Ajuda (urgente) com troca de substrato.

Venus Fly-Trap
Responder
itsjuh
Novato
Mensagens:2
Registado:fevereiro 24, 2016, 3:52 pm
Ajuda (urgente) com troca de substrato.

Mensagem por itsjuh » fevereiro 24, 2016, 4:08 pm

Boa tarde!
Tenho uma Dionaea desde Julho do ano passado. Comprei-a no IKEA (que suponho não ser o local ideal para adquirir uma, mas foi meio que por acaso) e tenho mesmo muito amor por esta plantinha. A quem seja de interesse, apelidei-a de Xena, the Munchy Princess.

Ela tem crescido muito bem muitas cabeças e muito grandes, e eu faço o melhor que posso por isso (aparar folhar mortas, colocar num local com bastantes moscas, fornecer sempre bastante agua destilada..). A questão é que num vaso de 15cm de diâmetro vieram 4(!!) rosetas (eu trato as 4 rosetas como uma só Dionaea para facilitar a comunicação :lol: ), e estão obviamente encavalitadas. Ando desde Agosto para colocá-las num daqueles vasos rectangulares grandes (ou em 4 pequenos, fará diferença?) mas ainda não descobri ao certo a mistura e proporções que devo colocar, assim como a forma como as trocar (pego por onde??) e a altura do ano da troca.

Certo é que já vi imensos posts/blogs, mas cada um diz uma coisa diferente, e tenho imenso medo de as matar :cry:
Também não faço ideia onde comprar o(s) substrato(s) (sei que é necessário musgo, mas ir apanhá-lo ao mato está fora de questão).

Se houver algum step by step que me possam indicar (ou pelo menos responder-me brevemente a estas questões), agradecia imenso.
Também agradecia se me indicassem um local (Lisboa/Margem Sul) onde adquirir os materiais e/ou ajuda.

Mil obrigados.
Avatar do Utilizador
chad
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:276
Registado:junho 7, 2015, 6:36 pm

Re: Ajuda (urgente) com troca de substrato.

Mensagem por chad » fevereiro 24, 2016, 4:12 pm

Dá uma leitura pelo forum que encontras de certeza solução :D
começa por aqui e já resolves metade dos teus problemas eheh
viewtopic.php?f=33&t=6064
itsjuh
Novato
Mensagens:2
Registado:fevereiro 24, 2016, 3:52 pm

Re: Ajuda (urgente) com troca de substrato.

Mensagem por itsjuh » fevereiro 24, 2016, 4:14 pm

chad Escreveu:Dá uma leitura pelo forum que encontras de certeza solução :D
começa por aqui e já resolves metade dos teus problemas eheh
viewtopic.php?f=33&t=6064
Usei a função pesquisar mas aparentemente esse tópico escapou-me.
Mil obrigadas! :P
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: Ajuda (urgente) com troca de substrato.

Mensagem por GUNNER » fevereiro 24, 2016, 10:25 pm

Imagem

:mrgreen:

O modo para transplantar é igual ao que apresento aqui neste topico:

viewtopic.php?f=25&t=730&start=20

Solo = 50%turfa loira sem fertilizantes + 50%perlite (ou areia de silica)

O musgo não faz falta nenhuma .... muito menos o do meio do mato.

Para agarrar as plantas agarras pela base das folhas em conjunto, isto é pelo rizoma, mesmo que no fim fiquem sujas com solo não ha problema, borrifas com agua destilada para lavar.

Mais alguma duvida é so dizer :mrgreen:
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
Avatar do Utilizador
GUNNER
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens:1561
Registado:julho 16, 2012, 9:56 am

Re: Ajuda (urgente) com troca de substrato.

Mensagem por GUNNER » fevereiro 24, 2016, 10:27 pm

Aqui nesta pagina algumas imagens da separação e transplante da minha primeira dm:

viewtopic.php?f=25&t=730&start=50
@ cp_produtos - terça ago 07, 2012 5:18 pm o gunner gosta de picar a ver quanto tempo as pessoas demoram a manda-lo á merda
:lol:
Responder