Identificação das especies

Meta aqui a foto da sua planta para ser identificada
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm
Identificação das especies

Mensagem por xanubi » junho 2, 2015, 4:45 pm

Olá a todos, solicitava a vossa ajudar, para identificar para cada das minhas carnivoras, e perante isso que cuidados devo ter (todas elas brevemente vão passar para vasos maiores, e ter o substracto mudado (turfa loira e perlite)

Aqui fica:

Serracina (?)
Imagem

Nepenthes (?)
Imagem

Dioneia (?)
Imagem

Drosera #1 (?)
Imagem

Drosera #2 (?)
Imagem
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
isabel_maia
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:40
Registado:maio 18, 2015, 9:41 pm

Re: Identificação das especies

Mensagem por isabel_maia » junho 2, 2015, 5:30 pm

Boa tarde,

A Sarracenia não sei qual é, mas a 2a é uma Nepenthes Ventrata, a 3a é uma Dioneia Muscipula, a 4a é uma Drosera Capensis Red, e a 5a é uma Drosera Capensis Alba. Acho eu, mas alguem mais experiente dirá o veredicto final. Boa sorte com esta nova aventura.
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Identificação das especies

Mensagem por xanubi » junho 3, 2015, 12:53 am

isabel_maia Escreveu:Boa tarde,

A Sarracenia não sei qual é, mas a 2a é uma Nepenthes Ventrata, a 3a é uma Dioneia Muscipula, a 4a é uma Drosera Capensis Red, e a 5a é uma Drosera Capensis Alba. Acho eu, mas alguem mais experiente dirá o veredicto final. Boa sorte com esta nova aventura.
Muito obrigado isabel_maia.
Se mais alguém puder dar uma opinião extra, ficaria agradecido, principalmente na Sarracenia
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
AndreLima
Membro Intermedio
Membro Intermedio
Mensagens:1086
Registado:agosto 5, 2012, 10:12 pm
Contacto:

Re: Identificação das especies

Mensagem por AndreLima » junho 3, 2015, 1:23 pm

.
Última edição por AndreLima em fevereiro 29, 2016, 3:36 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Identificação das especies

Mensagem por xanubi » junho 3, 2015, 2:54 pm

AndreLima Escreveu:Dioneia é tipica .
Obrigado AndreLima. Alguém sabe a Sarracenia ?
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
raulpmartins
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:91
Registado:junho 13, 2014, 5:08 pm

Re: Identificação das especies

Mensagem por raulpmartins » junho 3, 2015, 5:06 pm

Boas
está aqui um tópico que é capaz de ajudar.
viewtopic.php?f=28&t=2161&p=11178&hilit=venosa#p11178
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Identificação das especies

Mensagem por xanubi » junho 3, 2015, 10:29 pm

raulpmartins Escreveu:Boas
está aqui um tópico que é capaz de ajudar.
viewtopic.php?f=28&t=2161&p=11178&hilit=venosa#p11178
Agradeço raulpmartins, mesmo assim fiquei na dúvida, acho que vou tirar umas fotos mais de perto, a ver se ajuda a identificar melhor.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Identificação das especies

Mensagem por CSofia » junho 4, 2015, 11:35 pm

A sarracenia deve ser um daqueles hibridos tipo a swaniana ou catesbaei, tenta ver com qual se identifica mais...
Na minha opinião pessoal (e nem sempre pensei assim) acho que começa a ser um risco tentar identificar plantas assim, apesar de que a parte importante para quem pergunta é saber com qual é mais parecida, o haver muitas misturas de híbridos pode levar a identificações pouco precisas futuramente...

As capensis umas parecem albas e as outras penso que sejam as normais e não as red, é possível chegar à conclusão certa depois de as plantas passarem uns tempos sempre sob sol directo, se já é o caso será o que referi...
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
xanubi
Membro Normal
Membro Normal
Mensagens:618
Registado:junho 1, 2015, 12:28 pm

Re: Identificação das especies

Mensagem por xanubi » junho 5, 2015, 12:53 am

CSofia Escreveu:A sarracenia deve ser um daqueles hibridos tipo a swaniana ou catesbaei, tenta ver com qual se identifica mais...
Na minha opinião pessoal (e nem sempre pensei assim) acho que começa a ser um risco tentar identificar plantas assim, apesar de que a parte importante para quem pergunta é saber com qual é mais parecida, o haver muitas misturas de híbridos pode levar a identificações pouco precisas futuramente...

As capensis umas parecem albas e as outras penso que sejam as normais e não as red, é possível chegar à conclusão certa depois de as plantas passarem uns tempos sempre sob sol directo, se já é o caso será o que referi...
Vou desistir de identificar então a Sarracenia. As Droseras quase de certeza que estão bem identificadas, mas as próximas semanas o vão dizer.
Visite a "Terra das Carnivoras"
-- "Só sei que quanto mais sei, mais vejo que nada sei" - verdade universal
FRX
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:615
Registado:setembro 16, 2011, 2:25 pm
Localização:Miratejo-Seixal

Re: Identificação das especies

Mensagem por FRX » junho 6, 2015, 7:14 pm

A sarracenia como a Sofia ja disse pode ser e mais provavel é ser mesmo mais um daquelas hibridos holandeses que ninguem sabe ja quanto cruzamentos foram feitos...o que é verdade é que todos os anos aparecem novos hibridos alguns com uma etiqueta com um nome bonito outros simplesmente com "sarracenia mix"...mas pelo que vejo na foto esse hibrido parece-me ser igual umas plantas que vi à venda no Leroy Merlin com o nome de Sarracenia x"maroon"... quanto ao resto das plantas ja está tudo correctamente identificado ficando so a duvida da Drosera capensis que parece-me ser uma tipica e nao a Red...mas isso basta dar-lhe sol e descobre-se rápido
Responder