Página 1 de 1
Transplante e divisão
Enviado: março 11, 2012, 10:39 pm
por adfafe
Para além de transplantar a Dioneae, também fiz o mesmo com a Nepenthes...
Comprei este vaso no Aki, para ser a nova casa da minha Nepenthes...

Fora do vaso original

A separação foi fácil em 2... que estavam mesmo divididos de origem com este material...

Depois de pensar um bocado, decidi aventurar-me e separar 4 pequenos rebentos de uma das metades...

A outra metade voltou para o vaso original... com solo novo.
Depois de pensar um bocado é que me lembrei que os rebentos (que não têm raiz) não deviam estar no mesmo vaso que a grande, que tem raiz...
Como não tinha tempo para mais nada, decidi apenas tentar remediar e pus pelicula à volta das pequenas, para que fiquem com mais húmidade. Para a semana devo separá-las para um sitio onde se possam desenvolver melhor.
O que é que voces acham? Fiquei um bocado preocupado com aquelas pequenas... agora só as volto a ver para a semana, mas qualquer indicação mais simples, é só dizer ao meu irmão... Já lhe disse para borrifa-las mais frequentemente.
Também já vi quem defendesse que se deve cortar as folhas destas para que não necessitem de tanto aporte de água, que não tendo raiz, não conseguem obter. Qual é a vossa opinião?
Cumps,
André Gonçalves
Re: Transplante e divisão
Enviado: março 11, 2012, 11:02 pm
por cp_produtos
eu sou adepto do corte de grande parte da superficie de folhas, acho que a carla tem por aqui no forum um topico com fotos da divisão que fez de umas neps, vê-se lá uma foto desse detalhe exacto.
neste topico:
viewtopic.php?f=18&t=113
mas se estiverem com muita humidade ha a possibilidade de se safarem mesmo assim, mas não é desta forma que eu aconselhavaria a fazer com os rebentos, principalmente porque agora parece que a temperatura vai aumentar.
.
Re: Transplante e divisão
Enviado: março 12, 2012, 12:07 am
por adfafe
Pois, entusiasmei-me com a divisão que nem pensei nas condições...
Será que aguentam assim até à prox. semana?
Escusava de pedir ao meu irmão para andar a cortar as folhas e assim no sábado fazia o serviço todo.
Re: Transplante e divisão
Enviado: março 12, 2012, 12:15 am
por cp_produtos
pede-lhe para ir vigiando, e isto pode não ser facil de explicar por palavras e requer alguma experiencia pratica, mas ele que vá apalpando as folhas, se mantiverem o vigor deixa andar, se começarem a ficar moles estão a ficar sem água.
Na falta de experiencia pode usar as folhas da grande que tem raizes como comparação.
.
Re: Transplante e divisão
Enviado: março 12, 2012, 2:04 am
por SalsAmorim
Mesmo em mudanças normais costumo ver como ficaram as raízes e cortar um bocado de partes de folhas ou folhas inteiras. Em qualquer mudança de plantas com raízes frágeis perdem-se sempre algumas e é ter raízes a mais para as folhas que temos do que ter poucas raízes para fornecer agua ao resto da planta. Quantas mais folhas mais evaporação.
Re: Transplante e divisão
Enviado: março 12, 2012, 3:20 am
por CSofia
Só agora reparei no tópico... O CP referiu bem o meu tópico, e realmente para as estacas eu cortei as folhas, como podes lá ver nos rebentos que separei ao mesmo tempo não cortei as folhas mas os rebentos tinham umas folhas relativamente pequenas até, o que já não é bem o caso desses.
Realmente o reparo que ia fazer é mesmo o que referis-te... Os rebentos deviam ter tido um tratamento mais cuidado.
Não sei até que ponto o corte das folhas faz diferença mas pelo menos a película já me parece uma boa ajuda. O teu irmão que borrife e vá espreitando a ver se as folhas mantêm a humidade ou se passado 2 ou 3 horas secam. O bom era se necessário tentar isolar ainda mais para que praticamente com uma borrifadela as folhas continuem húmidas até ao dia seguinte. Era o indicador de que tava a conseguir manter uma boa humidade. Claro que se a temperatura no local onde está a planta for alta ou se apanhar sol vai ser complicado isso. O que também se corrige borrifando mais vezes simplesmente isso nem sempre é possível assegurar.
Re: Transplante e divisão
Enviado: março 12, 2012, 11:14 pm
por adfafe
Obrigado pelos conselhos, pessoal.
Já lhe tenho estado a dizer para ele borrifar as plantas sp que passar lá perto. Ele tem muito tempo, pode é não ter muita paciência e interesse, mas nada como tar sempre a foder-lhe a cabeça!

Re: Transplante e divisão
Enviado: março 24, 2012, 7:38 pm
por adfafe
Boas,
Separei os rebentos já na semana passada, mas não tenho tido muito tempo para vir aqui actualizar.
Passei-os para uns garrafões também, e têm mantido a húmidade. Espero que resulte.
Como veem cortei as folhas.

Mostro agora em pormenor um rebento em que uma folha desenvolveu alguma coisa depois de a ter cortado...
Entretanto, nas "grandes", começaram a secar as folhas mais próximas da base... será que há algum problema? É que foi nas duas...
Já pensei que pudessem estar muito elevadas no solo, aquela parte castanha do caule não deveria estar debaixo de terra? ...já estavam assim no vaso de origem, por isso é que fiz igual.
Também em relação aos jarros, estão bastante secos... há alguma altura em que se deva cortar?
André Gonçalves
Re: Transplante e divisão
Enviado: março 24, 2012, 9:00 pm
por cp_produtos
ligeiramente acima de onde as folhas saem do caule existe um pontinho pequenino no caule, é dai que vai nascer o novo ponto de crescimento, vai vigiando esses pontos.
As folhas velhas não e nada de peocupante, corta e pronto.
Sobre os ascideos eu corto só quando estiverem totalmente secos, enquanto houver parte verde em baixo o liquido ainda é util á planta, só quando secam totalmente é que já não servem para nada, mas isto é opção, há quem corte mais cedo que isso.
.
Re: Transplante e divisão
Enviado: março 26, 2012, 7:53 pm
por CSofia
Hehehheheh garrafões onde é que eu já vi isso!
Agora é esperar para ver...