Minhas primeiras Carnívoras

Aqui pode colocar fotos das suas plantas, Growlist e Wishlist
Avatar do Utilizador
adfafe
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:23
Registado:outubro 25, 2011, 12:06 am
Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por adfafe » março 4, 2012, 4:10 pm

Boas,

Aproveito que hoje tirei umas fotos novas, e faço a apresentação das minhas meninas...
Como disse na minha apresentação, tenho-as desde Outubro.

Dioneae
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Como vêm, apesar de estar estado o tempo todo na rua, ela manteve muitas armadilhas, e agora está a nascer o caule floral... Já li muitas opiniões diversas acerca disso, por isso estou um bocado indeciso em relação de corta-lo ou não. Ela ainda é pequena e também não tenho interesse em sementes... acham que deva cortar?

Nepenthes
Imagem
Temo que a minha Nepenthes esteja a demorar muito a ambientar-se... desde que veio que ainda não apareceu nenhum jarro novo, e têm vindo todos a começar a "secar"...
Imagem
Este é o aspecto da folha que mais cresceu desde que a planta cá está...
Imagem
Esta foi a última resistente, que também já está a sucumbir...
Imagem
Ela está um pouco apertadinha... estou a pensar em mudar de vaso, acham que isto é só uma, ou dá para separar em mais?


Em relação à troca de substrato e vasos, eu queria mudar as duas... estava há espera da melhor altura, mas já vi gente a dizer que já se pode começar a transplantar. O que acham?
A Dioneae são pelo menos 2 plantas... mas desconfio que sejam 3...

Cumprimentos,

André Gonçalves
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por werds » março 4, 2012, 4:55 pm

Muito bonitas,acho que não devias cortar a flor da dioneia,pois na natureza ninguém vai lá cortar,mas se não queres sementes,podes cortar acho eu.
A tua nepenthes está muito mais bonita que á tua,eu deixei-a na rua , e a 1 mes e que a pus em casa, ou seja, tudo seco, so sobreviveram 3 pés e mesmo assim ,não sei se vão durar.
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por cp_produtos » março 4, 2012, 7:32 pm

Sobre o caule floral, é fácil de decidir o que fazer, se não tens interesse em sementes ou em ver a flor que também não é nada de especial, podes cortar.

A opção sobre os caules florais nas dionaeas saudaveis basicamente é, ou deixar ficar e ter flores ou cortar e ter uma planta maior.

A nepenthes dá para dividir.

Sobre transplantar no caso da dionaea é mesmo agora a melhor altura, no caso da nepenthes pode ser agora, mas é mais indiferente, pode ser mais para a frente se quiseres, só não recomendo esperares pelo verão.

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por CSofia » março 4, 2012, 7:43 pm

Ora bem vou dar a minha opinião! A tua Dionaea tem umas cores bonitas! Eu separei ontem a minha (a seguir já ponho fotos) se queres separar esta era a melhor altura.
Acho que se a vais separar e não tás interessado em sementes e achas que a planta pode ficar debilitada se calhar não é má ideia cortar. Eu sei que na natureza ninguém vai cortar, mas em casa trata-se da nossa planta e as vezes é o único exemplar que temos e preferimos vê-la grande e bonita do que num caso extremo mesmo morrer.
A tua Nepenthes se dizes que a tens também desde Outubro ou por aí acho normal que ela esteja com dificuldades em dar jarros porque foi época de frio e é sempre mais crítica para elas, a minha está tipo a tua, mas só tinha um jarro e começou a semana passada a secar, e as folhas novas também estão só ainda como essa foto do teu exemplo.
Quanto a separar assim a superfície parece que estão aí duas soltas e uma delas com vários rebentos, mas podem estar as duas juntas mais abaixo do solo se assim for essas não convêm separar porque já cresceram bastante os dois raminhos ao que me parece pelas fotos claro. Uns rebentos mais pequenos que pareces ter a volta de um dos pés maior não consigo ver bem o tamanho, mas depende sempre um bocado há um tamanho em que ainda considero pequeno de mais para separar (não parece o caso desses) e depois quando já estão granditos também as vezes parece que têm mais dificuldades em pegar. Aí não consigo ver ao certo o tamanho deles...
Espero ter ajudado nalguma coisa, claro que como disse esta é só a minha opinião... :) Boa sorte ;)
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
adfafe
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:23
Registado:outubro 25, 2011, 12:06 am

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por adfafe » março 4, 2012, 9:57 pm

Obrigado pelas respostas rápidas!

Acho que vou mesmo cortar o caule... quero vê-la grande e forte, pelo menos este ano acho que lhe será benéfico.

Também já fiquei mais descansado em relação à Nepenthes... mas de qualquer forma vou mesmo transplantá-la.


...vou fazer umas comprinhas ao Cp... :D
Avatar do Utilizador
zedmanfil
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:135
Registado:outubro 10, 2011, 8:19 pm
Localização:Lisboa

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por zedmanfil » março 5, 2012, 1:35 pm

Bem com todos os conselhos que já te deram digo-te só que a tua dionaea tá muito fixe ;)
Avatar do Utilizador
adfafe
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:23
Registado:outubro 25, 2011, 12:06 am

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por adfafe » março 5, 2012, 4:47 pm

Obrigado zedmanfil!
Quando comprei tinha uns 50 vasos lá e eu escolhi aquela com muito carinho! lol
Avatar do Utilizador
zedmanfil
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:135
Registado:outubro 10, 2011, 8:19 pm
Localização:Lisboa

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por zedmanfil » março 5, 2012, 9:41 pm

LOL
Escolheste bem ;)

Eu costumo ficar montes de tempo a escolher qual é que vou levar :D
Avatar do Utilizador
adfafe
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:23
Registado:outubro 25, 2011, 12:06 am

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por adfafe » agosto 9, 2013, 12:26 am

Boa noite.

Já há algum tempo que não atualizava isto... às vezes venho tirar umas dúvidas ao chat, mas não tenho tido muito tempo junto das minhas plantas. Neste momento vivemos em casas separadas. :)

Já passou mais de um ano desde que este tópico foi criado, parece-me uma boa altura para fazer um update.
Aqui no fórum dei conta dos transplantes que fiz às plantas nesse ano... este ano não alterei nada.

Já estão bastante apertadas de novo...
Imagem
Imagem
Imagem
Gosto do aspeto com que estão... só falta mesmo dar-lhes mais espaço. Vê-se ali umas mais verdinhas porque passaram uma semana sem sol direto e foi quando cresceram mais.

Imagem
Estas estão mesmo muito altas!
Imagem
Imagem
Esta mais velha ficou assim com a parte de baixo do caule castanho, não é mau sinal, pois não?
Imagem
Imagem
Imagem
Todas as folhas dos dois caules originais acabam por secar assim, uns crescem mais do que outros mas o resultado é sp o mesmo... :/
Imagem
Imagem
Imagem
Todas estas armadilhas que vêem são dos rebentos mais recentes.
Imagem
Já estão bastantes a sair do mesmo sitio...


E pronto, digam de vossa justiça.
Dicas são bem vindas! :)
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1920
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Localização:Alverca
Contacto:

Re: Minhas primeiras Carnívoras

Mensagem por cp_produtos » agosto 9, 2013, 9:31 am

As dionaeas estão muito bonitas, boas cores :)

As nepentes estão grandonas, a falta de armadilhas é um problema de ambientação provavelmente, porque os rebentos mais novos já nasceram com essas condiçoes e estão a safar-se bem.

A parte castanha que referes nao tem mal nenhum, é a parte mais velha do caule a lenheficar.

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
Responder