Nepenthes - mitos e realidades

Tropical Pitcher Plant
Responder
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Registado: fevereiro 11, 2011, 5:26 pm

Nepenthes - mitos e realidades

Mensagem por CSofia » agosto 26, 2013, 12:53 am

Olá pessoal, tal como se tinha falado na necessidade de abrir um tópico de discussão sobre as várias condições de cultivo possíveis para as várias espécies de Nepenthes, estou hoje a tomar a iniciativa, até porque vejo que esse tipo de dúvidas se repete mais e mais bem como em outros géneros de plantas...

Fica aqui o meu sincero pedido para que por favor colaborem, que metam fotos das vossas plantas e as condições em que são mantidas e/ou experiências de sucesso/insucesso.

Vou começar pelo exemplo das minhas:

Minha primeira Nepenthes Rebecca Soper chegou cá a casa assim num mês de Maio

Imagem

Como o que aconselhavam era estar dentro de casa, com luz indirecta e só regando por cima foi o que fiz. Ficou dentro de casa em frente a uma janela num local fresco onde apanhava pouca luz e nunca sol directo facto que influenciava certamente o solo se manter húmido por imensos dias sem ser regada. Foi trocada para solo novo.

Em Outubro desse mesmo ano o seu aspecto era este

Imagem

As folhas novas cada vez se desenvolviam pior até que o centro chegou mesmo a ficar escuro e eu decidi corta-la toda em estacas.

Duas estacas que mantive comigo, fotos de Abril de 2012, interior sem sol directo e regas na superfície.
Imagem

Setembro de 2012 foram para o exterior como se pode ver a coloração das novas folhas
Imagem

Dezembro 2012 já só fiquei com uma delas
Imagem

Abril 2013 foi mudada para um vaso de furos e colocada em tabuleiro junto com as outras plantas
Imagem

Actualmente e para não me chamarem mentirosa (a não ser que digam que a coloquei no tabuleiro no meio dos outros vasos só para tirar foto) aí está ela sempre com água no tabuleiro. Pode-se ver que as folhas mais antigas estão queimadas do sol porque não tive o cuidado de lhe ir aumentando aos poucos a exposição solar.
Imagem

Posteriormente vou colocar a evolução das minhas outras Nepenthes!
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
cp_produtos
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Registado: fevereiro 9, 2011, 12:25 pm
Contacto:

Re: Nepenthes - mitos e realidades

Mensagem por cp_produtos » agosto 26, 2013, 9:44 am

Rebecca na "estufa 51", Sol directo o dia todo, de dia no verão as temperaturas chegam aos 45 ºC, baixa humidade, no inverno as temperaturas podem em alguns dias aproximam-se dos 0 ºC, por exemplo quando neva.

Quando levo nepenthes para a estufa pela primeira vez nunca as levo para lá nas epocas do ano com condiçoes mais extremas, mas levo-as na primavera para terem algum tempo para se adptarem, depois de adaptadas já não há problema.

Imagem

Em relação á rega, tenho todas as minhas nepenthes sempre com água por baixo excepto quando já são grandes demais e já ficam com folhas demasiado grandes e têm de estar em vasos suspensos.

.
.
http://www.carnivoras.org/
informações de cultivo,carnivoras e acessórios para venda

http://carnivorasorg.blogspot.pt/
blog carnivoro, promoções e novidades, aproveite...

http://semsolo.blogspot.pt/
blog sobre plantas aereas - Tillandsias

.
tomas967
Membro Normal
Membro Normal
Registado: abril 29, 2012, 8:47 pm

Mensagem por tomas967 » agosto 26, 2013, 1:06 pm

cp_produtos Escreveu:Rebecca na "estufa 51", Sol directo o dia todo, de dia no verão as temperaturas chegam aos 45 ºC, baixa humidade, no inverno as temperaturas podem em alguns dias aproximam-se dos 0 ºC, por exemplo quando neva.

Quando levo nepenthes para a estufa pela primeira vez nunca as levo para lá nas epocas do ano com condiçoes mais extremas, mas levo-as na primavera para terem algum tempo para se adptarem, depois de adaptadas já não há problema.

Imagem

Em relação á rega, tenho todas as minhas nepenthes sempre com água por baixo excepto quando já são grandes demais e já ficam com folhas demasiado grandes e têm de estar em vasos suspensos.

.

Acontece o mesmo com as minhas sempre a chapa do sol o tia todo as minhas por medo n tem prato por baixo mas achoque as rebeccas sao uma das poucas que se aguentam nesse estado.
Sent using my fingers
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Registado: fevereiro 11, 2011, 5:26 pm

Mensagem por CSofia » agosto 26, 2013, 1:29 pm

Nepenthes Linda, adquirida em final de 2012, foi mudada de solo e passou o Inverno dentro de casa em frente à janela, esta janela tem pouca luz e nunca sol directo, regada por cima quando o solo estava seco, borrifada esporadicamente.
Imagem

Na Primavera quando as noites começaram a ficar menos geladas coloquei-a ao ar livre e ao sol neste local, regas por cima, borrifada cerca de uma vez por dia.
Imagem

Inicio do Verão, continua no mesmo local que anteriormente (embora a foto tenha sido tirada noutro local) sol directo desde o inicio da manhã até meio da tarde, com a subida da temperatura o solo secava diariamente então em vez de regar por cima coloquei um garrafão sempre com água por baixo, borrifada cerca de uma vez por dia.
Imagem

Foto actual mesmas condições descritas imediatamente acima.
Imagem
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Registado: janeiro 3, 2012, 8:12 pm

Mensagem por werds » agosto 26, 2013, 6:03 pm

Bem aqui vou contribuir com a minha experiência que tenho com as minhas nepenthes, durante o Inverno tenho as nepenthes todas na cozinha um local mais quente do na rua , mas com uma mais fraca luminosidade e ficam mais ou menos como ficou a nepenthes rebecca soper da Carla, mas eu não tenho outro sítio onde as colocar se não este, na rua morriam o que já aconteceu com uma que tive. Quando as temperaturas começam a subir na Primavera vão todas para um alpendre que tenho no quintal onde ficam suspensas e rego-as por cima e borrifo umas 3 vezes ao dia; não apanham sol directo mas sim sol indirecto muito forte .. o que quero dizer com isto é que existe sol directo a 1m donde elas estão. Seguem fotos:

Nepenthes rebecca soper e ventrata( na 1ª foto é o sítio onde elas estão , as restantes fotos foram tiradas noutro local para se ver melhor cada planta):

Imagem

Imagem

Imagem
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Registado: janeiro 3, 2012, 8:12 pm

Mensagem por werds » agosto 26, 2013, 6:04 pm

Imagem
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
tomas967
Membro Normal
Membro Normal
Registado: abril 29, 2012, 8:47 pm

Mensagem por tomas967 » agosto 26, 2013, 10:31 pm

A minha a luz indireta e bastante água com varias borrifadelas.

Imagem

Imagem

Depois a sol direto dia todo a torreira do sol com menos agua humidade sempre entre 50 e 70.

Imagem

Imagem
Sent using my fingers
Responder