Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Aqui podes trocar e/ou oferecer plantas e sementes.
Avatar do Utilizador
SalsAmorim
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:554
Registado:fevereiro 10, 2011, 12:15 am
Localização:Coimbra
Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por SalsAmorim » junho 21, 2012, 1:33 pm

Sim porque em habitat natural alguns ficam gigantes! Falando relativamente claro. :P
Avatar do Utilizador
SalsAmorim
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:554
Registado:fevereiro 10, 2011, 12:15 am
Localização:Coimbra

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por SalsAmorim » junho 30, 2012, 11:48 pm

Não estou a contar manter esta oferta aberta durante muito tempo. Quanto mais frescas forem as sementes para vossa casa melhor por isso se ainda houver aí alguém que queira receber algumas sementes diga-me alguma coisa. O resto das sementes seguirá para o Banco de Sementes da associação e depois podem arranjá-las a partir de lá.

Todos os outros que já efetuaram um pedido mandem-me a vossa morada em PM para enviar-vos as sementes. Mesmo que não tenham nada para trocar podemos sempre falar noutra altura.

Agora deixo aqui algumas dicas para a sementeira:

Normalmente em sementes frescas não é preciso nenhum tipo de escarificação mas se quiserem fazer na mesma podem utilizar uma lixa ou uma faca para raspar/cortar parte da casca dura de fora na parte mais larga da semente para não danificarem o embrião. Podem mesmo chegar até o cotilédone (parte branca). Essa é a parte energética para alimentar o embrião até este ter raiz e folhas fotossinteicas. Não vai afetar na germinação e sempre ajuda a agua a chegar mais cedo ao interior da semente. Simular um incêndio ou usar mesmo acido para enfraquecer a casca da semente (Ácido giberélico ou GA3) também ajuda imenso no aumento das percentagens de germinação. Mas em sementes frescas é melhor deixar de parte estas técnicas mais invasivas por simplesmente não serem necessárias).

O Drosophyllum, como devem saber, tem que nascer no vaso em que fica para toda a vida. O que não quer dizer que o inicio da germinação não possa ser noutro local qualquer para poupar espaço. Caso queiram ter uma planta por vaso e tenham 10 sementes terão que ter 10 vasos diferentes à espera que alguma coisa germine lá. Como às vezes pode demorar uns largos meses ou mesmo não germinar nada ficarão com vasos no qual não tem a certeza se vai nascer algo ou não. Para evitar isto podem fazer de algumas maneiras diferentes.
Podem por exemplo colocar as sementes em vermiculite, algo humido ou mesmo solo em pequenos recipientes e observá-las todos os dias à procura da ponta branca da raiz a sair pela zona "bicuda" da semente. Nessa altura podem pegar na semente com cuidado e colocá-la no vaso definitivo.
Se não poderem estar sempre a ver as sementes ou tenham medo que quando olharem para elas já ser demasiado tarde podem comprar vasos de turfa, fazer-lhes diversos buracos para ajudar na drenagem e depois para as raízes passarem pelos buracos e colocar as sementes com o solo definitivo nestes vasos. Como andam pelo mercado alguns vasos destes que tem aditivos à turfa para ajudarem ao crescimento das plantas procurem pelos não aditivados. Nestes vasos os Drosos podem ficar até ter 4 ou 5 folhas (depende do tamanho do vaso). Após esta fase só tem que enterrar esse vaso no vaso definitivo. Sim o vaso também porque ele depois acaba por de desfazer com o tempo, não oferecendo nenhuma resistência à passagem das raízes.

Sobre o solo a mistura que normalmente uso é de 1/3 de Perlite, 1/3 de Areia e 1/3 de Vermiculite. Se quiserem podem também adicionar um bocado de turfa. Mas não aconselho mais do que uma mão cheia para cada vaso de 25 cm e é totalmente dispensável. Para alem destes existem pessoas que adicionam também pumice ou rocha vulcânica em bocados de cerca de 1cm simplesmente para aumentar a drenagem do vaso. Mas caso usem só os três ingredientes iniciais a drenagem já é muito rápida.

O material do vaso a usar não interessa muito (desde que tenham buracos de drenagem por baixo). Como sabem usei de plástico mas possivelmente os próximos que vou usar serão de barro. Não porque estou insatisfeito mas simplesmente porque o Droso simplesmente fica bem mais bonito quando é plantado nos vasos de barro com as sua saia de folhas secas que nunca chegam a cair. :D Sobre o tamanho entre 25 a 30 cm por diâmetro do vaso. É possível conseguirem ter 2 ou até mesmo 3 plantas nesses vasos desde que bem distribuídas mas podem simplesmente plantar só uma. Neste ultimo caso o Droso deverá ficar consideravelmente maior em tamanho sendo o dono do vaso.

Não devem deixar o vaso com prato de água. Possivelmente já leram nalguns websites de muitas pessoas que o fazem "supostamente" sem problemas. Eu não aconselho. As raízes do Droso apodrecem com muita facilidade. É mais aconselhável pulverizar todos os dias quando ainda são pequenos e regá-los 2 a 3 vezes por semana durante o verão quando já forem adultos.

