Ajuda iniciante

Venus Fly-Trap
pedroserrano
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:19
Registado:abril 27, 2016, 3:07 pm
Ajuda iniciante

Mensagem por pedroserrano » abril 27, 2016, 3:20 pm

Sou novo no forum, tenho lido alguns sites sobre carnívoras, no qual existe uma informação dispersa mas que no fundo toda essa informação é idêntica. Uma vez que as plantas carnívoras, as dioneas mais em concreto, sempre me chamaram a atenção e curiosidade, estou mesmo a pensar em adquirir uma mas também não queria adquirir uma planta e deixa-la morrer por falta de informação e cuidado, venho então pedir a vossa ajuda, quais os cuidados dela e manutenção diaria? Quanto ao solo/mistura, qual o indicado? Já agora, existe algum site (ou mesmo algum utilizador do forum) onde posso comprar as plantas e respectivos solos? Gostei da espécie B-52, é facil de adquirir?

Obrigado por a ajuda!
Avatar do Utilizador
dreamfalcon
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:484
Registado:março 7, 2011, 9:18 pm
Localização:Lisboa
Contacto:

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por dreamfalcon » abril 27, 2016, 3:34 pm

Olá, bem vindo.
Para começar compra uma dionea das mais simples. A B-52 é fácil de adquirir em sites estrangeiros mais é mais cara.
O solo deve ser turfa loira sem nutrientes misturado com algo que deixe o solo respirar numa proporção de 3:1. O mais usual é a perlite, mas há quem use areia desde que bem lavada.
No exterior, muito sol e agua destilada. Devendo estar o vaso sempre num prato com água.
Associação Lusitana de Bonsai www.albonsai.pt
Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras http://www.appcarnivoras.org
pedroserrano
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:19
Registado:abril 27, 2016, 3:07 pm

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por pedroserrano » abril 27, 2016, 3:45 pm

Então quer dizer que em Portugal não consigo arranjar b52 e também não não as mais simples certo? Ok, existem algum site, canal de YouTube ou algo do género de confiança o de possa aprender mais um pouco a nível de cuidados etc? Obrigado pelas dicas
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por GUNNER » abril 27, 2016, 7:08 pm

B52 nao é uma especie, é uma das inumeras variantes da especie dionaea muscipula.

Eu tenho 2 dessas e talvez daqui a umas semanas tente fazer umas divisoes.

Mas, como o dream disse calhar para iniciante o melhor é começar pelas dm tipicas q sao mais baratas, assim se algo correr mal o estrago nao é tao grande.

Sugiro q vas passando pela secçao d vendas do forum q volta e meia ha pessoal a vender o q tem a mais por bons preços.

Bem-vindo.
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
pedroserrano
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:19
Registado:abril 27, 2016, 3:07 pm

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por pedroserrano » abril 28, 2016, 9:43 am

Então vou mesmo optar por as mais simples para iniciar! Vou tentar encontrar primeiramente em lojas e estufas físicas na zona do Algarve (apesar de não conhecer muitas, e duvidar que tenham carnívoras), e só depois se não encontrar opto por compra on-line! É fácil plantar a partir das sementes? Já agora vejo em muitos vídeos o uso de musgo sphagnum, qual a diferença para a turfa loira+Perlite? Qual dos dois é melhor para o desenvolvimento da planta? Mais uma vez obrigado pela ajuda
RuiPinto79
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:49
Registado:abril 24, 2011, 12:22 am

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por RuiPinto79 » abril 28, 2016, 2:10 pm

Olá Pedro.
Ao procurares em lojas físicas procura no Aki, Leroy Merlin e Minipreço (é por volta desta altura do ano em que elas começam a aparecer à venda).
Relativamente a sementeiras, o problema não é exactamente a dificuldade em obter plantas, mas sim o tempo que demora a obteres uma planta dita adulta a partir de uma sementeira. No caso das Dionaeas, mesmo em boas condições isso pode levar, é caso para levar uns bons anos.
O sphagnum maioritariamente não é usado como substituto da turfa+perlite, mas sim como um complemento. O uso deste à superfície do solo ajuda de várias formas como por exemplo, diminuir a evaporação de água pelo substrato, criar um ambiente mais húmido à planta, para além de ter um efeito antisséptico no que toca a fungos.
Boas aquisições ;)
pedroserrano
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:19
Registado:abril 27, 2016, 3:07 pm

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por pedroserrano » abril 28, 2016, 3:52 pm

Sim eu depois estive a ler, mas o melhor é usar musgo apenas ou a turfa? Em vídeos principalmente brasileiros eles utilizam apenas o musgo! Daí a minha questão! Ok encontrei várias espécies numa superfície de plantas perto da minha casa, o substrato não é o indicado, é normal/universal e acho o vaso pequeno, mas não sou a pessoa mais entendida, vou colocar uma foto e agradecia que me dessem umas dicas, se devo ou não alterar já o vaso ou espero mais que ela cresça (não sei se tem alturas do ano ou influência no tamanho da planta)! Obrigado
pedroserrano
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:19
Registado:abril 27, 2016, 3:07 pm

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por pedroserrano » abril 28, 2016, 4:01 pm

https://imgur.com/a/ApCqN fica aqui o link da imagem peço desculpa a qualidade da foto e até mesmo o upload mas estou a fazer tudo a partir do telemovel então não se torna tão prático!
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por GUNNER » abril 28, 2016, 9:11 pm

pedroserrano Escreveu:Então vou mesmo optar por as mais simples para iniciar! Vou tentar encontrar primeiramente em lojas e estufas físicas na zona do Algarve (apesar de não conhecer muitas, e duvidar que tenham carnívoras), e só depois se não encontrar opto por compra on-line! É fácil plantar a partir das sementes? Já agora vejo em muitos vídeos o uso de musgo sphagnum, qual a diferença para a turfa loira+Perlite? Qual dos dois é melhor para o desenvolvimento da planta? Mais uma vez obrigado pela ajuda
Eu tb estou no Algarve (Faro) :)

Por cá o local onde se arranjam mais plantas carnivoras é no Wingarden em Lagoa ... às vezes também há algumas no Gigagarden na Guia ... quando aparece alguma coisa no Leroy ou no Aki, normalmente é tudo muito "fraquinho".

Sementeira, depende das especies.

Esfagno depende das especies ... eu pessoalmente nunca precisei e tenho várias especies diferentes.
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
pedroserrano
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:19
Registado:abril 27, 2016, 3:07 pm

Re: Ajuda iniciante

Mensagem por pedroserrano » abril 28, 2016, 9:29 pm

Eu vivo nos Salgados perto da guia, comprei essas 3 plantas na gigagarden, tinham várias espécies, agora preciso de turfa e perlite e eles lá não têm :/ onde posso arranjar turfa e perlite na zona do Algarve? Será que há em lagoa? Ou só online? Já agora as plantas ainda são muito pequenas, posso já expo-las ao sol?
Responder