Plantas Carnívoras e as Estufas

Conselhos e técnicas sobre como cuidar das suas plantas em estufas ou mini-estufas
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:
Re: Plantas Carnívoras e as Estufas

Mensagem por cp_produtos » junho 21, 2011, 4:00 pm

No seguimento do que o Salvador disse, uma das coisas mais importantes é a ventilação, dependendo do tamanho da estufa, janelas e portas amplas são muito importantes.

Uma distracção ou esquecimento e numa questão de horas todas as plantas podem estar mortas.

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Avatar do Utilizador
EMFC
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:73
Registado:fevereiro 23, 2011, 8:03 pm

Re: Plantas Carnívoras e as Estufas

Mensagem por EMFC » junho 21, 2011, 4:31 pm

eu em estufas ou terrários que meto na rua meto sempre qq coisa para cortar a luz directa, geralmente rede branca.

há uma estufa pequena no aqui por 30 euros e uma já bem jeitosa por 70, que dá para entrar lá dentro e tudo... ando de olho nela há uns tempos, falta é sitio para a pôr
cristovao
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:44
Registado:agosto 22, 2011, 1:17 am

Re: Plantas Carnívoras e as Estufas

Mensagem por cristovao » agosto 22, 2011, 2:15 am

gosto imenso de estufas, mas como fazem nas planta que precisam e sol directo?
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Plantas Carnívoras e as Estufas

Mensagem por cp_produtos » agosto 22, 2011, 9:19 am

O sol directo não é problema nas estufas, normalmente são feitas de materiais transparentes, como vidro ou plásticos, luz não lhes falta, o problema com o sol directo é a temperatura, ás vezes mais vale um pouco de sombra do que assar as plantas :)

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
rosa
Novato
Mensagens:4
Registado:agosto 31, 2011, 6:56 pm

Re: Plantas Carnívoras e as Estufas

Mensagem por rosa » setembro 19, 2011, 5:52 pm

Ola a todos, tambem comprei uma estufa igual á do "rafael felix" e coloquei no terraço para poder ter mais espaço para as carnivoras apesar de seram poucas ainda, mas fiz o tal teste da temperatura e aquilo sobe mesmo a minha apanha o sol desde as 15:00 ate ás 18:00, como é que posso cortar mais o calor?? será que aquela rede verde funciona?? tenho outra questao pois fiquei um pouco baralhada ao ler algumas opiniões do forum, quais as carnivoras que se pode colcocar numa estufa? é qualquer especie ou tem exeções.



Cumprimentos a todos
dmeireles
Novato
Mensagens:2
Registado:outubro 3, 2011, 5:05 pm

Re: Plantas Carnívoras e as Estufas

Mensagem por dmeireles » outubro 3, 2011, 5:28 pm

Boa tarde,

Tenho algumas dúvidas quanto a germinar plantas carnívoras.
Adquiri um pack de 300 sementes de plantas carnívoras e estou a pensar germinar algumas (nao todas claro) e gostava de saber quais seriam as mais "fáceis" para ter sucesso, e qual a média de sementes que devo aplicar por vaso. As sementes que adquiri são estas:

Darlingtonia californica, Sarracenia Leucophyla, Sarracenia Flava, Sarracenia Purpurea, Sensitive Mimosa pudica, Nepenthes Bicalcarata, Nepenthes Ampullaria Green lip, Drosera Capensis, Drosera Capensis Red, Drosera Filiformis, Drosera intermédia, Drosera tokaiensis, Drosera Rotundifolia, Drosera snyderi, Drosera aliciae, Dionaea Muscipula

Estou a pensar faze lo numas mini estufas de 16 vasos de turfas que se vende no aki.(nao a da foto, acho que o que tenho se chama propagadores, ou mesmo mini estufa). Esta mini estufa tem cerca de 30x30 e 20cm altura com tampa de plastico e os vasos têm 6x6x6, o que penso ser ideal para estas plantas.
A ideia é começar em pequeno e posteriormente fazer algo como o que está na foto, ou seja, quando as plantas germinassem e estivesse na altura de mudar para vaso eu comprava uma estufa dessas.

A minha dúvida prende-se com a exposição solar que devo dar à estufa, estava a pensar deixar a estufa no exterior numa zona que apanha sol desde cerca das 9 da manhã até à 1 da tarde e posteriormente fica a sombra o resto do dia.. Como tem tampa ficava protegida do vento. Queria saber se esta exposição solar é adequada ou, caso nao seja, qual deverá ser a exposição adequada (eventualmente posso precisar de alguma protecção de rede?)

As sementes chegam amanhã (04/10/2011)(assim como o preparado da terra) e qualquer esclarecimento e dica é bem vindo!


Obrigado,

Diogo M.
Avatar do Utilizador
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:153
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm

Re: Plantas Carnívoras e as Estufas

Mensagem por Rafael Félix » outubro 3, 2011, 7:18 pm

Tendo em conta que estamos em Outubro, e o inverno está a chegar, penso que poderás usar ou não sementeira, exposta na rua todo o dia, com o máximo de sol possivel. É que o fotoperiodo agora é mais curto e menos intenso, as temperaturas também já não são muito altas. Por estes motivos, tens mais liberdade de movimentos (do que no verão, em que se metesses uma sementeira ao sol todo o dia cozias as sementes e as plântulas). Quanto à facilidade de germinação, devo dizer que tens aí muitas espécies não muito fáceis, e que demoram algum tempo a crescer (anos, entenda-se), como a D. californica e as Sarracenias, bem como D. muscipula. Tens também Drosera intermedia e as restantes deste género, com crescimento mais rápido. Pesquisa um pouco sobre a germinação de Mimosa pudica, já que é diferente do resto.

Boa sorte! ;)
dmeireles
Novato
Mensagens:2
Registado:outubro 3, 2011, 5:05 pm

Re: Plantas Carnívoras e as Estufas

Mensagem por dmeireles » outubro 5, 2011, 6:01 pm

Ok, Muito obrigado pela resposta!

cmprts
Responder