Se colocarem varias sementes por vaso ou se as colocarem no vaso depois de já terem germinado aconselho a colocarem mais de 4 cm entre cada exemplar para aumentar a percentagem de germinação/sobrevivência. Menos que 4 cm e a percentagem de germinação desce dramaticamente.

Na vida dos Drosos existem 2 pontos cruciais de sobrevivência. Nos primeiros meses sobreviver a algum período de intenso calor pois ainda tem uma raiz de pequenas dimensões e após a primeira floração pois enfraquece a planta e caso ela já esteja fraca poderá mesmo ser demasiado para ela. Mas longe estou de vos recomendar de cortar o caule floral porque primeiro nem sei o que a planta poderá fazer para o compensar. Digo-vos também para não se preocuparem muito com o caule floral. Ele costuma desenvolver o caule floral quando tiver pronto.

Uma nota final que propositadamente deixo aqui no final para que fique na memória. O solo do Droso deve ser bastante leve e devido a isso poderão ter alguns percalços. Por exemplo chuvas poderão enterrar ou mesmo fazer com que as sementes saltem para outro lado no vaso ou até para fora deste estragando assim a disposição original das plantas. Também tal como já referi inicialmente devem pulverizar os pequenos Drosos e não regá-los porque basta um pouco de agua para os desenterrar. quando forem mais crescidos podem usar o corpo do Droso para amortecer a queda da agua. Podem também, quando já forem mais crescidos, colocar brita em cima do solo para impedir que o solo aqueça tanto e para impedir os buracos no solo da rega.

De momento não me lembro de mais nada. Caso tenham alguma duvida não tenham problemas em perguntar. Bons cultivos!
Avatar do Utilizador
SalsAmorim
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:554
Registado:fevereiro 10, 2011, 12:15 am
Localização:Coimbra

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por SalsAmorim » setembro 18, 2012, 12:34 pm

As sementes foram enviadas ontem em correio azul. Devem estar na casa dos interessados antes do final da semana. Depois digam alguma coisa porque guardei algumas sementes para semear na mesma altura que vocês para se poder comparar resultados. O resto das minhas sementes foram enviadas para o banco de sementes da associação. Caso alguém esteja interessado pode mandar vir por lá.

Pessoas que irão receber sementes.

Werds
CobraPt
FRX
Desv117
Rikass
Fsilva80
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por werds » setembro 18, 2012, 4:49 pm

Recebi hoje por volta das 11h da manhã ;)
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Avatar do Utilizador
Rikass
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:556
Registado:setembro 7, 2012, 12:19 am
Localização:Almada

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por Rikass » setembro 18, 2012, 5:08 pm

Já recebi, agora tenho de descobrir como vou raspa-las numa lixa sem as deixar fugir dos dedos :lol:
Imagem
FRX
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:615
Registado:setembro 16, 2011, 2:25 pm
Localização:Miratejo-Seixal

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por FRX » setembro 18, 2012, 7:56 pm

Tambem já devo ter recebido...mas não tenho a certeza porque estou de ferias no alentejo,quando voltar daqui as duas semanas entro en contacto para me darem umas dicas... :D
Avatar do Utilizador
tomas967
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:580
Registado:abril 29, 2012, 8:47 pm

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por tomas967 » setembro 18, 2012, 9:17 pm

sao gratis as sementes
Sent using my fingers
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por werds » setembro 18, 2012, 9:25 pm

As sementes foram enviadas ontem em correio azul. Devem estar na casa dos interessados antes do final da semana. Depois digam alguma coisa porque guardei algumas sementes para semear na mesma altura que vocês para se poder comparar resultados. O resto das minhas sementes foram enviadas para o banco de sementes da associação. Caso alguém esteja interessado pode mandar vir por lá.
Terás que pagar no banco de sementes ;)
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
joaoxs
Novato
Mensagens:4
Registado:março 8, 2012, 12:20 am

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por joaoxs » setembro 18, 2012, 11:29 pm

Boas ;)

só hoje é que vi este tópico.... :evil:

Ainda tens alguma coisa?
Avatar do Utilizador
Rikass
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:556
Registado:setembro 7, 2012, 12:19 am
Localização:Almada

Re: Sementes de Drosophyllum lusitanicum

Mensagem por Rikass » setembro 19, 2012, 12:00 am

As sementes foram gratis, agora para adquirir só pelo banco de sementes, mas falem mesmo por mp com o amorim sobre isso...
Já agora amorim eu pus as sementes num solo retirado de um pinhal perto da minha casa, a drenagem do solo é optima, mas receio ter lixado demasiado uma das sementes (só coloquei 5 num vaso de 40 cm de altura por 30 cm de diâmetro de plástico), porque quando reparei a semente já ia a meio lol, mas n vi nada branco, de qualquer maneira plantei na mesma porque as outras 4 correu bem...
Muito obrigado pela oferta :) Vou tentar a minha sorte, vamos lá ver XD
Imagem
Responder