Drosera adelae AJUDA

Sundew
LuisMM
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:41
Registado:março 24, 2016, 6:39 am
Localização:Charneca da Caparica, Almada
Drosera adelae AJUDA

Mensagem por LuisMM » junho 1, 2016, 9:44 pm

Boas, mais uma vez preciso de ajuda, agora com a Drosera Adalae. Quando a comprei ela vinha com folhas e estavam sempre a surgir mais. Mas passado 1 mês começou a deixar de produzir folhas e as que nasciam secavam logo.

Antes
Imagem

Agora
Imagem
Imagem

Elas estavam a receber sol directo das 09h00 ate as 20h00. O que eu fiz hoje foi meter a sombra porque estou a desconfiar que seja do sol.

Alguma sugestão?

Cumprimentos
FRX
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:615
Registado:setembro 16, 2011, 2:25 pm
Localização:Miratejo-Seixal

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por FRX » junho 2, 2016, 1:16 am

Sim...foi a transição para muitas horas de sol...essa planta era das minhas certo..?elas aqui estão habituadas a apanhar sol directo só de manhã, o ideal é ir habituando a planta gradualmente.
Avatar do Utilizador
dreamfalcon
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:484
Registado:março 7, 2011, 9:18 pm
Localização:Lisboa
Contacto:

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por dreamfalcon » junho 2, 2016, 9:17 am

A minha está parecida mesmo tento feito uma habituação gradual ao sol.
Também a coloquei à sombra a ver se recupera.
Associação Lusitana de Bonsai www.albonsai.pt
Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras http://www.appcarnivoras.org
LuisMM
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:41
Registado:março 24, 2016, 6:39 am
Localização:Charneca da Caparica, Almada

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por LuisMM » junho 2, 2016, 9:51 am

Sim FRX era. Eu tbm fiz a habituação ao sol aos poucos. Será que esta espécie não deve estar tanto tempo ao sol?
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por GUNNER » junho 2, 2016, 4:11 pm

Penso que as Droseras do grupo Queensland não gostam de muito sol ... não me parece que apanhem assim tanto nas florestas húmidas de onde são originárias.

http://www.carnivorousplants.org/howto/ ... opical.php
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
LuisMM
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:41
Registado:março 24, 2016, 6:39 am
Localização:Charneca da Caparica, Almada

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por LuisMM » junho 2, 2016, 6:52 pm

Pois eu sabia que era originária da Austrália e como lá faz muito calor e tem muito sol pensei que não haveria problema. Mas já vi que estou errado. Se tiver a sorte que ela recupere vou tentar encontrar um sitio onde apanhe sol direto só pela manhã como o FRX faz. A minha ideia era que ela ficasse super vermelha.
Avatar do Utilizador
CSofia
Moderador do Forum
Moderador do Forum
Mensagens:1377
Registado:fevereiro 11, 2011, 5:26 pm
Localização:Sta Iria da Azóia, Lisboa

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por CSofia » junho 2, 2016, 9:50 pm

Elas habituam-se mas é preciso muito tempo, é preciso já estarem bem estabilizadas no vaso, as minhas foram mudadas de vaso há cerca de um ano e estão agora há uns meses em sol directo sem problemas:

Imagem


Mas sempre as preferi manter mais na sombra, cresciam mais apesar de verdes mas gostava de as ver com folhas mais largas... E mesmo na sombra às vezes sem mais nem menos me acontecia de uma ou outra ficar assim, eu achava que era do meu quintal ser muito abafado mas no Inverno às vezes também me davam problemas por isso não cheguei a tirar conclusão alguma.
Os melhores cumprimentos,

Sofia Silva
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por werds » junho 3, 2016, 6:47 pm

Realmente as Droseras de Queensland(encontrando-se estas em florestas tropicais desta região), têm pouco sol directo no seu habitat até como podes ver com uma pesquisa rápida no google, levando a que eu até aconselhasse a mantê-las num lugar com mais sombra que sol directo, mas também é verdade que se consegue mantê-las como a Carla tem, e eu até tenho algumas assim que ficaram como as tuas mas depois passado um tempo recuperam.

Lembrando que + mais sol, armadilhas maiores e mais verdes; -sol armadilhas menores e mais coloridas ;)
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
LuisMM
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:41
Registado:março 24, 2016, 6:39 am
Localização:Charneca da Caparica, Almada

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por LuisMM » junho 3, 2016, 7:06 pm

Eu prefiro as plantas bem vermelhas como as da CSofia era assim que eu queria que as minhas ficassem. Agora espero que elas recuperem e depois logo volto a tentar adapta-las ao sol, mas desta vez vou com mais calma. Eu costumo de 3 em 3 dias aumentar o numero de horas de sol e tenho conseguido com varias droseras, pensava que eram todas iguais, erro de novato.
Avatar do Utilizador
dreamfalcon
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:484
Registado:março 7, 2011, 9:18 pm
Localização:Lisboa
Contacto:

Re: Drosera adelae AJUDA

Mensagem por dreamfalcon » junho 13, 2016, 2:30 pm

Depois de semana e meia à sombra e com ajuda na alimentação a minha já recuperou.

Imagem
Associação Lusitana de Bonsai www.albonsai.pt
Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras http://www.appcarnivoras.org
Responder