Página 1 de 2

Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: abril 4, 2011, 9:22 pm
por Vartax
Boas vou deixar aqui a planta que me fez ganhar o gosto pelas dioneias pois embora seja a planta que todos conhecem como carnívora e normalmente teem como primeira planta sempre foi uma k pouco me interresou :P
Imagem

Aqui esta ela 6 dias depois de estar num substrato como deve ser e a apanhar sol o dia todo como elas gostam :) já da para ver a primeira armadilha de tamanho decente.
Imagem

Aqui 2 meses depois já se demonstra uma caçadora espectacular e esta pela primeira vez a ganhar a famosa cor rosada ou vermelha dentro das armadilhas.
Imagem

7 meses depois em Janeiro surpreendeu-me com uma dormência muito bonita :P rodeada de pequenas droseras spatulatas passou um inverno onde apenas secou 2 a 3 folhas onde o normal é a planta perder quase todas as folhas k tem. Da para ver na foto que as folhas novas que cresceram durante o inverno sao folhas mais pequenas e armadilhas menores.

Imagem

3 meses depois da ultima foto fica aqui uma foto para verem como era impossível eu não ter ficado fascinado com este pequena maravilha.

Imagem


Agora a parte importante :)
Eu cultivo a planta todo o ano na rua ao ar livre.
A mistura de solo que utilizo é 1:1:1, Turfa loira, Perlite, Areia de sílica ( Areia de filtros de piscinas)
Deixo sempre o prato de agua dela secar antes de encher de novo pois acredito que não gosta de estar sempre encharcada em agua.
No inicio alimentei-a com "bloodworms" duas vezes por mês pois estava muito fraquinha.

Espero que tenham gostado e que tb de para tirarem algumas duvidas ou me dêem dicas para melhorar o cultivo :)

Cumprimentos

Paulo Salvador

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: abril 4, 2011, 9:29 pm
por cp_produtos
Essa ultima foto toda em tons laranja está muito fixe :)

.

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: abril 4, 2011, 11:43 pm
por Rafael Félix
Gosto de ver! Já a vi ao vivo e está uma planta lindíssima, com a roseta super definida e uma cor fabulosa. Assim dá gosto de ver as plantas cultivadas ;)

PS: Acho de extrema importância o que ele disse quanto ao facto de cultivar o ano todo ao ar livre. Eu não o faço - por enquanto - por motivos de falta de espaço, mas acompanho o cultivo do Paulo maioritariamente ao ar livre e é de facto melhor que qualquer outro método! ;)

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: abril 5, 2011, 4:58 pm
por greenman
Está muito bonita. Mas o que lhe aumenta ainda a beleza são as droseras todas a crescer no mesmo vaso.
:-)
(nota-se que gosto de Droseras??)

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: abril 5, 2011, 11:22 pm
por CSofia
Muito bem! A minha teve uma evolução parecida mas ao contrário :lol: :(

Está mesmo fantástica, gostei de ver!

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: abril 6, 2011, 9:55 pm
por greenman
CarlaSofia Escreveu:Muito bem! A minha teve uma evolução parecida mas ao contrário :lol: :(

Está mesmo fantástica, gostei de ver!
Sabes o que pode ter acontecido, Carla??

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: abril 7, 2011, 12:23 am
por CSofia
greenman Escreveu:Sabes o que pode ter acontecido, Carla??
Tenho alguns palpites mas ao certo não sei...

Na mesma altura tive outras plantas que morreram por ataques das larvas de fungus gnat, mas uma dionea estava num vaso juntamente com uma Sarracenia que continua no mesmo solo e está óptima...

Agora todas as minhas plantas passaram um mau bocado nas férias ficaram fechadas 8 dias no escuro pois a fechadura encravou e o meu irmão não conseguiu entrar... Quando voltei estavam todas um bocado em mau estado mas a grande maioria recuperou...

Ainda se aguentaram uns tempos, entretanto começaram a entrar em dormência (ou julgava eu que era apenas a dormência) mas acabaram por ficar sem folhas nenhumas e rapidamente o rizoma apodreceu todo também... Fiquei sem 2 dioneas, uma capensis e uma aliciae...

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: junho 10, 2012, 9:37 pm
por Alex
Olá Paulo,

Eu também tenho as minhas Dionaea na rua, já as tenho há cerca de 2 meses, transplantei e estão com boa saúde, já desenvolveram dois caules florais, creio que vou deixar crescer este segundo.

No entanto e apesar de ainda faltarem alguns meses, tenho uma dúvida quanto ao clima português no que diz respeito à dormência. Principalmente na zona onde vivo que além de ser na Covilhã, ainda é a cerca de 800m de altitude na encosta da serra da estrela, ou seja, no inverno chego a ter temperaturas muito baixas, a rondar os -4ºC por vezes. Já li que elas aguentam temperaturas bastante baixas (apesar de haver probabilidade de as armadilhas e folhas gelarem e acabarem por secar) desde que o rizoma se mantenha integro. Como falaste no teu post sobre a dormência, pergunto-me se me poderias ajudar a esclarecer esta questão relativa à temperatura. Elas aguentam ou não?

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: junho 11, 2012, 3:58 pm
por Vartax
Na minha Zona não tenho temperaturas de -4ºc por isso não te posso dar certezas. Mas o que eu faria no teu caso era cobrir a planta com caruma por exemplo para estar na rua mas mais protegida. É o método dos americanos para protegerem as carnívoras de queimaduras de frio.

O verdadeiro problema é se o VASO congela ou menor o interior do vaso :P.

Re: Dioneia muscipula - Evolução ao longo de 8 meses

Enviado: junho 11, 2012, 8:12 pm
por Alex
Pois, estou a ver que não tenho a quem perguntar relativamente a portugal, só mesmo se o fizer numa de tentativa/erro. Seguramente que não há muita gente nesta zona que já tenha experimentado essas temperaturas. Mas de qualquer das formas ainda faltam uns meses e atá lá pode ser que consiga arranjar uma solução para isso ;)

Pois é uma possibilidade, de facto.. Se bem que eu tenho um conhecido que trabalha em vidro e pedi-lhe para me fazer um terrario/vaso de acordo com as indicações que lhe dei, quando puder, mostro algumas fotos. Dá para tapar, por isso acho que há possibilidade colmatar esse problema do frio, pelo menos no interior do terrario/vaso.