A minha pequena colecção :P

Aqui pode colocar fotos das suas plantas, Growlist e Wishlist
RuiPinto79
Membro Casual
Membro Casual
Registado:abril 24, 2011, 12:22 am
A minha pequena colecção :P

Mensagem por RuiPinto79 » junho 29, 2011, 11:12 pm

Boas,
Depois de hoje ter andado a transplantar tudo o que já andava cá por casa, de arranjar nova casa para as novas chegadas e de fazer duas sementeiras, venho aqui mostrar as fotos das minhas carnívoras.
Ainda são poucas mas espero vir a tornar a colecção cada vez maior.
Ora cá vai:

Dionaea muscipula:
Imagem

Sarracenia x farhamii: (até prova em contrário se encontrar xD)
Imagem

Drosera capensis (depois do aglomerado original ter sido separado em 6 plantas) e sementeira de Drosera spatulata:
Imagem

Pinguicula (já agora agradecia numa possível identificação da espécie):
Imagem

Drosera spatulata (chegada de uma viagem atribulada):
Imagem

Drosera capensis var. alba (que veio na mesma viagem):
Imagem

Sementeira de Drosera capensis var. alba:
Imagem

Nas duas sementeiras usei uma camada inferior de leca (argila expandida) para uma melhor drenagem da água e para manter um reservatório constante de água.

O pessoal mais atento deverá ter reparado que as novas aquisições foram a Drosera spatulata e a Drosera capensis alba, ganhas nos leilões deste fórum.
Antes de o pobre aspecto destas duas plantas (principalmente da capensis) levantar dúvidas em relação á fonte das mesmas (moderadores de fórum/gestores de leilões), tenho a referir que o mau aspecto deve-se em muito á demorada entrega da encomenda onde estas vinham, depois de ter havido problemas na entrega do correio da minha zona.
Tenho assim a salientar e a sublinhar que: quem enviou a encomenda ou quem criou as plantas, em nada tem culpa pelo aspecto das mesmas. (Apenas o serviço de correios da minha zona xD)

Só para o caso de houver pessoal pessimista em relação aos leilões ou aos moderadores deste fórum. :P

Agora de volta ao assunto original deste tópico.
Tenho a pedir que alguém que denote algo que eu esteja a fazer de errado nos cuidados das minhas plantas ou sementeiras, que me faça o favor de avisar.

Sem mais nada a acrescentar,
Rui Pinto
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Registado:fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Contacto:

Re: A minha pequena colecção :P

Mensagem por cp_produtos » junho 29, 2011, 11:54 pm

É pena quando os ctt não colaboram :(

De resto as tuas plantas estão com bom aspecto, o único reparo que posso fazer diz respeito ao uso de recipientes sem furos com a técnica do tubo para a rega, se um recipiente tiver furos e um prato por baixo não há forma de regar a mais ou a menos, com os recipientes sem furos é mais complicado de gerir o nível da água, não é impossível, mas requer mais atenção e cuidados.

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm

Mensagem por CSofia » junho 30, 2011, 1:31 am

Gostei da tua colecção :)

Está tudo muito bem arrumadinho nos vasos, dá gosto ver! ;)
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Vartax
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Registado:fevereiro 4, 2011, 7:42 pm
Contacto:

Mensagem por Vartax » junho 30, 2011, 10:02 am

Parecem bem tratadas :)

A spatulata esta com melhor aspecto do que pensava depois de levar tanto tempo a chegar ai, a alba é que parece estar mais em baixo.

Com o tempo vao recuperar vais ver.

Em relação a pinguicula nada melhor do que deixar ela dar flor para se ver.
Plantas ezotikas em http://www.ezotiknature.com
Rafael Félix
Membro Casual
Membro Casual
Registado:fevereiro 9, 2011, 8:28 pm

Mensagem por Rafael Félix » junho 30, 2011, 8:06 pm

Gostei de ver esse pequeno grande princípio ;)

Estou em crer que qualquer uma das plantas, a partir de agora, só terá uma evolução positiva.

Quando à Pinguicula, onde a arranjaste? Pode ser Pinguicula 'Tina', mas eu sou pouco conhecedor das Pinguicula!
RuiPinto79
Membro Casual
Membro Casual

Mensagem por RuiPinto79 » junho 30, 2011, 9:02 pm

A Pinguicula arranjei-a através da loja Cognoscitiva em Almada, bem como a turfa e a perlite.
Apenas terão de fazer a encomenda atempadamente. Visto que as plantas e os substratos não se encontram na loja.

Tenho a dizer que o pessoal da loja foi muito atencioso. Recomendo a qualquer pessoa que necessite de substrato para as suas plantas.

Hoje, ao final da manhã decidi tirar todos os vasos e sementeiras do sol directo.
Encontrei o solo muito seco e as droseras sem o habitual muco nas folhas (sinal óbvio que a humidade não era a mais adequada).
Penso que se deve á turfa ainda não estar completamente "empapada" para oferecer um suporte físico adequado ás plantas.
Vou dar um tempo de adaptação ás plantas antes de as voltar a por ao sol directo.

