w em cima e duas leds de 9W cada uma a meio
Responder