Estufa 2.0

Conselhos e técnicas sobre como cuidar das suas plantas em estufas ou mini-estufas
Responder
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm
Estufa 2.0

Mensagem por Nuno38 » dezembro 12, 2016, 6:57 pm

Oi, pessoal!

Desculpem a ausência, mas tenho andado muito ocupado... Comecei com o mestrado, comecei a montar uma estufa nova... Vou já tratar de tentar pôr tudo em dia :D Para já aqui ficam algumas fotos da nova estufa

Uma parede só para orquídeas, alguns catos e suculentas, entre outras (mas, todos os dias quase mudo plantas de posição...). Quero encher completamente a parede com prateleiras para não ter plantas no chão, mas por enquanto (e por bastante tempo mais) como o dinheiro não abunda por estas bandas, já que foi bastante muito dispendioso construí-la, lá terá que ficar com as que já tinha na antiga estufa (P.S.: aceitam-se donativos lol).

Imagem

Imagem

Tenho um mini refrigerador para umas poucas nepenthes ultrahighland (que apenas irei comprar num futuro também ele distante...). Quando crescerem (daqui a tipo 100 mil anos) compro um maior.

Imagem

No telhado tenho algumas telhas de policarbonato para que entre mais luz. E o meu plano é pendurar as nepenthes (quando forem grandes o suficiente) como está na foto, para não impedir a passagem e não ocuparem muito espaço.

Imagem

Imagem

A rebecca soper, a ventrata e a hookeriana foram ao cabeleireiro e então fiz MONTES de vazinhos com estacas, que se pegarem, daqui a mais ou menos um ano irei tentar vender...

Imagem

Imagem

Aproveito a água da chuva do algeroz para um tanque grande.

Imagem

Ainda não está completamente concluída... Falta fechar por cima da porta e das janelas e isolar (já tenho o material, mas não o tempo). Quero fazer um sistema de nebulização para controlar a humidade e também a temperatura no verão. Para isso comprei no aliexpress uns aspersores com buraquinhos muito pequenos e que fazem neblina. Esse sistema seria automatizado (ligado a um medidor de humidade que ligasse e desligasse todo o sistema sozinho) e que percorreria toda a estufa por tubos, nos quais estariam os aspersores. Caso não consiga no verão diminuir a temperatura durante a noite o suficiente para que as nepenthes não sofram terei que engendrar um sistema de arrefecimento... Não um ar condicionado, porque gastam imensa luz, mas talvez um mini congelador com uma ventoinha (foi o que pensei até agora e aceito outras sugestões. Também irei remover por completo as estantes de plástico pretas e construir com tábuas e barrotes umas outras mais largas de modo a caberem mais plantas.
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: Estufa 2.0

Mensagem por Nuno38 » dezembro 12, 2016, 7:07 pm

E como costume não consigo acertar com a treta das fotos... Vou tentar outra vez
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: Estufa 2.0

Mensagem por Nuno38 » dezembro 12, 2016, 7:13 pm

Oi, pessoal!

Desculpem a ausência, mas tenho andado muito ocupado... Comecei com o mestrado, comecei a montar uma estufa nova... Vou já tratar de tentar pôr tudo em dia :D Para já aqui ficam algumas fotos da nova estufa

Uma parede só para orquídeas, alguns catos e suculentas, entre outras (mas, todos os dias quase mudo plantas de posição...). Quero encher completamente a parede com prateleiras para não ter plantas no chão, mas por enquanto (e por bastante tempo mais) como o dinheiro não abunda por estas bandas, já que foi bastante muito dispendioso construí-la, lá terá que ficar com as que já tinha na antiga estufa (P.S.: aceitam-se donativos lol).

Imagem

Imagem

Tenho um mini refrigerador para umas poucas nepenthes ultrahighland (que apenas irei comprar num futuro também ele distante...). Quando crescerem (daqui a tipo 100 mil anos) compro um maior.

Imagem

No telhado tenho algumas telhas de policarbonato para que entre mais luz. E o meu plano é pendurar as nepenthes (quando forem grandes o suficiente) como está na foto, para não impedir a passagem e não ocuparem muito espaço.

Imagem

Imagem

A rebecca soper, a ventrata e a hookeriana foram ao cabeleireiro e então fiz MONTES de vazinhos com estacas, que se pegarem, daqui a mais ou menos um ano irei tentar vender...

Imagem

Imagem

Aproveito a água da chuva do algeroz para um tanque grande.

Imagem

Ainda não está completamente concluída... Falta fechar por cima da porta e das janelas e isolar (já tenho o material, mas não o tempo). Quero fazer um sistema de nebulização para controlar a humidade e também a temperatura no verão. Para isso comprei no aliexpress uns aspersores com buraquinhos muito pequenos e que fazem neblina. Esse sistema seria automatizado (ligado a um medidor de humidade que ligasse e desligasse todo o sistema sozinho) e que percorreria toda a estufa por tubos, nos quais estariam os aspersores. Caso não consiga no verão diminuir a temperatura durante a noite o suficiente para que as nepenthes não sofram terei que engendrar um sistema de arrefecimento... Não um ar condicionado, porque gastam imensa luz, mas talvez um mini congelador com uma ventoinha (foi o que pensei até agora e aceito outras sugestões. Também irei remover por completo as estantes de plástico pretas e construir com tábuas e barrotes umas outras mais largas de modo a caberem mais plantas.
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: Estufa 2.0

Mensagem por Nuno38 » dezembro 12, 2016, 7:16 pm

Consegui!
Avatar do Utilizador
chad
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:276
Registado:junho 7, 2015, 6:36 pm

Re: Estufa 2.0

Mensagem por chad » dezembro 12, 2016, 7:24 pm

Top :D quando ficar concluído ficas aí com uma estufa em condições
já ando ao tempo pra fazer algo idêntico mas falta o mesmo que a ti..... tempo xD
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: Estufa 2.0

Mensagem por GUNNER » dezembro 13, 2016, 2:12 am

Mto bom, vai atualizando :)
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Estufa 2.0

Mensagem por CSofia » dezembro 14, 2016, 3:09 am

Eish cada vez melhor ;)
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Estufa 2.0

Mensagem por cp_produtos » dezembro 15, 2016, 11:21 pm

muito fixe, está ai muito trabalhinho, parabéns.

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Nuno38
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:97
Registado:janeiro 28, 2015, 9:27 pm

Re: Estufa 2.0

Mensagem por Nuno38 » dezembro 16, 2016, 11:29 am

Muito mesmo! E ontem com a chuva que caiu descobri que devo ter algumas telhas mal postas que cai água lá dentro...
TelmoMendes
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:21
Registado:maio 21, 2017, 11:33 pm
Localização:Tomar

Re: Estufa 2.0

Mensagem por TelmoMendes » maio 25, 2017, 8:44 am

Gostei de ver. Muitas plantas...
Cumprimentos, Telmo Mendes
Responder