Estarei a fazer bem??? Digam-me :P
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Contacto:

Mensagem por cp_produtos » junho 30, 2011, 11:34 pm

Um pormenor essencial que é sempre importante reforçar é que se deve molhar bem a turfa quando se está a fazer as misturas e antes de colocar nos vasos, a turfa seca é dificil de humedecer e por isso deve-se fazer isso previamente, para garantir que as plantas so serem transplantadas vão ter acesso á água.

Sim se estavam muito secas convém resguardares do sol, mas as droseras não precisam de um valor elevado de humidade atmosférica desde que tenham água no solo, se resolveres o detalhe do solo ter água, podem estar sempre ao sol.

.
.

.
SalsAmorim
Sócio APPC
Sócio APPC
Registado:fevereiro 10, 2011, 12:15 am

Mensagem por SalsAmorim » julho 16, 2011, 5:44 pm

A turfa seca é mesmo hidrófoba. Caso coloques turfa seca num vaso e metas num balde com água, a tentar humedecer o solo depois, como se faz nalgumas misturas de outras plantas, vais ver que sai tudo logo do vaso como se fosse uma rolha a saltar duma garrafa! :D
RuiPinto79
Membro Casual
Membro Casual

Mensagem por RuiPinto79 » abril 12, 2012, 12:11 am

Olá pessoal, long time no see!!! xD

Já faz tempo desde a última vez que aqui postei alguma coisa ou que apareci no chat,embora visite regularmente o fórum e esteja sempre a par dos útimos tópicos.
Após um tanto tempo sem disser nada aqui no fórum, cá venho mostrar a actualização da minha colecção de CP's (e q grande actualização desde o meu último post... :P ).

Começo pelas minhas Droseras.

Após um acidente com a antiga "floreira" em que tinha as capensis típicas (ver post em cima), que após uma chuvada ficou inundada, aí estão elas:

Drosera capensis #1:
Imagem

Drosera capensis #2:
Imagem

Drosera capensis #3:
Imagem

Drosera capensis #4:
Imagem

A outra irmã capensis mais pálida (Drosera capensis "alba"), que cresceu a olhos vistos desde a última actualização:
Imagem

Aqui está a Drosera binata var. multifida que ganhei num dos leilões da APPC (embora ainda não tenham aparecido folhas típicas das multifida deve estar para próximo tal acontecimento tendo em conta o rápido desenvolvimento):
Imagem

A Drosera spatulata, que já recuperou depois de quase ir desta pra melhor quando as folhas secaram quase toas:
Imagem

Drosera adelae, comprada ao CP, que parece que só agora se começou a ambientar à nova casa:
Imagem

E para terminar as Drosera, uma sementeira de Drosera nidiformis:
Imagem

Agora passando ás Sarracenias:
Sarracenia "híbrido" (depois de teimar em sendo uma xfarhami, lá me tive de contentar com a simples designação "híbrido" xD), a mais velha cá de casa e uma das primeiras plantas a cá chegar:
Imagem

E duas recentes aquisições (distribuídas por Minipreço):
Uma que é sem dúvida um híbrido:
Imagem

E outra que me arrisco a dizer que é uma Sarracenia purpurea, mas não excluo a hipótese de outro híbrido:
Imagem

Agora as Dionaeas:
A mais velha (que em conjunto com a Sarracenia foi a primeira a cá entrar em casa) que vai dar flor pela primeira vez desde que cá está:
Imagem

Imagem

E ainda as seedlings de dionaea que por aqui andam:
Imagem

A Pinguicula, que após floração e ter dado as folhas características da espécie confirma-se ser uma Pinguicula xweser:
Imagem

Aqui mostro a evolução dela desde que cá está (da esquerda para a direita e de cima para baixo):
Imagem

E por último umas sementeiras que fiz que até ao momento ainda não apresentaram grandes resultados :( (nem tudo são rosas):
Imagem

Para além das plantas apresentadas nas fotos ainda tenho mais duas Dionaeas, uma Nephentes rebbeca soper, uma Nephentes alata, um Cephalotus, várias Droseras pulchella x nitidula e mais umas Droseras scorpioides.

Numa outra altura irei também postar as fotos destas.

De resto, tenho a agradecer a quem contribuiu para o aumento da colecção, e a pedir que me dêem o vosso entender em relação à mesma.

Sem mais nada a acrescentar, beijos e abraços,
Rui Pinto
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Contacto:

Mensagem por cp_produtos » abril 12, 2012, 12:16 am

está tudo com bom aspecto, gostei de ver :D

mas penso que o que causa mais impacto é a evolução da pinguicula, grande diferença na sequencia das 4 fotos, espectaculo.

.
.

.
Responder