Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Venus Fly-Trap
Responder
mrkraft
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:10
Registado:agosto 21, 2014, 8:45 pm
Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por mrkraft » agosto 21, 2014, 8:58 pm

Boa noite,

Não sei o que se passa com a minha planta, contudo eu tinha-a numa estufa e hoje decidi tirá-la para fora.
Tenho reparado que ela não apanha bichos nenhuns, e o único alimento que tem é a água e o sol.
Costumo rega-la sempre que o prato está seco, normalmente de 2 em 2 dias, e deixa-la a fazer a fotossíntese.
Algumas folhas já secaram, e algumas das novas folhas estão a ficar amarelas nos lados.
Podem ajudar??
Obrigado
Imagem
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por werds » agosto 21, 2014, 9:08 pm

"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
FRX
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:615
Registado:setembro 16, 2011, 2:25 pm
Localização:Miratejo-Seixal

Re: Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por FRX » agosto 22, 2014, 5:49 pm

Boa tarde...se bem me parece essa planta ainda está no mesmo vaso desde que a compraste...quase de certeza num garden center,certo?
Normalmente o problema é que nos garden centers não sabem os cuidados especiais que as plantas carnivoras precisam para crescer saudaveis...
Cuidados esses são basicamente:o solo,agua,humidade e exposição solar...o solo necessita de ser turfa acida sem nutrientes,que normalmente quando estao á venda nesses sitios não o é.A agua,tem que ser destilada ou da chuva,ou seja,sem minerais,cloros,nutrientes...plantas carnivoras regadas com agua da torneira,normalmente,mais cedo ou mais tarde acabam por morrer devido ao excesso de nutrientes e quimicos que a agua da torneira contem. Humidade,a grande maioria das plantas carnivoras cresce naturalmente em zonas pantanosas,ou seja,com bastante humidade,as Dioneias podem e ate apreciam crescer ao ar livre no nosso clima,isto desde que tenham sempre o solo humido.Finalmente,o sol...em relação ás Dioneias,quanto mais melhor,só assim elas ganham aquela coloração vermelha que toda a gente gosta,mas tens que ter atenção para não fazer a mudança de horas ao sol muito brusca...ela como não esta habituada a apanhar muito sol,se a meteres já demasiadas horas ao sol vais queima-la,e muita atenção á agua...

Caso tenhas mais alguma duvida é só dizeres,se por acaso me esqueci de alguma coisa,alguem que acrescente :)
mrkraft
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:10
Registado:agosto 21, 2014, 8:45 pm

Re: Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por mrkraft » agosto 25, 2014, 2:56 pm

Antes de mais obrigado pela resposta de ambos.

Sim, é verdade que ainda está no mesmo vaso, pois tive um bocado de mudá-la sem perceber muito do assunto.
Relativamente à terra correta, posso encontrar essa mistura em algum local especifico, tipo Aki, Leroy Merlin, Continente?

Em relação à água, será possível que eu esteja a regar de mais a planta? Costumo colocar água destilada só no prato, normalmente de 2 em 2 dias, quando o prato está seco.
Sobre o sol, tenho lido por aqui que não faz mal ela apanhar muito sol, mas pelos vistos não deve ser bom passar umas 4 ou 5 horas com sol direto, é correto?

Obrigado
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por werds » agosto 25, 2014, 3:09 pm

É possível encontrares turfa loira sem fertilizantes e de ph ácido..convém é saberes o que estás a comprar , pois nem toda a turfa que se vende serve.. procura sacos com o nome de siro turfa 100, floratorf,hawita flor e compo gartentorf, estas são as mais fáceis de encontrares cá em Portugal , em relação a outros componentes para a mistura encontras quase sempre de certeza areia de sílica, que é utilizada para filtros de piscina em lojas como o aki,agriloja,izi,leroy.. , são sacos normalmente de 25kg por isso não te assustes, perlite também se consegue de vez em quando.

Deixo-te aqui já agora uma tabela com valores de várias turfa, muito útil para quem quer saber os parâmetros que deve encontrar..
Imagemtabela_valoresTurfa

Nesta altura do verão convém teres sempre água no prato..
Em relação ao sol, dionaeas gostam de muito sol , por isso podem e devem estar 4 ou mais horas a sol directo com a devida ambientação.. ou seja no caso da tua que está um pouco verde , deves por exemplo hoje pôr 1 hora a sol directo, amanhã já metes mais um tempo e assim sucessivamente.
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
mrkraft
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:10
Registado:agosto 21, 2014, 8:45 pm

Re: Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por mrkraft » agosto 25, 2014, 3:17 pm

werds Escreveu:É possível encontrares turfa loira sem fertilizantes e de ph ácido..convém é saberes o que estás a comprar , pois nem toda a turfa que se vende serve.. procura sacos com o nome de siro turfa 100, floratorf,hawita flor e compo gartentorf, estas são as mais fáceis de encontrares cá em Portugal , em relação a outros componentes para a mistura encontras quase sempre de certeza areia de sílica, que é utilizada para filtros de piscina em lojas como o aki,agriloja,izi,leroy.. , são sacos normalmente de 25kg por isso não te assustes, perlite também se consegue de vez em quando.

Deixo-te aqui já agora uma tabela com valores de várias turfa, muito útil para quem quer saber os parâmetros que deve encontrar..
Imagemtabela_valoresTurfa

Nesta altura do verão convém teres sempre água no prato..
Em relação ao sol, dionaeas gostam de muito sol , por isso podem e devem estar 4 ou mais horas a sol directo com a devida ambientação.. ou seja no caso da tua que está um pouco verde , deves por exemplo hoje pôr 1 hora a sol directo, amanhã já metes mais um tempo e assim sucessivamente.
Obrigado pelo esclarecimento, contudo só mais uma questão: há alguém aqui no fórum que me possa dispensar/vender um pouco dessa turfa?
É um saco de 25kg ou nem que sejam 5 ou 10kg é muito exagerado, tendo em conta a minúscula planta.
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por werds » agosto 25, 2014, 3:30 pm

Bem... eu posso me disponibilizar a vender-te , se quiseres para te ser mais fácil vendo-te já a mistura feita(turfa+areia)..só queres para esse vaso?
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
mrkraft
Membro Casual
Membro Casual
Mensagens:10
Registado:agosto 21, 2014, 8:45 pm

Re: Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por mrkraft » agosto 25, 2014, 4:12 pm

Sim, é apenas para este vaso/planta. Se calhar sempre vou mudar de vaso, para um pouco maior.
Como poderemos combinar?

Obrigado
Avatar do Utilizador
werds
Sócio APPC
Sócio APPC
Mensagens:2587
Registado:janeiro 3, 2012, 8:12 pm
Localização:Évora/Coimbra

Re: Antes que seja tarde de mais, preciso de ajuda!

Mensagem por werds » agosto 25, 2014, 6:19 pm

ja te mando uma mensagem privada assim que puder
"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio.
É uma série de erros...
De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"

Lista de cultivo:
viewtopic.php?f=25&t=959&p=6186#p6186
Responder